Como usar a tecnologia para aprender inglês mais rápido

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada daqueles que desejam aprender inglês mais rápido? Nós mostraremos como.

  • 25/10/2019
  • Por: BSL Idiomas

A tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Na verdade, é difícil imaginar como seria um dia sem utilizá-la. Se você está lendo esse texto, por exemplo, provavelmente tem acesso a internet, seja na sua casa ou em algum lugar que te possibilitou entrar no blog. Mas você sabia que a tecnologia também pode ser uma ajuda extra para aprender inglês mais rápido?

Os constantes avanços tecnológicos têm aproximado países e culturas ao redor do globo. Isso faz com que as distâncias diminuam. Assim, sabendo que existem tantas línguas diferentes ao redor do mundo, nada mais natural do que eleger uma para ser considerada a língua universal.

Você sabe de que língua estamos falando, né? A língua inglesa, passou a fazer parte do nosso dia-a-dia, seja naquele filme que passará na TV, naquela série na Netflix ou naquela música que algum cantor internacional acabou de lançar e não para de tocar nas rádios.

O inglês é também a língua dos negócios e, como você deve imaginar, a língua principal utilizada no mundo tecnológico. Dessa forma, basta olhar para seu celular ou computador para ver como algumas palavras estarão em inglês. Algumas foram até mesmo incorporadas no nosso vocabulário, como desktop, software, smartphone, entre outras.

Mas como usar a tecnologia para aprender inglês mais rápido?

 

É possível utilizar a tecnologia como nossa grande aliada para aprender inglês mais rápido. Desde métodos mais simples, como mudar a língua padrão do seu celular para inglês, até ver vídeos no YouTube dedicados ao idioma, são algumas das opções. 

Abaixo daremos algumas dicas de como utilizá-la como um reforço extra para aprimorar seus conhecimentos e elevar o seu nível de inglês mais rápido.

 

Aplicativos

 

Sob esse título aparentemente genérico se esconde uma verdade: a loja de aplicativos do seu celular ou computador é uma verdadeira mina de ouro! Basta usá-la com sabedoria.

Uma rápida busca irá te apresentar uma imensidão de aplicativos dedicados ao ensino de idiomas. Um exemplo é o Duolingo, um dos mais famosos apps que, além de tudo, oferece um teste para que você possa começar no nível mais indicado para seu conhecimento.

Mas não são somente os aplicativos de ensino que irão te ajudar a aprender inglês mais rápido. Jogos e aplicativos de vídeo também podem ser uma excelente forma de treinar suas habilidades na língua.

Na hora de baixar um jogo, configure para que a língua padrão seja o inglês. A grande maioria dos jogos contam pequenas histórias que servem de contexto e, para ter sucesso em sua jornada, você terá que ler e entender o que está escrito. Às vezes, até mesmo ouvir pode te ajudar, já que alguns jogos contam também com narração.

Aplicativos como o YouTube e o Ted Talks disponibilizam uma infinidade de vídeos sobre os mais variados temas. Assim, faça uma busca por vídeos de youtubers gringos ou por palestras em inglês no Ted e aproveite para ampliar seu vocabulário nas suas áreas de interesse.

A Netflix, plataforma de filmes e seriados, também é uma excelente forma de ter mais contato com a língua inglesa. Dessa forma, você aprende tanto ouvindo o que os personagens falam quanto lendo as legendas.

 

Realidade aumentada

 

Se você franziu a testa, siga conosco que iremos explicar. Já ouviu falar em realidade aumentada? Essa é uma tecnologia que possibilita a interação do usuário com um ambiente tridimensional através de imagens projetadas.

O melhor exemplo que podemos dar é o jogo que se tornou febre mundial, o Pokémon Go. Através da realidade aumentada, se tornou possível caçar pokémons nas ruas da cidade.

Cada vez mais escolas têm implementado a realidade aumentada em sala de aula, a fim de criar um método de aprendizado mais dinâmico e interativo. Dessa forma, essa é a verdadeira definição de aprender enquanto se diverte. Através da realidade aumentada, o aluno pode explorar uma infinidade de conhecimentos de forma mais prática e prazerosa, enquanto aprende sobre o mundo.

Há também aplicativos que unem a realidade aumentada ao ensino, que estão disponíveis nas lojas de aplicativos dos celulares. Ao entrar em contato com imagens que fogem do padrão bidimensional dos livros e slides de sala de aula, os alunos compreendem e fixam melhor o conteúdo.

A realidade aumentada é um excelente método para aprender inglês mais rápido e de forma dinâmica. Então quem disse que aprender precisa ser chato?

 

Realidade virtual

 

É importante fazer uma distinção entre a realidade aumentada e a realidade virtual. A realidade virtual é um tipo de tecnologia que permite a imersão completa em um ambiente simulado.

 

Sabe aqueles óculos de realidade virtual que estão fazendo cada vez mais sucesso? É deles que estamos falando. Por meio desse instrumento e do uso de fones de ouvido, é possível reproduzir efeitos visuais, sonoros e, às vezes, até mesmo táteis.

Imagine que seu professor resolveu passar um vídeo na sala de aula explicando um conceito gramatical. Agora imagine que, em vez do vídeo, você esteja usando um óculos de realidade virtual e as palavras flutuem à sua volta. Parece muito mais divertido, não?

Com a realidade virtual é possível ir a qualquer lugar do mundo sem, na verdade, sair de casa. Agora imagine isso aplicado ao ensino de inglês! Com certeza é uma forma de aprender inglês mais rápido.

Muitas escolas também têm procurado adaptar o conceito de realidade virtual para o ensino de idiomas. Assim, em uma única aula, é possível ir para Nova Iorque e Londres sem, na verdade, sair do Brasil. Isso proporciona diferentes experiências de aprendizagem e vivências culturais.

 

Podcasts

 

Você já ouviu falar de podcasts? Eles são registros feitos em áudio ou vídeo que podem ser escutados em nosso celular ou computador. Podem ser de curta ou de longa duração. Eles são uma ótima forma de melhorar o inglês mais rápido.

Existem podcasts específicos para quem deseja aprender inglês. Neles, se apresentam discussões acerca da língua, explicações gramaticais diversas e exemplos de uso de frases do cotidiano e de diferentes sotaques.

É uma ótima maneira de treinar a habilidade de escutar e entender em inglês. Dessa forma, por ser uma forma portátil de ouvir áudios produzidos na língua a todo instante, torna-se muito dinâmico, podendo ser ouvido no transporte público, no engarrafamento, enquanto cuidamos da casa, no intervalo do trabalho ou das aulas, etc.

Podcastas que não sejam sobre gramática

Mas se você não quer ouvir falar de gramática e conceitos linguísticos, também é possível aprender inglês mais rápido com podcasts que tratem de outros temas.

Basta procurar um podcast sobre seu tema preferido, seja ele moda, tecnologia, notícias do mundo, entre outros, e verificar qual o nível de inglês falado. Se achar que está muito difícil de entender, talvez seja interessante procurar outro podcast mais adequado para o seu nível de conhecimento.

Desse modo, além de estar em contato constante com palavras da sua área de interesse, você também tornará ouvir a língua inglesa um hábito. Acostumar o ouvido a entender um idioma é uma importante parte do aprendizado de uma língua nova.

Assim, um podcast será um excelente auxílio se você deseja aprender inglês mais rápido e aumentar seu vocabulário e nível de compreensão.

Se você não tem problema de ouvir alguém falar durante horas, pode optar por podcasts mais longos. Caso contrário, procure outros mais curtos. Existem diversas plataformas que disponibilizam podcasts nas lojas de aplicativos dos celulares. Uma rápida pesquisa te apresentará diversas opções.

 

O ideal é estar em contato constante

 

Atualmente, aprender inglês se tornou uma necessidade. Mas adquirir conhecimento de uma língua vai muito além de sentar na sala de aula e ouvir o professor falar. Estudos comprovam que estar em contato constante com a língua é a melhor forma de aprender.

É por esse motivo que tantas pessoas fazem intercâmbios. A intenção é de literalmente mergulhar na língua e na cultura como forma de aprender inglês mais rápido. No entanto, a tecnologia tem tornado cada vez mais fácil realizar esse mergulho sem sair de nossos países.

Através de aplicativos, podcasts, plataformas de vídeos e filmes e da utilização de realidade virtual e aumentada, cada vez mais alunos tem demonstrado a facilidade de aumentar o nível da língua, garantindo que essas são excelentes formas de aprender inglês mais rápido.

Teste cada uma das opções dadas acima e verifique aquela que mais te agrada, e não pare por aí. Plataformas de música, conversas por vídeo e redes sociais surgiram para, além de diminuir fronteiras, demonstrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Quer facilitar ainda mais o seu aprendizado? Preparamos outro texto com dicas de séries da Netflix para aprender inglês. Confira AQUI. E que tal aprimorar o seu aprendizado de verdade? A BSL EAD está pronta para te ajudar. Clique AQUI e saiba mais. 

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 08/11/2019
Os melhores jogos online para aprender inglês

Confira nossas listas de melhores jogos online para aprender inglês e treine o idioma enquanto se diverte!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 01/11/2019
8 Youtubers gringos para você aprender inglês

Quem disse que aprender inglês não pode ser divertido? Separamos 8 youtubers gringos para te ajudar a aprimorar seus conhecimentos do idioma!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 25/10/2019
Como usar a tecnologia para aprender inglês mais rápido

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada daqueles que desejam aprender inglês mais rápido? Nós mostraremos como.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 18/10/2019
O fator que está te impedindo de ter novas oportunidades de crescer na carreira

Murillo Leal, jornalista e Top Voice Linkedin, faz uma reflexão sobre como aproveitar melhor as novas oportunidades e crescer na carreira. Confira!

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 18/10/2019
7 países que possuem o inglês como língua oficial

Conheça 7 lugares que tem como língua oficial o inglês e amplie seus horizontes culturais!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 11/10/2019
Como abandonar a legenda de filmes e séries

Abandonar a legenda de filmes e séries é o objetivo de muitos alunos de inglês. Se esse é seu caso, venha descobrir como fazer isso!