Descubra as 7 melhores séries do Netflix para praticar Inglês!

Confira quais são as melhores produções para se divertir e afiar sua prática no idioma, além de algumas dicas de estudo na hora de assistir!

  • 12/07/2019
  • Por: BSL Idiomas

O aprendizado e a prática de um idioma são atividades muito flexíveis! Elas podem, portanto, se encaixar perfeitamente no seu dia a dia. Além de cursos em sala de aula, em ambiente online e do estudo regular com livros e apostilas, há também outras maneiras mais leves de se aprender. Elas conciliam os exercícios e momentos de lazer e diversão. Uma dessas maneiras, por exemplo, é aprender Inglês com séries de TV. Trata-se de um método fácil, prazeroso e eficiente. E que você pode tentar em casa, seja sozinho ou com a família e amigos.

O consumo de séries produzidas por países como EUA e Inglaterra é uma tendência que cresce no Brasil nas últimas décadas. Especialmente com a entrada em cena do Netflix, serviço de streaming presente em mais de 190 países. Assim, a assinatura relativamente barata facilitou o acesso a esse tipo de conteúdo e ampliou a oferta para o público em geral. Além de produções dos canais tradicionais de televisão, há também uma porção de séries originais (e aclamadas) da própria Netflix.

A plataforma conta com um vasto cardápio de produções em língua inglesa. Especialistas estimam que o número total de itens do acervo ultrapassa a marca de 1 milhão. Portanto, para que você não precise pesquisar um por um, neste artigo nossa intenção é indicar as melhores séries do Netflix. E também explorar algumas dicas para assisti-las enquanto se estuda Inglês, seja você ainda iniciante, intermediário ou de nível avançado.

 

Como aprender inglês com séries

Antes de listarmos algumas das melhores séries da Netflix para aprender Inglês, é bom termos em mente algumas dicas para otimizar o estudo durante os episódios. Os aspectos linguísticos mais praticados nesse método são o listening, o enriquecimento de vocabulário e a leitura de legendas em Inglês.

É preciso respeitar o seu nível no idioma e seu ritmo de aprendizado. Não adianta sair assistindo qualquer série pela a primeira vez e sem auxílio de legendas, pois, se você ainda não é plenamente fluente, corre-se o risco de apenas ouvir e não entender nada do que está sendo dito na tela. Para evitar que isso aconteça, atente nas seguintes dicas:

Primeiro conheça a série

Primeiramente, comece com uma série que você gosta ou já tenha assistido. Se você quer começar a assistir uma nova série, assista-a primeiro em Português (de preferência com legendas, e não dublado, para já ir treinando o ouvido) de modo a conhecer a história e as situações vividas pelas personagens. Ao conhecer de antemão os acontecimentos, você terá mais condições para atribuir significado às palavras e se concentrar no que está sendo dito e o modo como está sendo dito, ao invés do que está acontecendo.

 

Assista com legendas em Inglês

Agora que você já conhece o contexto da série e entendeu do que se trata, comece a progredir. Assista novamente aos episódios, dessa vez com as legendas em Inglês. Esteja atento para associar cada uma das palavras faladas às respectivas palavras escritas, observar como a frases são estruturadas e o vocabulário utilizado. Todavia, caso se depare com termos desconhecidos, anote-os num bloco de papel e depois procure seus significados. O que importa aqui é continuar assistindo e conseguir entender o contexto da história de modo geral, sem se preocupar com detalhes.

Parta para os desafios

Continue praticando. Se preciso reserve com disciplina determinadas horas do dia para assistir séries e treinar inglês simultaneamente. Faça isso até o momento em quem se sentir seguro para desativar as legendas. Agora que você está habituado ao contexto e às palavras, perceberá como fica mais fácil de ouvir e compreender os diálogos naturalmente. Isso porque o conteúdo foi sendo assimilado aos poucos, de modo transitório do Português para o Inglês. Com a prática, você poderá tentar assistir séries pela primeira vez já em Inglês. E, com o tempo, verificar seus avanços na audição e vocabulário.

 

Como escolher

Falando objetivamente, qualquer série de língua inglesa está mais do que adequada para auxiliar no estudo do idioma. Isso varia de acordo com o gosto de cada pessoa, basta que você dedique sua atenção aos diálogos, à pronúncia, aos sotaques e às expressões, geralmente faladas de modo coloquial, ou seja, o bom e velho Inglês falado.

Neste artigo, entretanto, nosso objetivo é apresentar uma lista de séries catalogadas no Netflix que contemple todos os níveis de aprendizado e que também atenda a diversas preferências no que diz respeito a temas e gêneros. A ideia é que você possa escolher estudar Inglês por meio de conteúdos que despertem seu interesse e estejam alinhados às suas necessidades, afim de tornar a prática mais divertida e produtiva.

Desse modo, as melhores séries do Netflix para treinar o Inglês são aquelas que mais combinam com seu nível, seu ritmo e suas predileções. Lembre disso. Agora, vamos lá!

 

As melhores séries do Netflix para treinar o Inglês

 

1. Breaking Bad

A primeira da lista é a aclamada série sobre um professor de química do ensino médio, frustrado com sua vida profissional, que abraça uma vida de crimes ao descobrir que está com os dias contados por causa de um câncer no pulmão. Primeiramente seu objetivo é acumular patrimônio com a produção de metanfetamina e deixá-lo de herança à sua família, mas o protagonista Walter White mergulha cada vez mais fundo no violento universo das drogas junto com seu parceiro, Jesse Pinkman, um ex-aluno. Considerada uma das melhores séries de todos os tempos, Breaking Bad é detentora da maior pontuação (9,5) do IMDB, um dos sites mais relevantes sobre produção cinematográfica e televisiva da internet.

É uma narrativa de alta tensão física e psicológica, mas boa parte das cenas transcorre em ambientes cotidianos. Sem cenas de ação extravagantes, os pontos altos são os diálogos e as interpretações dos atores e atoras, sendo uma ótima oportunidade para estudantes de Inglês acompanhar conversas sobre questões familiares e problemas típicos da sociedade atual. Há também presença forte de gírias e discursos coloquiais, o que pode chamar atenção dos espectadores mais jovens.

 

2. Sherlock

Sherlock é uma produção da BBC. Ela conta as histórias do famoso detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle no final do século XIX. Os eventos da série, no entanto, ocorrem nos dias atuais. Ela se situa no coração de uma Londres de carros motorizados, alta tecnologia e conspirações mirabolantes. A produção lançou o ator Benedict Cumberbatch ao estrelato. Traz o que há de melhor em narrativa policial, repleta de suspense, surpresas e reviravoltas.

É falada em Inglês britânico, portanto uma ótima oportunidade para explorar o sotaque e as raízes do idioma. No entanto, Sherlock Holmes não só raciocina como também expõe suas ideias de modo muuuuito rápido. O que deve dificultar para iniciantes ouvi-lo e compreendê-lo com clareza. Por outro lado, é um ótimo desafio para intermediários e mesmo para quem é já é fluente em inglês.

 

3. Friends

É a clássica sitcom das décadas de 1990 e 2000. Acompanha as hilariantes vidas afetivas e profissionais de seis amigos residentes em New York, acostumados a se encontrarem sempre num mesmo café no centro da grande metrópole. Em resumo, apresenta com leveza e bom humor questões corriqueiras de jovens. De idade entre 20 e 30 anos, eles estão buscando se encontrar no mercado de trabalho e no amor.

É com muita frequência a primeira opção de teachers na hora de botarem seus alunos para assistir algum programa em Inglês. O tempo colabora: cada episódio é de curta duração. São cerca de 20 e poucos minutos cada. Isso favorece quem está com a agenda apertada para praticar Inglês com série de televisão. Além disso, os diálogos são fáceis de acompanhar e proporcionam bons momentos de descontração.

 

4. Stranger Things

Série original da Netflix, que combina ficção científica e terror, agora em sua terceira temporada, que vem fazendo muito barulho nas mídias e redes sociais. Tudo começa quando um garoto desaparece misteriosamente e a cidade fictícia de Hawkins se mobiliza para encontrá-lo. Aos poucos as personagens descobrem que o sumiço do menino envolve forças desconhecidas, um universo paralelo e outros elementos sobrenaturais.

O interessante de Stranger Things é sua ambientação nostálgica. Situada em meados dos anos 80, possui forte influência das obras de Stephen King e de filmes de horror marcantes da época. Embora a série tenha uma estrutura narrativa bastante sofisticada, algo que exige atenção por parte do espectador, seus diálogos são simples e nada complexos. Boa parte do elenco principal é composto de crianças. Isso ajuda o estudante de inglês a entrar em contato a pronuncia mais juvenil e despretensiosa do idioma.

 

5. House of Cards

Política não é um assunto fácil de entender. Todavia, House of Cards nos apresenta sua face mais crua, truculenta e fascinante. O congressista Francis Underwood é inesperadamente rejeitado para ocupar um posto no alto escalão do governo que ele mesmo ajudou a eleger. Após isso, ele inicia um trabalho nas sombras de Washington. Trata-se de uma campanha para ascender individualmente e se vingar do presidente que tolheu suas expectativas. Para além da política, a série retrata com muita sinceridade os percalços, os custos e os prazeres (profissionais e pessoais) de batalhar pelo poder numa democracia cujo subterrâneo está cheia de intrigas e desejos conflitantes.

 

 

Dessa forma, House of Cards é uma série basicamente composta por diálogos. E também por temas sobre a “política real” nas democracias modernas. Os estudantes de Inglês que nutrem interesse por questões sociais, políticas e econômicas encontrarão aqui uma ótima oportunidade para aprender os termos e expressões utilizadas no maior sistema democrático do mundo. Por isso esteja preparado para encarar um pouco de vocabulário técnico. Ademais, o protagonista Underwood com frequência quebra a “quarta parede” e fala diretamente com o telespectador. Em tons que variam do sombrio ao irônico, e sempre revelando o funcionamento verdadeiro, às vezes violento, do mundo político.

 

6. The Crown

Drama biográfico original do Netflix (o mais caro até então produzido pela plataforma de streaming). Conta a história do reinado da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, até os dias atuais. A série recebeu muitas críticas positivas devido ao seu rigor técnico e à precisão com que trabalhou os fatos históricos. Além disso a atriz Claire Foy encarna com maestria a personagem principal. Que, no caso, se encontra dividida entre realizar os sonhos e desejos de uma pessoa comum ou abraçar a Coroa e sua vida de sacrifícios e responsabilidades.

Dessa forma, aqui mais uma vez o que se destaca é o Inglês britânico. O que é ótimo para praticar a audição e a pronúncia do idioma em sua raiz. A série também apresenta um dos períodos mais importantes da Inglaterra contemporânea. É uma chance para o estudante entrar em contato com um material fiel sobre a história do país que deu origem a um dos idiomas mais falados do mundo.

 

7. Lost

Por fim, Lost foi uma série que marcou época e inaugurou uma nova fase na teledramaturgia mundial. A história dos sobreviventes de um acidente aéreo que caem em uma ilha misteriosa, com ursos polares, estações obscuras de pesquisa científica e um elusivo monstro de fumaça. Tudo isso levou muitos fãs a elaborarem suas próprias teorias sobre a narrativa. E claro, discuti-las com ardor em fóruns pela internet afora. Foi também responsável por popularizar a técnica narrativa do flashback na televisão.

O aspecto relevante da série para o estudo do Inglês é sua estrutura. Cada episódio dedica-se a explorar com mais profundidade a história regressa de cada um dos personagens principais. E eles são bem diferentes entre si. Assim, além de acompanhar a trama central, o espectador tem a oportunidade de a cada novo episódio ser transportado para contextos, situações e locais diferentes dos anteriormente apresentados. Essas alterações proporcionam mudanças também nas realidades linguísticas, nos sotaques e nos vocabulários utilizados.

Que tal começar a maratonar no próximo fim de semana?! Aproveite e teste seu inglês para saber como você está! Clique AQUI.

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/07/2019
Descubra como aprender Inglês de forma rápida e fácil!

Será que você consegue praticar inglês sozinho? Confira aqui algumas dicas para aprender Inglês de modo rápido e fácil e fique fluente no idioma!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 12/07/2019
Descubra as 7 melhores séries do Netflix para praticar Inglês!

Confira quais são as melhores produções para se divertir e afiar sua prática no idioma, além de algumas dicas de estudo na hora de assistir!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/07/2019
7 habilidades que te farão crescer na profissão em 2019

Para crescer na profissão é preciso mais que competência técnica. Confira quais habilidades comportamentais e emocionais podem alavancar sua carreira em 2019!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 01/07/2019
O check-list para a primeira viagem internacional a trabalho

Veja um check-list completo com todas os detalhes que não podem faltar na sua primeira viagem internacional de trabalho. Confira!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 21/06/2019
Conheça 7 práticas sustentáveis para implementar na sua empresa!

Conheça algumas práticas sustentáveis inspiradoras de empresas estrangeiras que podem ser adaptadas para a sua realidade!

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/06/2019
Holanda: um dos melhores países para idosos!

Leia o nosso artigo e entenda porque a Holanda é um dos melhores países para idosos.