Como melhorar sua conversação em inglês?

A conversação em inglês é o objetivo da maioria dos alunos do idioma. Mas como destravar esse aspecto? Vem com a gente.

  • 04/08/2021
  • Por: MD2B Agência

Conversação em inglês é, normalmente, o que define a vontade das pessoas pela busca de aulas do idioma. É que, para muitos, ser fluente significa ter uma conversação perfeita. O que não deixa de ser verdade.

Dessa maneira, melhorar a conversação em inglês é o maior objetivo. Não é uma tarefa impossível. Mas, para isso, é necessário estudo e prática.

Assim, para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas. Vamos lá?

 

Dica 1: não tenha vergonha

No aprendizado de qualquer idioma, é necessário praticar sem ter vergonha. Dessa forma, para melhorar a sua conversação em inglês, é preciso seguir o mesmo passo.

Perder a vergonha significa conversar! Ou seja: não ter medo de errar. Até porque, errar durante um processo de aprendizado é normal, certo?

 

Dica 2: foque também na audição

A conversação em inglês tem duas etapas: a fala e a audição. Dessa maneira, é necessário não só conversar, mas também ouvir e entender.

A audição ajuda a conseguir mais vocabulário, fazendo com que nossa prática de conversar se aprimore. Portanto, além de buscar pessoas para praticar a fala, busque filmes, músicas, podcasts, entre tantos outros estilos para ouvir palavras em inglês. E claro: tente entender tudo o que é falado.

Além disso, o Youtube também é uma ótima ferramenta para isso. Existem diversos canais para colocar sua conversação em inglês em prática. Já fizemos um artigo aqui no blog sobre isso.

 

Dica 3: conversação em inglês no dia a dia

Não adianta treinar apenas nas aulas de inglês. A conversação deve ser praticada no dia a dia. Seja falando palavras novas, seja treinando com amigos.

Isso é porque para conseguir alcançar a conversação em inglês perfeita, é necessário praticar, praticar e praticar. Caso contrário, o costume se perde. Aliás, é por isso que o inglês fluente chega mais rápido quando moramos fora. (O que não significa que não seja possível aprender no Brasil).

Dica extra:

Altere o idioma do seu celular para praticar tudo isso no dia a dia! Garanto que logo logo você vai decorar tudo isso em inglês.

 

Dica 4: tente traduzir seu dia

Olha que dica legal: para conseguir praticar sua conversação em inglês, tente explicar como foi seu dia. “Mas como assim? Para quem eu vou falar isso”. Essa é a parte mais legal: você pode fazer essa atividade sozinho.

É claro que, se tiver alguém para praticar, ótimo. Porém, se não tiver, tudo bem também.

Por exemplo: no final do dia, fale em voz alta tudo o que você fez e tente fazer isso em inglês. Isso vai te ajudar a praticar e se lembrar das palavras. O ideal aqui é falar alto para se ouvir pronunciando. É por isso mesmo que ter alguém ou não para essa conversação não faz muita diferença.

Talvez o seu vizinho te ache meio doido. Mas no fim das contas você vai até ajudar ele a aprender inglês.

 

Dica 5: no início, não foque em falar corretamente durante a conversação em inglês

Eu sei que todo mundo quer falar certinho. Porém, inicialmente, o ideal é se comunicar. Depois você ajusta a correção das palavras.

Desse jeito, você vai saber como fazer a conversação em inglês.

Aliás, se preocupar o tempo todo com regras gramaticais pode te atrapalhar mais na construção de uma frase. É que o nervosismo ganha mais espaço do que a conversa.

 

Dica 6: busque treinar com nativos

Essa é uma dica só para quem tem contato com pessoas que moram em outros países. Dessa maneira, o ideal é treinar com pessoas nativas.

Eles podem ajudar muito, entendendo (ou não) o que tentamos dizer. Isso nos força a organizar melhor nossa conversação e aprimorar nosso vocabulário. Além disso, nossa audição também vai ser testada, o que já dissemos que é fundamental.

 

Dica 7: Ler em voz alta

Lembra que eu já disse aqui nesse texto, algumas vezes, sobre falar em voz alta? Isso é fundamental para decorar determinadas construções. Te ajuda a aprimorar a leitura, a audição e, claro, a conversação em inglês.

Busque livros, notícias, conversas… tudo o que você puder ler em alto e bom som pode te ajudar.

 

Dica 8: não fique com dúvidas

Se você tiver alguma dúvida, não entender alguma palavra, pergunte ao seu professor de inglês. Não carregue as dúvidas com você. Dessa forma, as respostas ficam gravadas no seu cérebro de maneira mais contundente, te ajudando a aprender mais rápido.

Dica extra de conversação em inglês:

Tenha um hábito de estudar fora dos horários de aula e marcar suas dúvidas. Isso te ajuda a memorizar questões importantes.

 

Dica 9: busque escolas que te ajudem com conversação em inglês

Existem algumas escolas que são mais focadas em conversação em inglês. Assim, busque por elas.

Se o seu objetivo é falar mais rápido, o ideal é seguir esse conselho em primeiro lugar. Dessa maneira, você terá o apoio necessário e o plano de estudos correto.

Aliás, a BSL Idiomas é uma escola que oferece um curso focado em conversação e aprendizado para brasileiros. Sua metodologia é dividida em 4 fases:

Book 1:

Onde você inicia sua caminhada rumo à fluência! Aqui, você aprende de forma divertida e eficaz a se comunicar em situações do dia a dia.

Book 2:

Aqui, você amplia sua habilidade de se comunicar em inglês. Ficará apto para interagir mais confortavelmente em diversos tipos de situações. Além disso, aprenderá a se expressar nos assuntos corriqueiros da vida real.

Book 3:

Nesse momento, você se tornará fluente em inglês. Poderá se expressar confortavelmente sobre tópicos familiares ou de interesse pessoal.

Book 4:

Nessa fase, você atingirá um nível de proficiência em sua fala, audição, leitura e escrita. Além disso, poderá ser bem sucedido em exames internacionais de proficiência, tais como TOEIC, TOEFL e outros.

Imagem que faz propaganda sobre o curso de inglês. Clicando nela, você vai direto para a página de matrícula

Incrível, né? A BSL Idiomas pode te ajudar com todas essas dicas e muito mais. Venha conhecer nossa escola! Esperamos você.

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 15/09/2021
Efeito Underdog: o que é isso?

Efeito Underdog, em português, é conhecido como “Efeito Azarão”. Quer entender mais sobre isso? Nós falamos sobre isso no artigo de hoje.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 01/09/2021
Expressões em inglês: 6 para usar no dia a dia

No português, temos diversas expressões que só nós entendemos. No inglês é a mesma coisa. Aprenda expressões em inglês para o seu dia a dia.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 26/08/2021
Como se destravar seu inglês?

Destravar seu inglês não é simples. É preciso de foco e disciplina. Mas como se destravar para conseguir colocar isso em prática?

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 18/08/2021
Present perfect: como usar de forma correta

O present perfect é um dos tempos verbais mais importantes, mas as pessoas têm muita dúvida. Quer entender melhor? Leia o artigo.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 04/08/2021
Como melhorar sua conversação em inglês?

A conversação em inglês é o objetivo da maioria dos alunos do idioma. Mas como destravar esse aspecto? Vem com a gente.

Intercâmbios e Viagens
  • Por: MD2B Agência
  • 28/07/2021
É possível ser fluente sem morar no exterior?

A fluência é possível ser alcançada mesmo morando no Brasil. A dica é estudar bastante e ter foco. Vamos entender mais sobre o assunto.