Profissões do futuro: conheça 10 dela

Novas tecnologias e outras formas de comunicação. As profissões do futuro mais promissoras continuam aparecendo. Conheça 10 delas e se prepare para o mercado.

  • 20/11/2020
  • Por: MD2B Agência
Imagem de uma mulher negra que descreve o texto sobre as profissões do futuro.

Hoje, fala-se muito sobre as profissões do futuro. Aliás, não é para menos. O mundo mudou e segue mudando a cada dia. Novas tecnologias surgem e outras formas de comunicação aparecem. Tudo isso muito rápido. Assim, algumas das profissões do futuro também mudam.

Separamos as 10 profissões do futuro, para te ajudar a conhecer melhor sobre o mercado. Continue lendo para conhecer cada uma delas.

 

Quais são as profissões do futuro mais promissoras?

 

Que a influência das mudanças tecnológicas tem sido enorme no mercado de trabalho é evidente. De acordo com um estudo do ManpowerGroup, cerca de 45% de trabalhos realizados por humanos serão automatizados.

Mas como isso se dá, de fato, quando o assunto são as novas profissões? Vamos ver a seguir.

 

 

1. Gestor de Resíduos

Quanto mais invenções, mais indústrias. Assim, quanto mais indústrias, mais resíduos. Ou seja, cada vez mais será necessário um gestor de resíduos para lidar com o lixo produzido. Certamente por isso a ideia da sustentabilidade está cada vez mais presente.

Segundo entrevista de Sócrates Mello, diretor de operações da Robert Half no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, para a EstagioOnline, é necessário “diminuir a produção e o impacto dos resíduos”. Sendo assim, essa é uma das profissões do futuro!

 

2. Desenvolvedor de software (não só uma das profissões do futuro como também do presente)

Essa já é uma das profissões mais promissoras atualmente. Dessa forma, o futuro não reserva diferenças. Aliás, será cada vez mais necessário que esse profissional exista.

O desenvolvedor tem a responsabilidade de criar novos programas de computador.

Para você entender melhor o que é um software, listamos alguns exemplos:

  • Google Chrome
  • MSN Messenger (já aposentado)
  • Microsoft Outlook
  • Word
  • Entre outros

Assim, com um futuro cada vez mais tecnológico pela frente, uma das profissões do futuro (e do presente) é essa.

 

3. Profissionais de Big Data

Empresas (pequenas, médias ou grandes) estão cheias de dados. Contudo, muitas vezes esses dados acabam sendo deixados de lado, quando poderiam ser utilizados como materiais estratégicos.

É exatamente isso que os profissionais de Big Data fazem. Ou seja, analisam dados parados para pensar novas formas de produção, economia e até marketing.

 

4. Gestor de ecorrelações

Já falamos sobre a sustentabilidade nesse texto. Assim, essa é mais uma profissão que pega carona nesse assunto.

Dessa forma, os gestores de ecorrelações serão responsáveis por intermediar o diálogo entre empresas, investidores e órgãos ambientais.

Hoje, esse tipo de atuação é cada vez mais necessária. Por disso, essa é uma das profissões do futuro mais promissoras, principalmente em países em que as políticas ambientais estão mais avançadas.

 

5. Técnicos de construção civil ecossustentável (uma das maiores profissões do futuro)

As construções nunca deixaram de ganhar espaço. Entretanto, no futuro, construções ecossustentáveis estarão cada vez mais presentes.

Por isso, técnicos de construção civil que tenham essa especialidade podem se dar muito bem no mercado.

 

6. Especialista em segurança da informação

Bancos, grandes empresas e até mesmo órgãos governamentais precisam muito dessa profissão. Assim, o especialista em segurança da informação tem o objetivo de traçar estratégias e desenvolver formas para proteger dados e informações específicas.

Aliás, não são quaisquer e todas as informações. Mas dados de clientes de bancos, como senhas, por exemplo, precisam dessa proteção. Dessa forma, é lógico que uma das profissões do futuro seja essa.

 

7. Engenheiro do agronegócio

Ao mesmo tempo que os meios de produção serão mais tecnológicos, com o agronegócio não será diferente. Por isso, o engenheiro especializado nesse ramo pode ter muitas chances no mercado de trabalho futuro.

Aliás, esse é um meio inovador e necessário, seja para o bem da economia do país, seja para a sustentabilidade que deve rodear a agroindústria.

Essas são algumas das especialidades da engenharia que podem atuar nessa área, em resumo:

  • Agronomia
  • Agrimensura
  • Ambiental e Florestal
  • De Pesca
  • Aquicultura

 

8. Engenheiro de petróleo e gás

A energia elétrica é um dos recursos mais importantes de todo o mundo. Por isso, engenheiros de petróleo e gás são muito requisitados. Principalmente quando o assunto é a inovação no modo de extração.

Dessa forma, uma das profissões do futuro é essa área da engenharia. Portanto, é preciso que hajam profissionais capacitados o suficiente para que os métodos de trabalho sejam cada vez mais eficazes e menos problemáticos para o planeta.

 

9. Biotecnólogo

Entendemos a importância desse tipo de profissional em 2020 , surpreendentemente.

O biotecnólogo tem o objetivo de pesquisar e estudar o desenvolvimento de remédios. Assim, ele os analisa em contato com microorganismo ou com o meio ambiente. Por fim, entende o que é melhor para a sociedade ou não. Importante, né?

 

10. Analista de Marketing Digital

O analista de marketing digital é uma das profissões que já está em alta e promete crescer cada vez mais. Principalmente porque vivemos em um mundo cada vez mais conectado.

Assim, empresas que não estão presentes nas redes sociais perdem muito espaço.

Por isso, o analista de marketing digital auxilia na criação de estratégias para que as empresas estejam presentes e consigam cada vez mais clientes por meio das redes.

 

O que fazer para conseguir uma das profissões do futuro?

Agora que você conhece as profissões do futuro, pode analisar melhor suas escolhas. Contudo, o ideal é se preparar para elas.

Uma das formas de melhorar seu currículo para esse mercado é apostar em um curso de inglês. Isso vai ser um dos requisitos básicos futuramente.

Gostou da nossa lista? Conta para nós e compartilhe o artigo com seus amigos.

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 09/06/2021
Phrasal verbs: o que é, como usar e exemplos

Assim como no português, no inglês também existem muitas expressões. São os phrasal verbs. Quer aprender como usar? Vem com a gente.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 01/06/2021
Fake News: o que significa o termo?

Nós ouvimos o termo “fake news” para lá e para cá. Mas você sabe da onde vem e o que ele significa? Vamos conversar sobre isso hoje.

Intercâmbios e Viagens
  • Por: MD2B Agência
  • 20/05/2021
5 autores norte-americanos que ainda fazem sucesso

Você gosta de ler e quer conhecer autores norte-americanos? Então acompanhe o artigo e descubra mais livros para a sua coleção.

Carreira e Profissão
  • Por: MD2B Agência
  • 12/05/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
7 profissões em inglês e o que faz cada uma

Você está aprendendo as profissões em inglês e quer saber o que faz cada uma delas? Trouxemos uma lista de 7 para te ajudar.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 05/05/2021
12 filmes que vão estrear em 2021 e você não pode perder

Você é fã de filmes e não vê a hora das estreias? Então leia essa lista e anote as datas para não perder os filmes que vão estrear em 2021.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 28/04/2021
Medo de falar inglês? 5 dicas para superar

Você tem medo de falar inglês? Trouxemos 5 dicas para você superar esse medo e praticar mais o idioma. Vem com a gente!