Conheça as principais ONGs estrangeiras no Brasil e suas ações de sustentabilidade.

Saiba mais sobre a atuação de algumas das principais ONGs estrangeiras no Brasil

  • 22/10/2018
  • Por: BSL Idiomas

Entidades sem fins lucrativos criadas para promover causas de interesse público e realizar ações solidárias. As ONGs (Organizações Não Governamentais) têm muitas vezes atuação internacional. Por isso não faltam ONGs estrangeiras no Brasil, para realizar os mais diversos projetos.

As organizações não governamentais integram o chamado Terceiro Setor. Ou seja, elas não fazem parte do governo (Primeiro Setor) e também não são empresas privadas (Segundo Setor). Essas entidades atuam em diferentes áreas, como: defesa do meio ambiente, dos direitos humanos, da educação, da saúde e muitas outras que buscam um mundo mais justo e sustentável.

 

ONGs estrangeiras no Brasil

 

A abrangência da atuação de uma organização não governamental também pode variar. Há desde aquelas que mantêm seu foco em problemas locais, até as que realizam um trabalho de alcance internacional. Muitas delas vêm atuar no nosso país motivadas pela conservação da floresta amazônica. Neste artigo você vai conhecer algumas das principais ONGs estrangeiras no Brasil.

 

WWF-Brasil

Uma das maiores ONGs estrangeiras no Brasil, a WWF é também uma das mais respeitadas redes de conservação da natureza no mundo. Conhecida pelo emblemático logo com a figura de um panda, a organização foi criada em 1961 e deu seus primeiros passos no nosso país dez anos depois, com o apoio a estudos sobre um primata ameaçado de extinção no Rio de Janeiro. Mais tarde, esse trabalho se tornou o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado.

Porém a WWF-Brasil, sediada em Brasília, foi criada oficialmente em 1996. Com o objetivo de proteger ecossistemas e habitats para, assim, ajudar a conservar a vida do Planeta, a entidade brasileira tem como foco as regiões da Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. Sediada na Suíça, a Rede WWF atua em mais de cem países.

 

ActionAid

ActionAid abraça as causas da justiça social, da igualdade de gênero e do combate à pobreza. A organização foi criada em 1972 e hoje está presente em 45 países.

A atuação da entidade no Brasil começou em 1999, essa ONG internacional atua aproximadamente em duas mil comunidades no País. Em parceria com comunidades e organizações locais, ela realiza projetos voltados para as áreas de agroecologia e clima, educação, fortalecimento dos direitos das mulheres e participação e democracia, além de realizar ações humanitárias para auxiliar vítimas de situações de emergência em todo o mundo, como desastres naturais e auxílio a imigrantes e refugiados.

 

Conservação Internacional

Fundada em 1987 em Washington D. C., nos EUA, a Conservação Internacional entende a natureza como a base de uma sociedade saudável. Portanto uma das principais ONGs estrangeiras no Brasil, busca proteger a natureza para o bem-estar humano. A ONG divide seu trabalho em três eixos: produção sustentável, governança e capital natural.

As ações de capital natural têm por objetivo proteger regiões e ecossistemas relevantes, restaurar áreas degradadas, criar e implementar mecanismos de proteção e gestão dos recursos naturais. No Brasil, a entidade definiu dez territórios prioritários, principalmente na Amazônia – a organização também em nível global.

 

 

Médicos sem Fronteiras

A organização criada na França em 1971 por médicos e jornalistas presta cuidados de saúde a vítimas de crises humanitárias, como conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde. A entidade desde então realiza ações de comunicação, chamando atenção para as dificuldades enfrentadas por essas pessoas.

A Médicos Sem Fronteiras entrou para o rol das ONGs estrangeiras no Brasil em 1991, pelo trabalho de combate a epidemia de cólera na Amazônia. Hoje, a MSF-Brasil conta com um escritório e uma Unidade Médica no país, que presta suporte aos projetos da ONG em todo o mundo, sobretudo a respeito de doenças tropicais e das consequências da violência urbana. Cerca de 150 brasileiros de várias especialidades trabalham hoje nas missões da organização em diversos países.

 

Greenpeace

Certamente uma das maiores organizações ambientalistas do mundo, o Greenpeace é também uma das mais importantes ONGs estrangeiras no Brasil. Fundada em 1971 e no Brasil desde 1992, teve como primeira ação em terras tupiniquins um protesto contra o uso de energia nuclear, na usina de Angra dos Reis. Desde então, o Greenpeace já promoveu ações de confronto ao desmatamento ilegal na Amazônia, à indústria do petróleo, à produção de transgênicos, entre outros.

 

Agora que você já sabe…

Sobre a atuação de algumas das principais ONGs estrangeiras no Brasil.
Junte-se a nós: cuide do meio ambiente com a BSL Idiomas. Seja um parceiro nesta jornada!

 

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/07/2019
Descubra como aprender Inglês de forma rápida e fácil!

Será que você consegue praticar inglês sozinho? Confira aqui algumas dicas para aprender Inglês de modo rápido e fácil e fique fluente no idioma!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 12/07/2019
Descubra as 7 melhores séries do Netflix para praticar Inglês!

Confira quais são as melhores produções para se divertir e afiar sua prática no idioma, além de algumas dicas de estudo na hora de assistir!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/07/2019
7 habilidades que te farão crescer na profissão em 2019

Para crescer na profissão é preciso mais que competência técnica. Confira quais habilidades comportamentais e emocionais podem alavancar sua carreira em 2019!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 01/07/2019
O check-list para a primeira viagem internacional a trabalho

Veja um check-list completo com todas os detalhes que não podem faltar na sua primeira viagem internacional de trabalho. Confira!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 21/06/2019
Conheça 7 práticas sustentáveis para implementar na sua empresa!

Conheça algumas práticas sustentáveis inspiradoras de empresas estrangeiras que podem ser adaptadas para a sua realidade!

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/06/2019
Holanda: um dos melhores países para idosos!

Leia o nosso artigo e entenda porque a Holanda é um dos melhores países para idosos.