Valentine’s Day: o que é e qual é a história?

Enquanto no Brasil temos o Dia dos Namorados, em muitos outros lugares existe o Valentine’s Day. Você sabe qual a diferença?

  • 20/10/2021
  • Por: MD2B Agência

O Valentine’s Day está muito presente em livros, filmes e séries norte americanas. Por isso, com certeza você já ouviu essa expressão. Esse é um dia que equivale ao Dia dos Namorados no Brasil. Mas por que tem um nome e uma data diferente?

No artigo de hoje, vamos falar sobre a história e a diferença entre um e outro. Vamos lá?

 

Qual é a história do Valentine’s Day?

 

O Dia dos Namorados no Brasil é no dia 12 de junho. Porém, em boa parte do mundo é em fevereiro, geralmente no dia 14. Esse dia é chamado de Valentine’s Day.

Essa data é associada ao Santo Valentim. Mas, na verdade, tudo começou no século IV a.C.. Naquela época, o festival da Lupercália acontecia todo ano, em fevereiro, onde era comemorada a fertilidade e a chegada da primavera.

Dessa forma, a população se reunia para rezar e pedir benção pelas colheitas. Assim, durante o evento, os homens sorteavam o nome da mulher que seria sua acompanhante durante o festival.

Porém, com o advento da Igreja Catória, as festas consideradas pagãs foram erradicadas. A resolução para “manter” um dia específico para os namorados foi transformar o padre Valentim em santo.

Apesar dessa solução, o imperador da época não gostou da ideia do Valentine’s Day. Um dos motivos foi porque os soldados romanos não podiam casar. Acreditava-se que isso os tornaria mais fracos em campo.

Entretanto, o padre realizava casamentos de soldados em segredo. Dessa maneira, o Estado descobriu, prendeu e condenou o padre a morte.

No século V, o papa Gelásio declarou Valentim um homem santo e criou o Valentine’s Day.

 

Países que comemoram o Valentine’s Day

 

Existem vários países que comemoram a data. Entre eles estão:

  • Estados Unidos
  • Japão
  • Coréia do Sul
  • África do Sul
  • Canadá
  • México
  • Austrália
  • Reino Unido
  • Entre outros

 

Valentine’s Day X Dia dos Namorados

 

O Dia dos Namorados do Brasil não existe há tanto tempo assim. Na verdade, ele foi criado apenas em 1948, em São Paulo.

Diferente do Valentine’s Day, a data foi criada pelo publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. A ideia era criar uma data que aquecesse as vendas em Junho.

O sucesso foi tanto que, em 1949, a data foi adotada em outras regiões do país. Dessa maneira, o Dia dos Namorados cresceu tanto que hoje é a terceira maior data comercial do Brasil, atrás do Dia das Mães e do Natal.

 

Mas por que o dia 12?

O Valentine’s Day é comemorado no dia 14 de fevereiro. Mas por que o dia Dos Namorados do Brasil é comemorado no dia 12 de junho?

Como o Brasil é um país muito católico, a data foi colocada na véspera do dia de Santo Antônio, famoso por ser o santo casamenteiro.

 

Tradições do Valentine’s Day

 

Como existe Valentine’s Day em diversos lugares do mundo, cada um deles tem suas tradições. Dessa forma, vamos trazer algumas delas por aqui.

 

Estados Unidos

Uma das tradições mais comuns dos EUA são os “cartões caseiros” (“DIY Cards”). Assim, o objetivo é mostrar o quanto se importam e se empenham para demonstrar o amor. Aliás, é comum também que esse cartão venha com um presente.

 

França

A França tem uma vila chamada Valentine. Assim, entre os dias 12 e 14, as pessoas decoram casas, jardins e espaços públicos desse lugar com cartões e rosas. Além disso, acontecem muitos pedidos de casamento por lá.

Aliás, o Valentine’s Day também conta a tradição da plantação de uma mudinha de árvore. O que representa o amor.

 

Escócia

A Escócia é outro país que celebra essa data. Assim, acredita-se que “os nós feitos por pescadores” (que são nós fortes) são a duração do amor. Ou seja: seu amor vai durar o tempo que o nó permanecer.

Dessa maneira, esses nós são feitos e vendidos em forma de joias.

 

Romênia

A comemoração lá na Romênia acontece no dia 24 de fevereiro. Por lá, é comum que os casais fiquem noivos nessa data. Além disso, colhem flores juntos e brincam com a neve para dar sorte.

 

Valentine’s Day na Inglaterra

Por lá, é comum fazer poesia para presentear o amor. Nada mais lindo que poesia no dia dos namorados, né?

Imagem que faz propaganda sobre o curso de inglês. Clicando nela, você vai direto para a página de matrícula

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 05/11/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
Imersão de inglês: como funciona e quais as vantagens

Você já ouviu falar na técnica de imersão de inglês? Ela pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Vamos entender juntos sobre ela.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 27/10/2021
Ser fluente em inglês: quantas palavras eu preciso saber?

Será que para ser fluente em inglês é necessário saber um número determinado de palavras? Vamos descobrir juntos nesse artigo!

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 20/10/2021
Valentine’s Day: o que é e qual é a história?

Enquanto no Brasil temos o Dia dos Namorados, em muitos outros lugares existe o Valentine’s Day. Você sabe qual a diferença?

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 09/10/2021
Carta de apresentação: o que é e qual a sua importância

Para conseguir um emprego, o currículo é muito importante. Mas uma boa carta de apresentação também é fundamental. Entenda como fazer uma.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 22/09/2021
8 palavras em inglês que talvez você não conheça

Existem algumas palavras em inglês que talvez você não conheça. Isso porque elas não são tão comuns. Eu trouxe algumas aqui.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 15/09/2021
Efeito Underdog: o que é isso?

Efeito Underdog, em português, é conhecido como “Efeito Azarão”. Quer entender mais sobre isso? Nós falamos sobre isso no artigo de hoje.