8 passos para você aumentar sua produtividade no trabalho!

Está difícil aumentar a produtividade no trabalho? Você tem problemas com a procrastinação? Siga esses passos e você vai fazer muito mais com seu tempo!

  • 22/10/2018
  • Por: BSL Idiomas

Como anda sua produtividade no trabalho?

A produtividade no trabalho é uma das exigências no mundo atual, mas em certos momentos a procrastinação pega você e tudo que você quer é sentar na frente do Youtube para assistir vídeos de animais. Tudo bem, todo mundo já passou por isso. A questão é como você pode combater o problema, aumentar a produtividade no trabalho e realmente fazer o que precisa ser feito.

Bom, se você quer ser mais produtivo, existem alguns passos que podem ajudá-lo e não é tão difícil quanto você, provavelmente, está imaginando.

Confira nesse post o que fazer para vencer a procrastinação, atingir seus objetivos profissionais e aumentar a produtividade no trabalho!

 

1. Pare de planejar 

O primeiro passo é parar de planejar. Porque procrastinadores adoram planejar. Planejam o que vão fazer nos mínimos detalhes, e tudo parece perfeito no papel. Só que aí, fica no papel, porque planejar é simplesmente um outro jeito de adiar o trabalho de verdade, fazendo a produtividade no trabalho diminuir e te deixar sem opção.

Então, pare com isso.

 

 

Em vez de pensar em como você vai fazer, simplesmente comece a fazer. Você pode errar, sem um planejamento? Pode, mas provavelmente nenhum erro vai ser tão grave quanto você imagina. Esse medo, essa necessidade de pensar em tudo antes de colocar as mãos na massa, na verdade, é somente o seu cérebro te enganando para que você procrastine mais e deixe de lado a produtividade no trabalho.

Largue o planejamento de lado e comece a trabalhar. Afinal de contas, feito é melhor do que perfeito.

 

2. Não pare até obter os primeiros resultados

Você vai sofrer muitas tentações para parar o que está fazendo. Algumas delas, inclusive, vão parecer totalmente legítimas. Você está escrevendo um relatório, mas recebeu um e-mail: você precisa parar e responder, não é mesmo?

Só que não precisa. Esse é mais um truque do seu cérebro. Se parar e abrir o e-mail, vai entrar em um espiral de desespero, que começa com uma necessidade urgente de limpar sua caixa de entrada e termina com você chorando descontroladamente no banheiro, três dias depois, porque falta uma hora para a entrega do relatório e você ainda está na página 1.

Então, o segundo passo é simples, mas exige força de vontade. Depois de começar uma atividade, simplesmente não pare por nada até começar a ver os primeiros resultados. Quando os resultados começam a aparecer, você se sente motivado por eles, e a tendência a procrastinar (nessa atividade) diminui, porque você vai querer ainda mais resultados. É como um experimento de reforço positivo.

 

3. Bloqueie as distrações virtuais

O exemplo do e-mail, no passo anterior, não foi à toa. O mundo virtual é um sério perigo para quem tem o perfil de procrastinador. Ele cria um senso de urgência à base de notificações, que chegam continuamente e se empilham no computador, no tablet, no celular. Cada vez que a tela acende, você precisa se controlar para não largar tudo de lado e ver o que é.

Bom, a melhor maneira de resolver esse problema é bloqueando as distrações virtuais. Desligue as notificações no seu celular e no tablet. No computador, use uma das muitas opções de programas que ajudam a manter o foco, como aqueles que impedem o acesso a certos sites na internet. É um pouco radical e, no começo, você vai ter vontade de trapacear e desbloquear tudo. Com o tempo, no entanto, você até se acostuma a não checar seu Facebook e Whatsapp a cada cinco minutos.

 

4. Avise colegas, amigos e família

Mas as distrações virtuais não são o único obstáculo no seu caminho para aumentar a produtividade no trabalho. Por isso, você precisa cuidar das distrações do mundo real também. Elas vêm na forma de colegas, amigos e família que interrompem seu ritmo e roubam sua atenção quando você está fazendo uma atividade importante.

A melhor maneira de lidar com isso é sendo aberto com eles e admitindo que você tem um problema — a procrastinação. Tudo bem, você nem tem que ir tão longe; simplesmente avise que precisa se concentrar no seu trabalho e que não pode ser perturbado naquele horário.

 

 

Se estiver no escritório e puder manter a porta fechada, por exemplo, faça isso. O telefone é mais difícil de controlar, mas você pode pedir que alguém receba suas ligações e anote os recados até que você termine o trabalho pendente.

 

5. Aprenda a limpar a mente

Um procrastinador encontra formas de adiar o trabalho até mesmo dentro de sua própria cabeça. Então, se você quer aumentar a produtividade no trabalho, aprender a limpar a mente vai ajudar.

O quinto passo, então, é mais desafiador: procure desenvolver o hábito da meditação. Ela permite que você se concentre no momento presente, em vez de ficar pensando no que já foi ou no que ainda vai vir. Isso ajuda muito quando você precisa se fixar no trabalho que tem nas mãos, sem se distrair com pensamentos sobre o que seu colega de trabalho falou na reunião ou o que você vai fazer para o jantar.

 

6. Adote uma boa agenda 

Seja de papel ou virtual, a agenda é uma aliada contra a procrastinação. Ela vai ajudá-lo a manter-se organizado em relação aos seus compromissos, incluindo reuniões, datas de entrega de projetos, eventos corporativos e assim por diante. E, além disso, ela ainda integra sua vida profissional com a pessoal, permitindo que você equilibre as duas (ou, em outras palavras, não deixe que uma tome o tempo da outra).

Não se esqueça do primeiro passo. Você não deve ficar tão absorto planejando que esqueça de realmente fazer as coisas. Além disso, a agenda é somente uma ferramenta — ela não vai realizar as atividades por você.

Porém, se for usada com inteligência, a agenda realmente pode levar sua produtividade para um novo nível. Tendo controle do tempo, você vai descobrir que tem mais momentos livres do que imagina; e pode usá-los para encaixar aquelas atividades que sempre ficavam de lado, como fazer um curso de inglês.

 

7. Aprenda inglês

Você provavelmente não imaginava que esse poderia ser um dos passos, não é mesmo? Na realidade, existem muitos motivos pelos quais o inglês ajuda a aumentar a produtividade no trabalho.

Em primeiro lugar, se você sabe bem o idioma, todas as atividades que estão ligadas a ele vão ser realizadas mais rapidamente. Escrever um e-mail em inglês, por exemplo: em vez de precisar de meia hora (sem falar em muitas revisões e muita preocupação na hora de apertar “Enviar”), você vai tirar isso do caminho em cinco minutos e partir logo para outras tarefas.

Em segundo lugar, quem faz um curso de idiomas precisa ser mais organizado, porque tem mais um compromisso além do trabalho e das responsabilidades com a família. Então, você acaba desenvolvendo melhor sua habilidade de equilibrar diferentes atividades.

 

 

Em terceiro lugar, o aprendizado de idiomas estimula a criatividade, o que é muito útil na hora de encontrar soluções para ser mais produtivo. Em outras palavras, você pode ter mais facilidade para pensar em maneiras de lidar com uma grande carga de trabalho.

Finalmente, o próprio curso de inglês exige que você deixe de lado a preguiça e a procrastinação para comparecer às aulas. Então, ele oferece mais uma oportunidade para que você coloque a produtividade em primeiro lugar. Se você conseguir fazer isso com as aulas de inglês, certamente vai conseguir também com o seu trabalho.

 

8. Visualize seus objetivos

O último passo faz um retorno ao básico. Se você tem dificuldades para aumentar a produtividade no trabalho, o problema pode ser motivação. Você ainda se lembra por que é importante ser produtivo?

Aqui vai um palpite: sua produtividade vai ajudá-lo a se destacar na empresa e crescer na carreira. Com isso, você vai conseguir fazer aquilo que sempre quis — por exemplo, comprar uma casa maior para sua família ou viajar pelo mundo ou, simplesmente, ser reconhecido como um excelente profissional.

Então, quando a vontade estiver falhando, visualize esses objetivos. Dessa maneira, você reforça sua motivação e volta para os trilhos. E, se nem isso funcionar, então talvez você precise mesmo é de alguns objetivos novos.

 

Para terminar…

Aqui vai um recado importante para aumentar a produtividade no trabalho:

Profissionais produtivos são muito valorizados pelas empresas; esse é um dos traços desejados para ocupar cargos de alta responsabilidade, em que é preciso coordenar uma equipe, supervisionar projetos, acompanhar resultados, descobrir oportunidades de melhoria, entre várias outras atividades. Então, se você quer chegar a um cargo de liderança e gestão, aumentar a produtividade no trabalho é indispensável.

Evite procrastinar no trabalho! Saiba como o curso de inglês da BSL Idiomas pode te ajudar a ser mais produtivo AQUI!

 

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 13/09/2019
Ditados populares em inglês: A storm in a tea cup

Ditados populares e frases pequenas em inglês podem ser uma boa forma de aprimorar o idioma no dia-a-dia.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/09/2019
Por que as pessoas têm dificuldade em aprender inglês?

Você sente alguma dificuldade em aprender inglês? Venha saber quais são as dificuldades mais comuns e como superá-las!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 30/08/2019
Como subir de cargo na empresa com o inglês

Aprenda o que é necessário fazer para subir de cargo na empresa e crescer profissionalmente dentro do mercado de trabalho.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 23/08/2019
O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 16/08/2019
Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/08/2019
Expressões em Inglês: To set Goals para profissionais

Você está familiarizado com as principais expressões em Inglês usadas no mundo corporativo? Conheça uma delas e aprenda como ela é utilizada!