Principais universidades estrangeiras que aceitam brasileiros em intercâmbios

Conheça as principais universidades estrangeiras que aceitam estudantes brasileiros em intercâmbios e confira nossas dicas para ingressar nesses cursos!

  • 21/02/2020
  • Por: BSL Idiomas

Estudar nas principais universidades estrangeiras não é um sonho impossível. Muitas delas oferecem oportunidades em cursos de graduação e pós-graduação para brasileiros. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas para quem quer estudar nessas universidades. Além disso, vamos indicar quais países mais recebem brasileiros em seus programas. Continue sua leitura para saber mais!

 

O que fazer para estudar nas principais universidades estrangeiras?

 

Se você quer estudar nas principais universidades estrangeiras, seja onde for, é preciso ter em mente alguns fatores que vão ajudá-lo a se inscrever. Por exemplo:

 

A importância de saber inglês

 

Muitas das principais universidades estrangeiras que aceitam estudantes de intercâmbio do Brasil são em países que falam inglês. Porém, mesmo aqueles que têm outros idiomas como oficiais oferecem diversos cursos em inglês.

Esse é um idioma universal. Portanto, saber ler e escrever em inglês pode abrir muitas portas em faculdades de outros países. Em alguns casos, atestar sua proficiência em inglês pode até mesmo ser um pré-requisito para conseguir entrar na faculdade.

 

A atenção aos pré-requisitos

 

Ler o edital do programa ao qual você vai se candidatar é essencial para fazer todas as etapas de maneira apropriada e ser aceito na universidade que você escolher. Alguns pré-requisitos são eliminatórios, como idade ou qualificação – por exemplo, ter um diploma de graduação para conseguir entrar em uma pós.

Siga todas as regras à risca: se o edital pede a tradução juramentada dos seus documentos, não envie uma tradução comum. Se pede suas notas de todas as disciplinas da faculdade, não envie apenas as do último ano. Se você fizer isso, todos os seus esforços serão em vão.

 

O custo de vida

 

Mesmo que muitas dessas universidades sejam gratuitas, ou tenham ótimos programas de bolsas de estudo, é preciso lembrar que você estará vivendo em outro país e terá que arcar com o custo de vida de cada um.

Muitos desses países não permitem estudantes estrangeiros sem uma documentação que comprove que o estudante poderá se manter no país. Em alguns lugares, você poderá trabalhar em meio período para ajudar no custo de vida. Em outros, você receberá uma ajuda de custo se conseguir uma bolsa de estudo.

 

Em quais países posso estudar?

 

Abaixo, estão alguns países cujas universidades oferecem oportunidades para brasileiros, seja na graduação ou pós-graduação, com ou sem bolsa de estudo.

Confira se você quer estudar nas principais universidades estrangeiras!

 

Alemanha

 

Muitas pessoas não sabem que algumas das principais universidades estrangeiras que aceitam brasileiros estão na Alemanha. No país, o ensino superior é gratuito, então você não precisa pagar nada além de uma taxa administrativa por semestre. Também não é necessário falar alemão: diversos programas são ministrados em inglês.

Em Stuttgart, por exemplo, a Universidade de Hohenheim oferece um mestrado em Ciências Bioeconômicas gratuito e completamente em inglês. Além disso, o programa Development-Related Postgraduate Courses custeia de forma integral ou parcial cursos em áreas como economia, saúde pública, planejamento urbana e engenharia.

 

França

 

Ainda que as principais universidades estrangeiras sejam particulares, é possível conseguir alguns preços mais amigáveis procurando por pós-graduação, e esse é o caso das faculdades francesas.

Um mestrado em engenharia de nanotecnologia na Universidade de Lyon custa cerca de 500 euros por ano, mesmo para estudantes de fora da União Europeia. E as aulas são em inglês! Na Universidade Science Po, em Paris, você pode conseguir uma bolsa de estudos para graduação ou mestrado pelo programa Emily Boutmy Scholarship.

 

Finlândia

 

Quem quer estudar nas principais universidades estrangeiras como estudante de intercâmbio tem oportunidades imperdíveis em uma das nações com a melhor qualidade de ensino em todo o mundo: a Finlândia tem mais de 400 cursos de pós-graduação gratuitos, todos em inglês.

A Tampere University of Technology, por exemplo, tem um mestrado em Arquitetura gratuito. A Universidade de Vaasa oferece programas de mestrado em Gestão intercultural e Comunicação também sem qualquer custo.

 

Noruega

 

A Noruega é conhecido por ser um país mais caro, mas tem muitas universidades que são públicas e gratuitas. Além disso, existem diversos cursos ministrados em inglês – mas de 200 na pós-graduação.

Na Universidade de Oslo, capital do país, você pode fazer um mestrado em Economia, com duração de dois anos, sem nenhum custo além da taxa administrativa.

 

Austrália

 

A Austrália é um país muito procurado por brasileiros, e algumas das principais universidades estrangeiras que aceitam estudantes de intercâmbio estão por lá. Você pode conseguir diversos subsídios para apoiá-lo financeiramente, e mesmo bolsas de estudo por mérito.

 

Canadá

 

O Canadá é conhecido por ser receptivo com estrangeiros de todos os lugares. Programas de bolsas internacionais, como o Scholarships or non-Canadians, têm uma série de oportunidades para brasileiros que querem fazer uma pós-graduação ou desenvolver pesquisas no país.

Já o programa Emerging Leaders in America Program perece oportunidades de intercâmbios de curta duração para estudo e pesquisa, tanto na graduação quanto na pós-graduação, para estudantes e pesquisadores.

 

Estados Unidos

 

Ainda que não esteja entre os países com mais oportunidades para intercambistas brasileiros, os Estados Unidos oferece bolsas pelo programa Fullbright Brasil, destinados para quem quer fazer cursos técnicos de nível superior ou cursos de pós-graduação, como doutorados-sanduíche.

As principais áreas são ciência, tecnologia, engenharia e produção cinematográfica – todas áreas de excelência no país.

 

Irlanda

 

A Irlanda vem oferecendo oportunidades interessantes para brasileiros que queiram estudar no país. A Uversity, por exemplo, procura interessados em um mestrado de Processo Criativo. Apesar de o curso ser pago, a instituição oferece bolsas parciais e integrais para alunos brasileiros de destaque.

 

Holanda

 

Poucas pessoas sabem, mas diversas das principais universidades estrangeiras que aceitam brasileiros em intercâmbios estão na Holanda. A Nuffic Neso Brazil oferece bolsas pelo programa Orange Tulip Scholarshio, em programas de graduação e pós-graduação. Áreas como negócios, comunicação, ciências da saúde, TI, engenharia e turismo são algumas das mais procuradas.

 

Reino Unido

 

As bolsas Chevening são uma iniciativa do governo britânico para estudantes de outros países fazerem sua graduação ou pós-graduação nas principais universidades estrangeiras do Reino Unido, como Cambrige, Oxford, Durham e Exeter. A boa notícia é que, em algumas edições, já foram oferecidas até 600 bolsas!

 

Nova Zelândia

 

O New Zeland Scholarship oferece bolsas de estudo para mestrado e doutorado para brasileiros que queiram estudar em áreas como Desenvolvimento da Agricultura e Energia Renoválvel.

 

Outras oportunidades

 

Diversos outros países têm oportunidades para brasileiros que querem fazer intercâmbios. O Ministério das Relações Exteriores da Itália oferece bolsas de estudo para quem fala italiano; o Ministério da Educação japonês oferece bolsas de estudo que incluem um curso intensivo do idioma; e existem programas similares na Coreia do Sul, Taiwan, Malásia e China.

Que tal começar um curso de inglês para ampliar suas oportunidades nas principais universidades estrangeiras? Venha conhecer a BSL Idiomas! CLIQUE AQUI!

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 27/03/2020
5 dicas para viajar na terceira idade

Quem disse que viajar na terceira idade é impossível? Para te ajudar com isso, preparamos 5 dicas de viagem para você colocar em prática no seu próximo destino.

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 13/03/2020
7 países da Europa para se visitar

Saiba o que alguns dos mais interessantes países da Europa têm a oferecer e faça já o seu roteiro.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/03/2020
10 melhores séries de super-heróis da Netflix

Que tal se divertir e aprender inglês enquanto assiste séries de super-heróis? Confira nossa lista e boa diversão!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 28/02/2020
Diferenças entre o inglês norte-americano e britânico

Você sabe diferenciar o inglês norte-americano e britânico? Veja abaixo algumas dicas.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 21/02/2020
Principais universidades estrangeiras que aceitam brasileiros em intercâmbios

Conheça as principais universidades estrangeiras que aceitam estudantes brasileiros em intercâmbios e confira nossas dicas para ingressar nesses cursos!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/02/2020
Como fazer um mestrado sanduíche

Saiba quais ações tomar para concretizar seu sonho de fazer um mestrado sanduíche e como essa experiência pode enriquecer a sua carreira.