Por que as pessoas têm dificuldade em aprender inglês?

Você sente alguma dificuldade em aprender inglês? Venha saber quais são as dificuldades mais comuns e como superá-las!

  • 06/09/2019
  • Por: BSL Idiomas

Ter dificuldade em aprender inglês é o principal motivo que leva as pessoas a desistirem dos cursos e do aprendizado em geral. Mas quais são essas dificuldades? E como é possível superá-la para não desistir dos estudos?

Confira nossas dicas no texto abaixo!

 

Dificuldades específicas do idioma

 

Existe um tipo dificuldade em aprender inglês que não é comum a todos os idiomas. Ou seja, quem está estudando espanhol, francês ou qualquer outra língua não passa, necessariamente, por essas situações.

Essas são dificuldades específicas de quem está aprendendo inglês. Por isso, trouxemos algumas sugestões para passar por cima desses obstáculos. Confira!

 

Dificuldade em aprender a escrita

 

Aprender a escrever em outro idioma nunca é simples. Porém, muitas pessoas que estudam inglês parecem ter uma dificuldade maior quando se trata de escrever em inglês. Isso envolve tanto aprender a ortografia quanto se lembrar das formas gramaticais para formar sentenças.

A língua inglesa tem uma história complexa que faz com que ela demonstre influencias de diversas outras línguas e culturas. Dessa forma, sua escrita é mais complexa e, muitas vezes, mais difícil de aprender.

Mas o mais complicado para os brasileiros que estudam o idioma, no entanto, é o quanto o inglês é diferente do português. Isso se deve, especialmente, à sua origem. Enquanto o português é um dos ramos do latim, o inglês veio de anglo-saxão, que é completamente diferente – em som, escrita e estrutura.

Para driblar a dificuldade em aprender a escrever em inglês, é preciso se dedicar não só a estudar gramática ou ficar decorando a ortografia. O melhor é dedicar mais tempo para a leitura.

Mesmo quem está nos primeiros níveis pode pegar livros, artigos e reportagens simples. Até mesmo postagens em redes sociais podem ajudar a fixar a estrutura e a ortografia da língua. Quanto menos você esperar, já estará craque em escrever em inglês. Isso também pode ser adquirido com o tempo. Um passo de cada vez!

 

Dificuldade em aprender a pronúncia

 

Como falamos no tópico anterior, o inglês vem de toda uma história que mistura o anglo-saxão com influências de outros idiomas e outras culturas. Assim, isso não o diferencia do português apenas na escrita, mas também na pronúncia.

Muitos sons do inglês não se parecem em nada com o que temos em português. Dessa forma, todos que estão aprendendo o idioma sentem dificuldades nesse quesito – ainda que algumas pessoas tenham mais dificuldade em aprender do que outras.

O grande problema é que a pronúncia complicada faz com que muitos estudantes que ainda estão nos níveis mais básicos se sintam incapazes de aprender o idioma e, assim, desistam dos estudos. Isso é ainda mais grave quando seu comparativo é com pessoas que falam a língua de maneira fluente.

 

Pratique com frequência

A única maneira de driblar essa dificuldade em aprender a pronúncia do inglês é praticando com frequência. Isso tanto em sala de aula, em casa ou00 com amigos que também estão estudando.

Tente falar inglês sempre que puder, pronunciando da melhor forma possível. No começo, você pode falar mais devagar para pronunciar melhor. O importante é que seu corpo se acostume a reproduzir esses novos sons!

Outra boa dica é escutar o idioma o máximo possível, em músicas, filmes, podcasts, séries de TV, etc. Seu cérebro precisa de tempo para se acostumar com esses sons para que seja mais fácil imitá-los depois.

A música ainda facilita duplamente o treino da pronúncia: você escuta os sons com clareza e pode aprender a pronunciar cantando! Escolha uma música de que você goste e tente cantá-la exatamente como os cantores. Com o tempo, você vai ficar cada vez melhor.

O mais importante é continuar praticando. Nenhum idioma é fácil de aprender e, por isso, quem quer aprender uma nova língua precisa entender que as dificuldades surgirão mais cedo ou mais tarde.

Quanto mais você treinar e se dedicar, menores essas dificuldades vão parecer. Então, quando menos esperar, você já vai escrever e falar em inglês como se elas nunca tivessem existido!

 

Dificuldades gerais em aprender inglês

 

Algumas dificuldades que levam os estudantes de inglês a desistem de aprender não são específicas do idioma. Elas têm a ver mais com nossa cultura, com os métodos de ensino mais populares e com crenças comuns sobre o aprendizado de línguas.

Veja abaixo quais são essas dificuldades e o que você pode fazer para superá-las e continuar aprendendo inglês:

 

Investimentos

Estudar inglês exige um investimento, tanto de dinheiro quanto de tempo. Assim, nos dias de hoje, não são todas as pessoas que têm os dois.

Nossa geração passa muito mais tempo trabalhando do que as gerações passadas. Além disso, temos um estilo de vida que diminui o tempo útil no nosso dia a dia. Pense no tempo que você passa no transporte entre sua casa e o trabalho todos os dias, por exemplo. Sendo assim, mesmo quem consegue um horário para fazer um curso, não tem tempo para revisar a matéria ou estudar em casa.

Por outro lado, não é todo mundo que pode pagar um curso de inglês renomado, comprar livros ou investir nos melhores dicionários. Tendo dificuldades como essas, muitas pessoas desistem de aprender inglês antes mesmo de começarem.

Algumas boas dicas para superar esses desafios são:

  • Procure por cursos de idiomas que ofereçam horários alternativos e flexíveis;
  • Organize seu tempo para descobrir os breves momentos que você pode dedicar aos estudos. Mesmo que pareça pouco tempo, é muito melhor do que deixar de estudar;
  • Pegue livros e dicionários emprestados em bibliotecas públicas ou na biblioteca do seu curso;
  • Converse com outras pessoas que estudam ou estudaram inglês para ver se elas não querem vender seus livros antigos por um preço mais baixo. Você economiza e ainda dá um destino melhor para os livros que, provavelmente, iriam para o lixo depois de um tempo.

 

Vergonha de praticar

Ter vergonha de errar é muito comum para quem estuda um segundo idioma – ou que estão aprendendo qualquer tópico, na verdade. Temos medo de sermos julgados pelos nossos conhecimentos ou taxados de burros. O problema é que, como em muitas áreas, é impossível aprender inglês sem praticar.

Isso porque a prática nos ajuda a tirar dúvidas, fixar expressões, melhorar a pronúncia e deixar nossos diálogos mais naturais. Quando você erra e é corrigido, a possibilidade de se lembrar da forma correta é muito maior.

Essas são algumas maneiras de superar o seu medo de praticar:

  • Para praticar a pronúncia, comece em casa, sozinho, na frente do espelho. Com o tempo, você vai ganhar segurança e conseguir falar com seus amigos e colegas de classe com mais facilidade;
  • Para praticar a escrita, baixe aplicativos específicos para quem quer aprender um idioma. Neles, pessoas nativas podem ajudá-lo a aprender a escrever e a vergonha diminui. Isso porque errar e ser corrigido é o grande objetivo do aplicativo;
  • Lembre-se de que errar não apenas é normal, mas também é necessário para quem está estudando uma segunda língua;
  • Ter dificuldade em aprender inglês é algo comum em uma sala de aula. Não pense que você está sozinho nessa! Praticar em voz alta é uma maneira de aprender, ensinar e ajudar seus colegas também!

 

Comparações

Você já deve saber, baseado em outros aspectos, que a comparação não leva a nada. No entanto, é quase impossível não se comparar com alguém, não importa se seu desempenho foi positivo ou negativo. Assim, isso pode se tornar uma dificuldade para aprender um segundo idioma.

O problema das comparações no aprendizado de inglês é que elas nunca são justas. Todos nós temos uma experiência diferente, um relacionamento diferente com o idioma e facilidades distintas. Alguém que cresceu ouvindo músicas em inglês tem mais facilidade de aprender do que quem só escuta músicas em português, por exemplo.

Além disso, as comparações são desnecessárias. Seja para nos acharmos mais ou menos competentes do que outras pessoa. Assim, essa percepção não constrói nada e não nos torna mais ou menos inteligentes.

Por isso, em vez de se comprar com seus colegas ou com pessoas de outras turmas, compare-se sempre consigo mesmo. Você foi melhor nessa última prova ou na anterior? Você já consegue entender um vocabulário que antes era muito difícil? Você compreende a letra da sua música favorita? Esse é o único avanço verdadeiramente importante.

 

Falta de imersão

Muitas pessoas acabam tendo dificuldade em aprender inglês porque só conseguem ver alguma coisa do idioma na hora da aula ou naqueles vinte minutos do dever de casa. Dessa forma, sem qualquer imersão, o processo de aprendizagem se torna mais lento e bem menos prazeroso.

Isso não quer dizer que todo mundo que estuda o idioma precisa ir para um país em que se fale apenas inglês para ter uma imersão total. Porém, quem se propõe a aprender inglês deve mergulhar de cabeça nesse aprendizado e se cercar de inglês o máximo possível.

Algumas dicas para fazer uma imersão que o ajude a superar essa dificuldade em aprender são:

  • Assista filmes e séries regularmente. Se você já estiver em um nível intermediário, assista com legendas em inglês. Em um nível ainda mais avançado, assista sem legendas;
  • Escute músicas dos seus artistas favoritos acompanhando a letra;
  • Ouça podcasts ou assista vídeos enquanto faz suas tarefas diárias, como lavar a louça ou fazer o almoço;
  • Procure conversar em inglês com seus colegas e professores.

 

Falta de interesse

Nem todos os materiais do mundo ou os professores mais qualificados vão conseguir fazê-lo aprender inglês se você não tiver interesse. E esse é um dos motivos que mais leva as pessoas a desistirem de aprender o idioma: a falta de vontade.

 

Para evitar essa dificuldade…

 

Assim, tenha sua meta em mente. Pense nos diversos benefícios que esse curso pode trazer e como sua vida será quando você já souber inglês. As oportunidades, tanto profissionais quando pessoais, são imensas!

Se você foi um dos alunos que começou um curso de inglês e não terminou, ou se não quer passar por isso, A BSL vai te ajudar! Faça um teste de nível de inglês gratuito CLICANDO AQUI.

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 13/09/2019
Ditados populares em inglês: A storm in a tea cup

Ditados populares e frases pequenas em inglês podem ser uma boa forma de aprimorar o idioma no dia-a-dia.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/09/2019
Por que as pessoas têm dificuldade em aprender inglês?

Você sente alguma dificuldade em aprender inglês? Venha saber quais são as dificuldades mais comuns e como superá-las!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 30/08/2019
Como subir de cargo na empresa com o inglês

Aprenda o que é necessário fazer para subir de cargo na empresa e crescer profissionalmente dentro do mercado de trabalho.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 23/08/2019
O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 16/08/2019
Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/08/2019
Expressões em Inglês: To set Goals para profissionais

Você está familiarizado com as principais expressões em Inglês usadas no mundo corporativo? Conheça uma delas e aprenda como ela é utilizada!