O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

  • 23/08/2019
  • Por: BSL Idiomas

Lembra quando você era pequeno e as pessoas perguntavam o que você queria ser quando crescer?. Sua resposta era a profissão dos seus sonhos na época. Provavelmente, você falou com aquele brilho nos olhos, imaginando o dia em que viveria dessa profissão e se perguntando como seria esse momento.

Naquela época, ter uma carreira parecia algo bem distante. Mas, o tempo foi passando, e, agora como adulto, pode ser que seus interesses tenham mudado.

Porém, o que não deve ter mudado é a vontade de trabalhar com algo que você realmente goste, que dê prazer e que faça você se sentir realizado. Ou seja, sua nova profissão dos sonhos.

Sendo assim, para te ajudar, colocamos neste artigo várias dicas sobre como você pode fazer para encontrá-la. Confira!

 

Como ter a profissão dos sonhos

As pesquisas indicam que a maioria dos profissionais não está satisfeita com a profissão que escolheu e que mudaria, se fosse possível. Isso é consequência de vários fatores. Um deles é o desconhecimento do que é necessário para escolher e seguir a profissão dos sonhos. É o que vamos ver a seguir.

 

Comece pelo Autoconhecimento

 

O primeiro passo é trabalhar o seu autoconhecimento. Isso significa descobrir com o que você gostará de trabalhar e saber com quais profissões você possui mais afinidade.

Para encontrar essa resposta você precisa se conhecer muito bem. Isso porque trabalhar com prazer é a chave para conquistar o sucesso em qualquer profissão. Dessa forma, para saber quais são os seus prazeres, é preciso olhar para si mesmo. Pense nas seguintes questões:

  • Quais atividades você gosta de realizar em seu tempo livre?
  • Quais eram as disciplinas que você mais gostava na escola?
  • Quais os gêneros de filmes e livros você mais gosta?
  • O que as pessoas costumam dizer que você faz bem?
  • Para quais atividades as pessoas costumam pedir sua ajuda?

As respostas demonstrarão as atividades que você realiza por prazer e aquelas em que possui um talento natural. Então, após responder essas perguntas, procure fazer ligações com profissões onde você poderá desenvolver estas atividades direta ou indiretamente.

Se ficar muito difícil responder às perguntas, você pode pedir para sua família e seus amigos ajudarem. Afinal, são as pessoas que mais conhecem você e poderão contribuir com uma visão de fora para traçar seu perfil pessoal.

 

Estude as profissões e o mercado

 

O segundo passo para encontrar a profissão dos sonhos é olhar para as profissões relacionadas a essas características.

Pesquise sobre cada uma das profissões que chamaram sua atenção. Concentre-se em descobrir as habilidades necessárias para cada uma delas, bem como os cargos que costumam ser oferecidos para profissionais da área. Além disso, procure entender como é a rotina diária destes profissionais e veja se você se identifica.

Algumas ações que podem ajudar você nesta pesquisa:

  • Consultar as disciplinas dos cursos da área, para saber quais os conhecimentos exigidos;
  • Conversar com professores e universitários para colher informações sobre os cursos;
  • Participar de eventos e palestras relacionadas a essas profissões;
  • Conversar com profissionais que já atuam nas áreas de interesse;

Não avalie as profissões apenas pelo potencial de ganho financeiro. Esse é um erro muito comum que as pessoas cometem. É claro que essa informação é importante, mas ela não deve ser a principal. Na verdade, ela é apenas um complemento.

Além disso, valores salariais e quantidade de vagas são flutuantes. Isso significa que essas questões mudam de acordo com a influência do mercado e por conta de eventuais crises econômicas. Por isso, a longo prazo é muito mais seguro escolher baseado na sua personalidade e na identificação com as atividades realizadas.

 

Planeje sua carreira

 

Outro passo essencial para escolher a profissão dos sonhos é a confecção de um plano de carreira. Isso porque planejar seu futuro profissional permite que você tenha expectativas mais realistas ao analisar os variados aspectos. Isso significa considerar os prós e os contras dos caminhos a serem seguidos.

Todos os profissionais bem-sucedidos possuem em comum uma visão do que desejam no futuro. Essa visão deve estar alinhada com sua personalidade e detalhada na forma de um plano de carreira bem elaborado.

Você deve se perguntar onde deseja chegar com a sua carreira, no curto, médio e longo prazo. Estes objetivos exigem preparo e quando você os organiza na forma de um plano, consegue visualizá-los com mais clareza. Dessa forma, se sente mais motivado e comprometido para atingi-los.

O seu plano de carreira vai transformar seus sonhos em metas com prazos bem definidos, tornando mais fácil e organizada sua conquista. Ele serve como um direcionamento para o seu crescimento profissional. Isso porque é através dele que você conseguirá programar seus investimentos de tempo, energia e dinheiro.

Se você não sabe como elaborar um plano de carreira, aqui estão algumas dicas para começar:

  • Identificar os objetivos desejados no curto, médio e longo prazo
  • Identificar as habilidades necessárias para alcançá-los. Aqui entra o seu autoconhecimento para saber quais você já possui e quais precisará desenvolver;
  • Estudar o mercado para alinhar os seus objetivos;
  • Traçar as estratégias e ações necessárias, prevendo possíveis obstáculos, inclusive os seus próprios sabotadores comportamentais;
  • Executar as ações;
  • Ter um olhar crítico para acompanhar os resultados e realizar os ajustes necessários no plano.

A elaboração e execução do seu plano exigirá planejamento, persistência, disciplina e paciência. Portanto, lute contra aquela vontade irresistível de obter resultados imediatos.

 

Crie sua rede de contatos

 

O networking será essencial para você conseguir trabalhar na profissão dos sonhos. Por isso, possuir uma rede de contatos profissionais é imprescindível para alcançar o sucesso profissional.

Através dele você consegue estágios, empregos e promoções. O networking, mais do que trocar cartões, é a chance que você tem de se fazer notar e aproximar-se de profissionais interessantes. Dessa forma, quanto antes você começar a desenvolvê-lo melhor.

Você pode fazer uma pesquisa de mercado para identificar quais profissionais você deseja conhecer, onde trabalham e por que seriam contatos interessantes.

Essa busca não deve ser aleatória. Ou seja, é essencial que você tenha feito antes o seu plano de carreira, pois a escolha desses contatos será baseada em pessoas que possam alavancar esse planejamento. Assim, você pode começar conectando-se com esses profissionais no Linkedin, rede social voltada para networking profissional.

Participar de eventos como feiras, congressos, workshops e palestras também são excelentes oportunidades de ampliar seu networking. Dessa forma, você conhece pessoas da sua área de atuação.

 

Verifique as profissões da infância

 

Agora você já conhece as etapas necessárias para encontrar a profissão dos sonhos. Porém, relembre as opções da infância e se certifique se a resposta não continua a mesma.

Se essa resposta coincidir, confira a lista que preparamos logo abaixo. Colocamos aqui alguns exemplos da profissão dos sonhos, que costumam ser escolhidas pelas crianças.

 

Professor

Pessoas que possuem propensão a ensinar costumam brincar de professor e sala de aula desde cedo. Assim, quem possui o talento e o encanto para o ofício não consegue deixar de se sentir atraído pela área.

Para dar aulas no ensino fundamental é necessário cursar a faculdade de Pedagogia e ter registro no MEC (Ministério da Educação). Algumas escolas também exigem cursos de pós graduação.

No Ensino Superior, o professor deve possuir, no mínimo, mestrado, para atuar nas escolas privadas e doutorado para dar aulas nas universidades federais.

Por fim, algumas características necessárias para se tornar um bom professor são a capacidade de ensinar, paciência, empatia, entre outras.

 

Médico

Essa é uma profissão que nunca sai de moda. Dessa forma, é, frequentemente, a profissão dos sonhos de crianças, pais e avós.

No entanto, a formação requer muita dedicação durante anos de estudos e residência em plantões de hospitais. Isso sem falar nos horários alternativos. Mas, quando existe a vontade genuína de cuidar das pessoas, todo esse esforço vale a pena.

Além disso, dependendo da área de especialização escolhida, o retorno financeiro é garantido.

Porém, se você estiver interessado, prepare-se para enfrentar forte concorrência para entrar em um curso de medicina.

 

Piloto de avião

Voar costuma ser o sonho de crianças e de muitos adultos também. Afinal, quem não gostaria de poder se deslocar rapidamente sobre as cidades, as montanhas e os mares?!

Não é a toa que a profissão encanta tanta gente. Além disso, o crescimento do setor de aviação ajudou muito quem deseja seguir esta profissão dos sonhos.

Existem duas maneiras de se tornar um piloto. Uma delas é procurar um aeroclube para fazer o curso teórico com duração de quatro meses, cumprir pelo menos 40 horas de vôo e ser aprovado em exame de saúde.

A outra opção é buscar um curso superior de Aviação Civil. Nos dois casos, é necessário cumprir as exigências mínimas para receber a licença da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Na faculdade, o aluno estuda diversas áreas da aviação. Algumas delas são gestão de empresas aéreas, planejamento de transporte aéreo, gestão aeroportuária, segurança de vôo e prevenção de acidentes.

 

Modelo fotográfico

Muitas pessoas desejam esta profissão , principalmente porque existem vários profissionais brasileiros bem sucedidos nesta área.

É uma profissão que oferece oportunidades para homens, mulheres, jovens e até mesmo crianças.

Quem deseja se profissionalizar costuma se imaginar em capas de revistas de moda, estrelando anúncios publicitários e até mesmo estampando desfiles com das marcas famosas. Porém, ao contrário do luxo que todos imaginam regar esse trabalho, é uma profissão que oferece uma vida bem corrida e muita dedicação.

 

Conclusão

 

Agora você conhece o passo a passo para escolher sua profissão dos sonhos. Aplicando as dicas apresentadas aqui, você poderá investir em uma carreira profissional cheia de prazer e realização.

A BSL Idiomas elaborou o eBook Como Construir uma Carreira Profissional de Sucesso, para te ajudar a ter uma carreira bem-sucedida. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 13/09/2019
Ditados populares em inglês: A storm in a tea cup

Ditados populares e frases pequenas em inglês podem ser uma boa forma de aprimorar o idioma no dia-a-dia.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/09/2019
Por que as pessoas têm dificuldade em aprender inglês?

Você sente alguma dificuldade em aprender inglês? Venha saber quais são as dificuldades mais comuns e como superá-las!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 30/08/2019
Como subir de cargo na empresa com o inglês

Aprenda o que é necessário fazer para subir de cargo na empresa e crescer profissionalmente dentro do mercado de trabalho.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 23/08/2019
O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 16/08/2019
Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/08/2019
Expressões em Inglês: To set Goals para profissionais

Você está familiarizado com as principais expressões em Inglês usadas no mundo corporativo? Conheça uma delas e aprenda como ela é utilizada!