Inglês com Música: Hits dos anos 80 para aprender o idioma

É possível aprender inglês com música? Veja abaixo dicas para aprimorar seus estudos através de famosas canções dos anos 80!

  • 24/11/2019
  • Por: BSL Idiomas

Você com certeza já ouviu muitas músicas em outros idiomas. Aliás, elas estão em todos os lugares, desde as rádios e temas de novela até no YouTube. Isso porque a globalização tem nos permitido ter contato com outras culturas e, quem sabe, você até mesmo tenha suas músicas preferidas em outras línguas. Mas você sabia que é possível aprender inglês com música?

Na verdade, você já deve ter consciência disso. Já teve a sensação de que não sabe uma única palavra de inglês, mas sabe que sempre arrasou cantando I will survive no karaokê? Ou sente que toda vez que toca uma música em inglês que te lembre sua adolescência, é como se você voltasse ao passado?

Assim, mesmo que sua pronúncia não seja perfeita a princípio, a música é uma ótima maneira de se colocar em contato constante com a língua inglesa. Isso também ajuda a acostumar tanto os ouvidos a entender melhor o idioma quanto a boca a pronunciar aqueles sons que, algumas vezes, são tão diferentes dos nossos.

 

Música na aula

 

Dessa forma, o método de aprender inglês com música é tão eficiente que muitos professores o utilizam em sala de aula. Isso faz com que os alunos completem as palavras que estão faltando na letra de alguma música. Sabe por que os professores gostam tanto disso? É uma maneira descontraída de fazer os alunos ouvirem e escreverem as palavras do jeito que entendem. Então, ao corrigir a ortografia, eles conseguirão fazer com que os alunos associem tal palavra a tal som e aprendam inglês com música.

Mas não são somente as músicas gringas que podem nos agraciar com palavras em inglês. Inclusive, muitos cantores brasileiros produzem conteúdo no idioma estrangeiro. Mais abaixo veremos algumas sugestões para aprender inglês com música, seja ela gringa ou nacional.

 

Como estudar inglês com música?

 

Para dar um toque especial no aprendizado, daremos algumas dicas que farão com que estudar inglês com música se torne uma tarefa mais prática e fácil. Até porque divertido já é, não é?

Essa etapa deve ser encarada como um passo extra no processo de estudo de línguas. O que queremos dizer com isso é que seria adequado escolher um horário e um local que você julgue apropriado para de fato prestar atenção na letra da música e aprender. Assim, caso escolha algum lugar público, não se esqueça dos fones de ouvido, tá?

Primeiramente, ouça as músicas escolhidas sem acompanhar a letra. Caso seu nível de inglês seja mais baixo, anote o máximo de palavras que você conseguir distinguir. Porém, se seu nível de inglês for mais alto, tente compreender o que está sendo falado na música e preste atenção em palavras que forem desconhecidas.

Após essa etapa, é chegada a hora de ouvir a música novamente, dessa vez acompanhando com a letra. Isso ajudará a agrupar sons e palavras em sua cabeça, dando uma cara aos diferentes sons do inglês. Também será uma etapa importante para aprender ortografia.

Entretanto, caso encontre palavras que não conheça, procure seus significados no dicionário e faça um pequeno glossário de palavras desconhecidas. Esse glossário será interessante para fazer com que as palavras se fixem mais facilmente na sua memória.

Depois de tudo isso, chegou a hora mais divertida: cantar! Assim, tente acompanhar o cantor ou cantora e pronunciar as palavras exatamente como você ouve. Desse modo, você terá treinado quatro grandes habilidades do aprendizado de um idioma. O listening (ou ouvir), o reading (ou ler), o speaking (ou falar) e o writing (ou escrever). Viu como estudar inglês com música pode ser muito proveitoso?

 

Quais são as melhores músicas para aprender inglês?

 

Há muitas músicas em inglês disponíveis e capazes de agradar qualquer gosto. No entanto, na hora de aprender inglês com música, é sempre melhor escolher aquelas em que a pronúncia do cantor torna mais fácil o entendimento das palavras.

Por mais que você goste do rock n’roll clássico, por exemplo, essa pode não ser a melhor opção se seu nível de inglês for mais baixo, porque dificilmente você conseguirá compreender o que é cantado sem acompanhar a letra.

Assim, a boa notícia é que os hits que embalaram sua vida nos anos 80 são uma ótima opção para quem quer aprender inglês com música. Isso porque eles costumam ser um pouco mais lentos, fazendo com que seja mais fácil compreender o que o cantor diz.

Mostraremos abaixo alguns hits internacionais para você aprender inglês com música. Também trouxemos alguns hits nacionais que você talvez nunca tenha reparado que tem palavras em inglês no meio.

 

Hits internacionais

 

1. Please don’t go – KC and the Sunshine Band

Certamente você conhece essa famosa música dos anos 80, mesmo que não saiba cantar direito ou que se enrole na letra.

So please don’t go
Don’t go
Don’t go away
Please don’t go
Don’t go
I’m begging you to stay

A letra parece fácil, certo? Por isso, essa é uma ótima oportunidade de acompanhar a letra e aprender inglês com música, porque a melodia é simples e o cantor pronuncia as palavras devagar. Isso aumentará suas chances de entender e poder cantar junto.

 

2. I want to break free – Queen

Somos capazes de apostar que, ao ler o título dessa música, automaticamente muitas lembranças vieram à sua cabeça. Esse hit dos anos 80 é uma das músicas mais famosas da legendária banda Queen. Então, por que não tentar acompanhar os agudos de Freddie Mercury em casa, quando ninguém está vendo? Essa é uma outra ótima sugestão para aprender inglês com música.

A letra, poderosa e, ao mesmo tempo, simples, é fácil de acompanhar.

I want to break free
I want to break free
I want to break free from your lies
You’re so self satisfied I don’t need you
I’ve got to break free
God knows, God knows I want to break free

Imagine que sucesso será da próxima vez que você for ao karaokê com seus amigos e cantar essa música? Ao invés de enrolar no inglês como vocês provavelmente faziam quando ela foi lançada, pronunciar perfeitamente palavra por palavra?

 

3. Like a prayer – Madonna

Não poderíamos falar em hits dos anos 80 sem falar em Madonna, não é mesmo? Like a prayer foi um sucesso imediato em seu lançamento e, embora tenha uma letra comprida, não é formada por palavras difíceis.

Além disso, é uma música cantada mais devagar, o que torna mais fácil tanto o acompanhamento quanto a compreensão.

Life is a mystery, everyone must stand alone
I hear you call my name
And it feels like home
Just like a prayer, your voice can take me there
Just like a muse to me, you are a mystery
Just like a dream, you are not what you seem
Just like a prayer, no choice your voice can take me there

Essa é uma ótima música para aprender conjugações verbais e aumentar seu léxico.

 

4. Don’t stop believin – Journey

Eis aqui outro grande clássico dos karaokês e de cantar o mais alto possível. É considerada o grande hit da banda e muito provavelmente você já dançou em muitas festas ao som desse hino do rock.

Don’t stop believin’
Hold on to the feelin’
Streetlights, people
Don’t stop believin’
Hold on
Streetlights, people

Vale a pena tentar acompanhar palavra por palavra dessa música e soltar a voz quando chegar ao refrão. Mas não se esqueça de pronunciar as palavras direitinho, ok?

 

5. I will always love you – Whitney Houston

Quem não ama Whitney Houston, não é mesmo? Embora a versão original não seja de Whitney e nem dos anos 80, a versão cantada por essa incrível intérprete se tornou a mais famosa ao redor do mundo. Esse hit também é uma escolha mundial nos karaokes, para aqueles mais ousados que querem tentar alcançar as altas notas que Whitney conseguia.

Mas, mudando o foco das habilidades musicais e olhando para a letra, você provavelmente achará fácil aprender inglês com música ao utilizar essa canção. As palavras que a compõe não são de difícil compreensão e são um ótimo acréscimo ao seu vocabulário.

If I should stay
I would only be in your way
So I’ll go but I know
I’ll think of you
Every step of the way
And I will always love you
I will always love you
You, my darling you

Nosso único conselho aqui é: se você resolver que vai tentar cantar que nem Whitney, espere até seus vizinhos saírem.

 

6. Total eclipse of the heart – Bonnie Tyler

Essa balada romântica fez a cabeça dos casais quando foi lançada, nos anos 80, sendo um sucesso imediato que com certeza deve trazer maravilhosas lembranças.

É mais um caso de canção que inicialmente pode parecer grande demais para treinar seu inglês com música. Mas, se você pegar a letra para ler, perceberá que a escolha lexical é simples, o que ajudará a ter uma compreensão desse clássico da música.

Once upon a time I was falling in love
But now I’m only falling apart
There’s nothing I can do
A total eclipse of the heart
Once upon a time there was light in my life
But now there’s only love in the dark
Nothing I can say
A total eclipse of the heart

 

Hits nacionais

1.    Whiskey à go-go – Roupa Nova

Embora hoje em dia esse hit seja considerado um clássico de festa de formatura ou casamento, quem teve sua juventude nos anos 80 e 90 com certeza se lembra e gosta dessa famosa música.

Se você reparou bem, essa música tem uma frase em seu refrão que é metade em inglês e metade em português. E se você reparar melhor ainda, a maioria das pessoas enrola quando chega na parte em inglês.

“Eu perguntava, do you wanna dance?
E te abraçava, do you wanna dance?
Lembrar você
Um sonho a mais não faz mal”

Do you wanna dance significa “Você quer dançar?”. A próxima vez que ouvir essa música, tente prestar atenção nessa frase.

2.    Eu sou free – Sempre livre

Essa música tem uma palavra em inglês que é apresentada logo em seu título. A palavra free significa “livre”. O outro termo em inglês nessa música talvez não fosse tão famoso nos anos 80, mas agora está na boca de todo mundo que trabalha com startups: freelancer. É o famoso profissional autônomo que é carinhosamente chamado de frila no Brasil.

O autor da música faz um trocadilho entre as palavras free e freelance para designar que ele é livre. Interessante, né?

3.    Infinita Highway – Engenheiros do Hawaii

Outra música com uma palavra em inglês que você provavelmente canta é infinita highway, do Engenheiros do Hawaii. Outros termos em inglês que aparecem na música são Beatle e beatnik.

Highway é a palavra em inglês para rodovia. Beatle você provavelmente deve conhecer, da banda The Beatles; e, por fim, beatnik foi um movimento sociocultural dos anos 50.

 

4.    Weekend – Blitz

Sabemos que, ao ler o nome da banda Blitz, provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça é o clássico Você não soube me amar. Na música acima, a palavra em inglês é perceptível logo no título: weekend, a palavra em inglês para fim-de-semana.

5.    Tipo one way – Ciclone

Ciclone é mais uma banda que encontrou seu sucesso no Brasil durante os anos 80. Você já deve ter percebido que esse é mais um caso de música em que o termo de inglês se apresenta logo no título, certo?

One way, em inglês, pode significar de uma maneira ou, quando se falando, por exemplo, de passagens, significa “de ida”.

Viu como mesmo como dá para aprender inglês com música só de ler o título da canção?

6.    Eu sou boy – Magazine

Nessa última música, a palavra em inglês é repetida tantas vezes que não teria como não notarmos. Se você leu o título e se surpreendeu ao perceber que cantava esse hit sem reparar na palavra em inglês, saiba que isso é comum.

Como você deve saber, boy é o termo em inglês para menino ou rapaz.

 

 

Você consegue se lembrar de outras músicas brasileiras que tenham inglês em seu título ou refrão?

Aprender inglês é uma tarefa necessária hoje em dia, como forma de aprimorar seu currículo e se colocar em local de destaque na hora de disputar as melhores vagas ou aquele tão desejado aumento no salário.

Entretanto, estudar um novo idioma não precisa ser uma tarefa chata. É possível se utilizar de recursos que tornem o aprendizado de uma língua nova mais fácil e mais divertido.

Esperamos que tenham gostado dessa lista com hits interessantes para aprender inglês com música. Incorpore essa prática em seus estudos e com certeza você perceberá grandes avanços nos seus conhecimentos da língua.

Posts Relacionados

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/12/2019
8 melhores filmes de negócios

Você sabia que é possível aprender sobre o mundo corporativo através de filmes de negócios? Veja na lista abaixo 8 filmes indicados para você.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 29/11/2019
Melhores cidades dos Estados Unidos para ir com a família

Conheça algumas das melhores cidades dos Estados Unidos para tirar férias com a família. Zoológicos, museus e parques temáticos estão entre as opções de lazer.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 24/11/2019
Inglês com Música: Hits dos anos 80 para aprender o idioma

É possível aprender inglês com música? Veja abaixo dicas para aprimorar seus estudos através de famosas canções dos anos 80!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 22/11/2019
7 erros comuns nos roteiros de viagem de trabalho

Vai viajar pela empresa? Então confira agora as sete dicas mais importantes para evitar erros comuns nos roteiros de viagem de trabalho.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 08/11/2019
Os melhores jogos online para aprender inglês

Confira nossas listas de melhores jogos online para aprender inglês e treine o idioma enquanto se diverte!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 01/11/2019
8 Youtubers gringos para você aprender inglês

Quem disse que aprender inglês não pode ser divertido? Separamos 8 youtubers gringos para te ajudar a aprimorar seus conhecimentos do idioma!