Dia da mulher: por que ele existe e qual a importância

Todo ano nós comemoramos, no dia 08 de março, o Dia da Mulher. Mas você sabe por que essa data existe? Acompanhe o texto e saiba mais.

  • 03/03/2021
  • Por: MD2B Agência
Imagem de uma mulher empreendedora e empoderada, lembrando o Dia da Mulher.

O Dia da Mulher é uma data comemorada mundialmente. Todo dia 08 de março é lembrado como um momento de festa e de luta. Mas você sabe o porque desse dia?

Para entender melhor sobre isso, precisamos entender a história. Tanto do século 19 quanto do início do século 20.

 

O cenário operário antes do Dia da Mulher

 

Com a Revolução Industrial no século 19, o êxodo rural foi enorme. Muitas pessoas saíram das zonas rurais e foram para as cidades. Tudo isso para trabalhar.

As fábricas cresciam cada vez mais, entregando um cenário de mais esperança e melhoria de vida.

Essa maneira de viver e o crescimento das grandes metrópoles se espalharam e chegaram a outros lugares do mundo. Um dos exemplos é os Estados Unidos.

Dessa forma, tudo isso afetou (e muito) o mundo do trabalho. E, claro, as relações humanas.

Imagem que você pode clicar e ir fazer o teste para descobrir seu nível de inglês.

Mas, apesar de tudo, os salários não cresceram. Na verdade, os salários eram cada vez menores. Isso fez com que as condições fossem precárias para os trabalhadores.

Outra mudança foi a pirâmide familiar. Antes dessa revolução, o homem era considerado o chefe da casa. Era ele quem trazia o sustento da família A mulher, por sua vez, cuidava da casa e dos filhos.

Porém, com as baixas condições, isso mudou. Agora, a mulher passou a ser necessária também nas fábricas, para poder sustentar o dia a dia.

Foi assim que as mulheres entraram no mercado de trabalho.

Imagem com uma mulher a frente de uma fábrica de trabalho, mostrando que ela é capaz.

 

Dupla jornada da mulher

 

Mesmo que elas tenham começado a trabalhar nas fábricas, os cuidados em casa ainda estavam em suas mãos. Dessa maneira, as mulheres passaram a ter uma dupla jornada. O que causava uma grande exaustão.

Sendo assim, com essa péssima forma de viver, formaram-se organizações femininas em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Elas se uniam para protestar contra jornadas de trabalho de 15 horas diárias e os salários medíocres.

 

Dia da mulher e o incêndio

 

Em 1910, criou-se uma resolução para a escolha de uma data para a celebração dos direitos da mulher. Essa resolução foi aprovada durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca e assinada por mais de 17 países.

Assim, essa caminhada de luta pela igualdade continuou. Porém, ainda no início do século 20, uma tragédia aconteceu.

Em março de 1911, uma fábrica têxtil de Nova York pegou fogo. Cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Isso marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20 e aumentou ainda mais a necessidade das melhores condições de trabalho e vida para elas.

Mas somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afalava sobre princípios de igualdade entre homens e mulheres. Em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o dia 08 de março foi reconhecido oficialmente como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas.

Imagem da fábrica que pegou fogo em Nova Iorque, trazendo o Dia da Mulher.

 

E o Dia da Mulher no Brasil?

 

No Brasil, a luta pelos direitos da mulher começou também no início do século 20. Ela buscava melhores condições de trabalho e de vida.

A partir de 1932, as mulheres ganharam direito ao voto e, a partir de 1970, as organizações passaram a incluir os debates sobre igualdade de gênero, sexualidade e saúde da mulher.

 

Dia da mulher: dia de luta

 

É por todo esse histórico que o dia 08 de março é um dia muito especial para todas as mulheres. É um dia muito mais sobre luta e conquistas do que sobre rosas e presentes.

Já caminhamos e avançamos muito, o que é uma ótima notícia. Mas ainda precisamos alcançar mais resultados.

Imagem que você pode clicar e ir fazer o teste para descobrir seu nível de inglês.

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 14/04/2021
7 Palavras em inglês muito usadas na quarentena

Com a pandemia, muitas palavras em inglês foram inseridas no nosso vocabulário. Quer conhecer algumas delas? A gente te ensina.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 07/04/2021
7 motivos para optar pelo inglês EAD

Aprender inglês é fundamental. Que tal fazer inglês EAD? Descubra 7 motivos para escolher um curso à distância.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 24/03/2021
Imagem de uma mulher negra que descreve o texto sobre as profissões do futuro.
15 gírias e expressões em inglês para se divertir

As gírias e expressões em inglês são muito importantes para aprender a falar inglês de uma maneira mais simples. Que tal aprender 15 delas?

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 03/03/2021
Imagem de uma mulher empreendedora e empoderada, lembrando o Dia da Mulher.
Dia da mulher: por que ele existe e qual a importância

Todo ano nós comemoramos, no dia 08 de março, o Dia da Mulher. Mas você sabe por que essa data existe? Acompanhe o texto e saiba mais.

Carreira e Profissão
  • Por: MD2B Agência
  • 22/02/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
Entrevista de emprego: 6 dicas para se destacar

A entrevista de emprego é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Confira 7 dicas para se dar bem nesse momento.

Carreira e Profissão
  • Por: MD2B Agência
  • 06/01/2021
Termos em inglês: 10 comuns no mercado de trabalho

É cada vez mais comum ouvirmos termos em inglês no mercado de trabalho. Conheça alguns deles e se prepare para o sucesso.