Holanda: um dos melhores países para idosos!

Leia o nosso artigo e entenda porque a Holanda é um dos melhores países para idosos.

  • 14/06/2019
  • Por: BSL Idiomas

Você sabia que a Holanda é considerada um dos melhores países para idosos? Isso se justifica porque, ao contrário do Brasil, que enfrenta desafios com o aumento acelerado da proporção de idosos na população, nos Países Baixos, 99,9% da população idosa tem acesso a planos de saúde particulares, por exemplo. Quem traz essa informação é o vice-ministro da Saúde da Holanda, Bas van den Dungen, em entrevista à revista Veja.

É por isso que muitas pessoas idosas que desejam envelhecer com saúde e qualidade de vida buscam saber mais sobre esse país, que faz parte do ranking mundial como um dos melhores países para idosos viverem.

Para que você fique bem informado sobre esse assunto desenvolvemos este post, que tem o objetivo de reunir curiosidades e dados interessantes sobre as razões que levam à Holanda como um dos melhores países para idosos. Ficou interessado? Então siga conosco e confira tudo isso agora mesmo!

 

Aspectos geográficos, culturais, sociais e outras curiosidades sobre a Holanda que a torna um dos melhores países para idosos

A Holanda é considerada um dos países mais bonitos do mundo e se caracteriza pela receptividade que os nativos têm com turistas e pessoas de outras localidades que vão morar no país. Essa característica lembra muito o povo brasileiro, que também é bastante receptivo.

O nome oficial do país é Países Baixos, que comumente é chamado de Holanda pelo fato de a maior parte da população local se concentrar nas províncias de Holanda do Sul e Holanda do Norte.

A população dessa espécie de paraíso europeu tem cerca de 16 milhões de habitantes, dos quais 800 mil estão concentrados na capital Amsterdam. A qualidade de vida e o alto Índice de Desenvolvimento Humano do país também são aspectos que a destacam como um dos melhores países para idosos.

A Holanda é um país de baixa altitude e uma parte considerável de sua população vive em locais que estão abaixo no nível do mar. Isso, no entanto, não interfere na qualidade de vida dessas pessoas, que sabem como conviver com a água, construindo diques. Exemplo disso pode ser visto em Flevoland, uma província local que é inteira feita artificialmente, empurrando a água.

Clima

No que se refere ao clima, a Holanda se destaca por ter as quatro estações bem definidas. Porém, apesar de no país fazer frio no inverno e calor no verão, não é comum que ocorra neve nos dias mais frios e nem um calor escaldante nos dias quentes. A temperatura, geralmente, é amena. Isso também contribui para o bem estar das pessoas mais velhas e para o título de um dos melhores países para idosos.

A cor oficial da Holanda é o laranja, adotado pela seleção holandesa de futebol e também pela família real. Por falar em família real, o rei da Holanda é Guilherme Alexandre, que desde 2013 ocupa a coroa e o trono do país.

Amsterdam é a capital da Holanda, porém a sede do país fica em Haia, por questões que são desconhecidas da grande população.

O país também é reconhecido pela liberdade e tolerância a questões polêmicas como o uso de drogas, o aborto e a homossexualidade. A liberdade também é uma característica do país e cada pessoa pode viver como quiser, não é à toa que a Holanda é um dos melhores países para idosos e para pessoas de qualquer idade que amam liberdade!

A moeda oficial da Holanda é o Euro e o custo da qualidade de vida do país é bem mais barato do que em outras cidades europeias como Paris e Londres. Isso vale tanto para os consumos cotidianos, até para passeios e atrações culturais.

Na gastronomia, a Holanda se destaca pela produção de queijos, como o Gouda e o Edam.

 

Idiomas falados na Holanda

Fazer um curso de inglês para idosos é muito importante para as pessoas da terceira idade que desejam viajar ou morar na Holanda. Isso porque, apesar do país ter o seu próprio idioma, o neerlandês, praticamente toda a população domina a língua inglesa.

Saber falar inglês fluentemente é mais indicado do que estudar o neerlandês. Isso se justifica porque a língua holandesa é falada com frequência apenas nesse país, enquanto o inglês pode ser utilizado também em viagens para outras localidades.

 

Benefícios que tornam a Holanda um dos melhores países para idosos

O sistema de saúde Holandês foi eleito por diversas vezes como o melhor da Europa. Esses dados são das pesquisas feitas pelo Euro Health Consumer Index. Essa realidade acontece desde 2006, ano em que o governo local decidiu firmar uma parceria público-privada.

Essa parceria faz com que as seguradoras possam oferecer planos de saúde completos e de qualidade à população. Enquanto isso, o poder público faz a regulamentação e a fiscalização dos serviços oferecidos pelas empresas parceiras.

Os cidadãos locais precisam pagar uma mensalidade para ter acesso aos serviços de saúde. Porém, essa quantia é ajustada conforme a renda de cada pessoa. Já os idosos, têm até 90% do valor do plano de saúde subsidiado pelo governo.

Os Países Baixos se destacam pelas políticas públicas voltadas à população idosa. Exemplo disso é o programa Buutzorg. Trata-se de um projeto que leva enfermeiros até a casa dos idosos, para que eles sejam examinados. Isso evita que o deslocamento para hospitais seja algo que necessite ser feito com frequência.

 

Transporte

Além do sistema de saúde de extrema qualidade que torna a Holanda um dos melhores países para idosos, outro ponto positivo para as pessoas idosas é a questão do transporte público. Em todo o território do país é possível viajar de ônibus, metrô ou trem, com rotas fáceis de serem realizadas, em veículos limpos e seguros.

As bicicletas também são muito populares no país. É comum que as pessoas, inclusive os idosos, utilizem esse meio de transporte para se deslocar pelas cidades. Isso é muito bom, pois faz com que as pessoas também pratiquem atividades físicas em seu dia a dia.

Também sobre as bicicletas, uma curiosidade interessante é que existem estacionamentos para esses veículos em locais públicos, como as estações de trem. Além disso, o governo fiscaliza esses locais e retira do local as bicicletas que, por ventura, possam ter sido abandonadas. Assim, elas não ficam ocupando o espaço.

 

Hogeweyk: vila holandesa que é um paraíso para os idosos

A vila holandesa de Hogeweyk é conhecida também como o paraíso para os idosos! E é famosa por receber pessoas de todo o mundo para visitar ou morar no local.

Trata-se de um vilarejo exclusivo para idosos que sofrem com o Mal de Alzheimer ou demência. Cerca de 152 residentes vivem no local, tendo liberdade e privacidade para fazer o que desejam. Eles têm cuidados 24 horas por dia, por médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. Este dado reforça a razão do país ser considerado um dos melhores países para idosos.

Além disso, a vila possui supermercados, lojas, correios, entre outros estabelecimentos comerciais, como se fosse uma pequena cidade. O diferencial é que todos os funcionários desses locais, como os caixas dos supermercados, são enfermeiros especialistas em geriatria.

Como funciona

A ideia é que os idosos possam sempre contar com a ajuda de pessoas capacitadas para isso. E claro, sem pensar que estão em um ambiente hospitalar, por exemplo. Para os moradores, em vez de enfermeiros, essas pessoas são vistas como vizinhos gentis que os ajudam em seu dia a dia.

Especialmente projetada para não parecer uma instituição para idosos, como um asilo, a vila tem 23 casas. Elas são divididas em sete estilos: alta classe, aconchegante, urbano, religioso, artesão, indonésio e cultural.

Cada uma dessas casas é equipada com sala de estar, sala de jantar, cozinha e seus quartos. Os residentes, portanto, têm a sua privacidade garantida em seus quartos. Porém, precisam compartilhar as áreas comuns da casa com seus colegas. Isso é excelente, tendo em vista que a convivência com outras pessoas é muito benéfica para os idosos.

As pessoas idosas são as responsáveis pelas suas próprias casas. Porém, podem contar com o auxílio de prestadores de serviços para ajudá-los nas tarefas domésticas. Sendo elas: lavar a roupa, limpar a casa e cozinhar.

As portas das casas não possuem trancas. Ou seja, os idosos têm liberdade para ir e vir no horário em que quiserem, a pé ou de bicicleta. As opções de lazer no vilarejo são diversas, como cafés, bares, restaurantes, teatro e cinema.

Entretanto, Hogeweyk foi projetada para qualidade de vida das pessoas idosas, vida similar à que teriam vivendo em qualquer comunidade.

 

Você ainda tem dúvida que a Holanda é um dos melhores países para idosos?

Gostou de saber um pouco mais sobre a Holanda? Conseguiu compreender porque esse local é considerado um dos melhores países para idosos do mundo? Que tal então se preparar para conhecer essa localidade?

Estudar inglês e aprender mais sobre a cultura holandesa pode ser um bom diferencial para isso. Nós podemos ajudá-lo nesse sentido. Por isso, caso tenha qualquer dúvida, não deixe de fazer contato com a BSL Idiomas.

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/07/2019
Descubra como aprender Inglês de forma rápida e fácil!

Será que você consegue praticar inglês sozinho? Confira aqui algumas dicas para aprender Inglês de modo rápido e fácil e fique fluente no idioma!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 12/07/2019
Descubra as 7 melhores séries do Netflix para praticar Inglês!

Confira quais são as melhores produções para se divertir e afiar sua prática no idioma, além de algumas dicas de estudo na hora de assistir!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/07/2019
7 habilidades que te farão crescer na profissão em 2019

Para crescer na profissão é preciso mais que competência técnica. Confira quais habilidades comportamentais e emocionais podem alavancar sua carreira em 2019!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 01/07/2019
O check-list para a primeira viagem internacional a trabalho

Veja um check-list completo com todas os detalhes que não podem faltar na sua primeira viagem internacional de trabalho. Confira!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 21/06/2019
Conheça 7 práticas sustentáveis para implementar na sua empresa!

Conheça algumas práticas sustentáveis inspiradoras de empresas estrangeiras que podem ser adaptadas para a sua realidade!

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/06/2019
Holanda: um dos melhores países para idosos!

Leia o nosso artigo e entenda porque a Holanda é um dos melhores países para idosos.