Emprego no exterior: oportunidades para fora do Brasil

Descubra as oportunidades que existem para quem deseja encontrar um emprego no exterior.

  • 27/09/2019
  • Por: BSL Idiomas

O interesse por um emprego no exterior vem crescendo nos últimos anos. Vários motivos contribuíram para isso. Alguns deles são as crises econômicas, o desemprego no Brasil, a busca por maior segurança e qualidade de vida, entre outros.

Por outro lado, existem diversos países com carência de mão de obra que buscam atrair profissionais estrangeiros. Assim, esse é um cenário extremamente positivo para quem está pensando em trabalhar fora do Brasil.

Entretanto, existem muitas dúvidas sobre o que fazer para sair do Brasil com um emprego no exterior garantido. Por isso, neste artigo nós mostramos um passo a passo para você ser bem-sucedido no sonho de trabalhar no exterior.

 

Como conseguir um emprego no exterior

 

Existem diversas vantagens em trabalhar no exterior como. Melhorar o seu currículo, desenvolver novas habilidades e conhecer outras culturas são alguns exemplos. Entretanto, a preparação para buscar um emprego e a rotina em outro país podem ser bem diferentes do que você está acostumado. 

 

Domine o inglês

 

O primeiro passo pode ser até um pouco óbvio, mas existem dezenas de profissionais que decidem viajar para outro país sem dominar o inglês.

Esse é um dos caminhos mais difíceis para conseguir um emprego no exterior. Isso porque há um grande risco de você ficar desempregado ou ter que trabalhar em algo completamente diferente da sua formação.

Outro ponto importante é que você passará por várias complicações para se comunicar no dia a dia. Atividades cotidianas podem se tornar complicadas, como comprar algo no mercado, pedir informações e, inclusive, procurar emprego.

Portanto, o ideal é que você inclua um bom curso de inglês na sua preparação para trabalhar fora do Brasil. Até porque, uma das exigências dos países que buscam profissionais estrangeiros costuma ser a fluência no inglês. Algumas empresas solicitam, inclusive, o exame de proficiência na língua.

 

Entenda como funcionam vistos e permissões

 

Esse é um passo importante para quem deseja conquistar um emprego no exterior. Independente de toda sua preparação, você precisará de um visto ou permissão de trabalho.

Como cada país possui suas regras, é essencial que você saiba, detalhadamente, quais documentos serão necessários e como obtê-los para trabalhar fora do Brasil legalmente.

Procure saber, também, quanto tempo levará para o visto ou a permissão ficarem prontos, bem como sua validade. Assim, você consegue programar melhor sua viagem, a busca por moradia e outros detalhes importantes.

 

Pesquise muito sobre o país

 

Conhecer seu destino será fundamental para sua adaptação. Para isso, você deve pesquisar muito bem sobre diversos pontos que tornarão sua rotina mais confortável.

O primeiro item que você deve pesquisar é sobre o custo de vida no país que deseja trabalhar. Procure descobrir a média salarial dos empregos que está buscando e compare com os gastos que terá com moradia, alimentação, saúde e demais contas mensais.

Afinal, não vai adiantar muito morar em um lugar incrível e não ter dinheiro para aproveitar. Portanto, busque informações nos sites locais, nas redes sociais, blogs e, principalmente, fontes do governo.

Se possível, procure conversar com profissionais da sua área que trabalham ou já trabalharam no país. Assim, você conseguirá obter informações mais detalhadas sobre o mercado de trabalho e o custo de vida por lá.

 

Prepare-se para as diferenças culturais

 

Ao conseguir um emprego no exterior você precisa estar preparado para passar por um processo de adaptação que pode levar alguns meses ou anos. Tudo vai depender da sua flexibilidade e das diferenças culturais que encontrará.

Por exemplo, ao trabalhar no exterior, você terá que lidar com horários diferentes, formas diferenciadas de trabalho, mais ou menos formalidade, entre outras coisas.

Cada empresa é de uma forma e, mesmo sendo na mesma área de atuação, provavelmente, você precisará aprender novos processos de trabalho. Além disso, também terá que conhecer novas maneiras de se relacionar com as pessoas.

Por isso, é importante estudar o estilo de vida e os hábitos da população local, focando, principalmente, nas diferenças com o nosso estilo de vida. Assim, aumentam as chances de você ir com a mente mais aberta, sem preconceitos e com vontade de aprender uma nova cultura, uma nova língua e novos hábitos.

 

Prepare seu currículo

 

Esse passo não difere muito do que é feito no Brasil. Mesmo assim, é importante aprender sobre formato, conteúdo e formalidades que devem constar no currículo e nas cartas de apresentação para as vagas desejadas.

Você pode pesquisar nos sites locais de emprego o tipo de currículo que é comum naquele país. Aproveite para também descobrir os documentos que serão necessários para concorrer aos empregos, e como, onde e quando conseguir esta papelada. Por exemplo, em alguns países, dependendo da sua profissão, será necessário validar o seu diploma.

No mais, foque nas habilidades que podem ser úteis de acordo com a vaga que você está aplicando e seja sincero quanto os seus conhecimentos.

 

Acesse sites de emprego

 

Assim como no Brasil, buscar um emprego no exterior pode ser feito por meio de sites especializados em vagas.

Existem diversos sites de empregos para você pesquisar por vagas abertas e que também servem para expor seu currículo para o mercado local. Neles, será possível identificar as áreas com maior oferta de vagas e qual a média salarial praticada em cada setor.

 

Use o LinkedIn

 

O LinkedIn é considerado a maior rede social profissional do mundo e pode ser uma ótima ferramenta para encontrar um emprego no exterior. As empresas costumam cadastrar suas vagas na plataforma e os recrutadores também a utilizam para buscar os profissionais mais alinhados com essas vagas.

Você se cadastra gratuitamente e preenche seu perfil profissional de maneira completa, incluindo todas as suas experiências pessoais e profissionais.

A plataforma funciona como um mural, onde você fica exposto às oportunidades do mundo todo. Isso permite que você seja encontrado e chamado por empresas, mesmo sem estar em busca de emprego.

Além disso, o LinkedIn também funciona como uma rede de contatos internacional, onde você pode interagir com profissionais que já trabalham nas empresas que deseja se candidatar. Eles podem ser ótimas fontes de informações e até indicarem seu currículo para a vaga desejada.

 

Prepare-se para as entrevistas

 

Ao se candidatar às vagas de emprego no exterior, é muito provável que você tenha que fazer entrevistas online que serão em inglês ou no idioma do país que você aplicou. E, se fazer entrevistas em português já costuma deixar os profissionais nervosos, imagine em outra língua.

Portanto, você deve se preparar muito, demonstrando confiança e sabendo o que responder para provar que você é o candidato ideal para aquela vaga.

Pesquise as perguntas mais comuns que surgem em entrevistas de emprego no exterior e veja a melhor maneira de respondê-las. Estude a vaga para a qual está se candidatando e procure destacar como sua experiência pode ajudar a empresa a obter os resultados que ela precisa.

Outro ponto importante é você “simular” a entrevista com alguém que seja fluente no idioma. Assim, você conseguirá treinar e ainda poderá pedir um feedback da outra pessoa sobre seu desempenho.

 

Fique atento aos programas de incentivo

 

A maioria dos profissionais que desejam um emprego no exterior concentram suas buscas nas grandes capitais ou cidades mais populosas, pensando que as melhores oportunidades se encontram nelas.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem diversas oportunidades para especialistas nas cidades pequenas ou em países com pouca população.

A razão é, justamente, porque os melhores profissionais e especialistas se concentram nas grandes capitais, deixando as cidades menores com carência em diversos setores.

Para contornar isso, o próprio governo do país incentiva a imigração de profissionais que possam suprir estas demandas. Estes programas de incentivo são chamados de Sponsorship Visa. Alguns dos países que possuem estes programas são Canadá, Inglaterra e Austrália. Anualmente, é publicada uma lista com os profissionais que o país mais precisa, através de uma página na internet.

Os profissionais podem acessar a página e escrever sobre a sua intenção de ir trabalhar no país. Assim,  as empresas podem vir a “patrocinar” este visto através de uma vaga de emprego. 

A seleção considera diversas informações sobre o perfil dos profissionais que se candidatam. Algumas delas são fluência no idioma, cursos realizados na área de interesse, anos de experiência, entre outras. Existem vagas para diversas especialidades, como áreas médicas, engenheiros, professores e contadores.

 

Conclusão

 

Agora que você já sabe como se preparar para procurar um emprego no exterior, é hora de colocar em prática as dicas que colocamos aqui.

Há vários países que oferecem muitas oportunidades de trabalho para brasileiros. Cada um deles possui seus desafios e seus encantos, porém, todos têm os mesmos atrativos: segurança, tranquilidade e qualidade de vida.

Além disso, morar em outro país proporcionará experiências únicas e um aprendizado completamente novo. Isso pode até agregar no seu currículo, fazendo você crescer profissionalmente.

Se você gostou do texto e quer saber mais, a BSL Idiomas elaborou o eBook Como Construir uma Carreira Profissional de Sucesso, para te ajudar a ter uma carreira bem-sucedida.

BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!!

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 11/10/2019
Como abandonar a legenda de filmes e séries

Abandonar a legenda de filmes e séries é o objetivo de muitos alunos de inglês. Se esse é seu caso, venha descobrir como fazer isso!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 04/10/2019
Frases importantes em inglês para usar no exterior

Uma lista de frases importantes em inglês para você usar na sua primeira viagem internacional

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 27/09/2019
Emprego no exterior: oportunidades para fora do Brasil

Descubra as oportunidades que existem para quem deseja encontrar um emprego no exterior.

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/09/2019
Como ser independente depois dos 50 anos em outro país

Você sempre sonhou em viver lá fora, mas não sabe como se manter independente depois dos 50 anos morando no exterior? Veja nossas recomendações!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 13/09/2019
Ditados populares em inglês: A storm in a tea cup

Ditados populares e frases pequenas em inglês podem ser uma boa forma de aprimorar o idioma no dia-a-dia.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/09/2019
Por que as pessoas têm dificuldade em aprender inglês?

Você sente alguma dificuldade em aprender inglês? Venha saber quais são as dificuldades mais comuns e como superá-las!