Dicas para melhorar o inglês no ambiente de trabalho

Conheça várias maneiras de estudar inglês e aprimorar seu dia a dia no ambiente de trabalho. Isso pode mudar seu salário!

  • 17/01/2020
  • Por: BSL Idiomas

A comunicação no ambiente de trabalho é uma competência cada vez mais valorizada. Saber se comunicar com clientes, fornecedores e colegas de forma eficaz são atributos indispensáveis para qualquer profissional.

Se o domínio do idioma nativo é essencial dentro das organizações, a fluência em outro idioma é um diferencial. No entanto, muitas pessoas sentem-se inibidas no ambiente de trabalho em se expressarem nesse idioma. Isso faz com que percam diversas oportunidades de se aprimorarem.

Por isso, nesse post, mostramos diversas dicas de como você pode melhorar o inglês no ambiente de trabalho.

 

A importância do inglês no ambiente de trabalho

 

A globalização e a tecnologia derrubaram as fronteiras no mundo dos negócios, fazendo com que o inglês se tornasse essencial.

Apesar de muitas pessoas ainda acreditarem que ele deixou de ser um diferencial, tornando-se um pré-requisito, a realidade é bem diferente. Isso porque a maioria dos profissionais brasileiros ainda não consegue se comunicar fluentemente.

No entanto, a sua importância é tamanha que pode, inclusive, impactar no seu salário. É o que mostra uma edição da Pesquisa Salarial da Catho, realizada com 900 mil pessoas em mais de 4 mil cidades brasileiras em 2016.

Os resultados mostraram diferenças salariais significativas para profissionais com variados níveis hierárquicos. Relacionando-os com o seu nível de proficiência na língua inglesa, essas diferenças são ainda maiores.

A pesquisa também mostra que a maioria dos profissionais possui apenas o nível básico a intermediário no idioma. Portanto, ter fluência ainda é um diferencial bastante competitivo para conseguir melhores cargos e salários maiores. Isso torna ainda mais importante manter contato permanente com inglês no seu ambiente de trabalho.

 

Como melhorar o inglês no ambiente de trabalho

 

Então, como podemos alcançar um bom nível de inglês para negócios se nem as bases do idioma nós dominamos inteiramente?

 

Pratique o básico: gramática e conjugação

 

Para saber se comunicar perfeitamente, de maneira clara, concisa e objetiva, é necessário dominar a gramática e a conjugação dos verbos em inglês. Ou seja, você não precisa conhecer um vocabulário muito extenso, com termos complicados. Porém, precisará ter domínio pleno da sintaxe, gramática, ortografia e expressão da língua.

Portanto, nossa primeira dica é que você compreenda a gramática do inglês, ainda mais porque ela é muito mais simples do que a gramática do português.

Assim, evitará constrangimentos no ambiente de trabalho. Reuniões com seus colegas, conversas com o supervisor da matriz estrangeira ou negociações com fornecedores e clientes de outros países não serão momentos embaraçosos.

 

Leia jornais e livros em inglês

 

A leitura também pode ser praticada no ambiente de trabalho. Assim, aproveite que você precisa se manter atualizado com o que acontece no seu mercado e leia as notícias em inglês. Opções não faltam. Podem ser jornais como o New York Times ou o Chicago Tribune, revistas especializadas da sua área, livros ou sites na internet como o da BBC.

Tanto a linguagem jornalística quanto a literária são linguagens formais e muito ricas em expressões. Dessa forma, você vai descobrir palavras e frases completamente desconhecidas do seu dia a dia e enriquecer seu vocabulário.

Sendo assim, praticar a leitura diária pode aprimorar muito seu conhecimento da língua. Então, rapidamente, você perceberá a diferença no seu nível de proficiência.

 

Legendas em inglês

 

Os vídeos e áudios são cada vez mais usados para informar e capacitar no ambiente de trabalho. Portanto, aproveite para usar as legendas em inglês, sempre que surgir a oportunidade. Assim, estará ouvindo a pronúncia, ao mesmo tempo em que olha como as palavras são escritas.

Utilizar as memórias visual e auditiva em conjunto é uma excelente maneira de acelerar seu aprendizado. Dessa forma, este método vai lhe trazer conceitos práticos em inglês para negócios, além de um conhecimento geral da língua, com frases e palavras utilizadas no dia a dia do seu segmento de mercado.

 

Configure seu computador em inglês

 

Essa dica pode parecer simples e óbvia, a princípio, mas é algo prático que você pode fazer no seu ambiente de trabalho.

Configurar seu computador na língua inglesa pode ajudar muito a sua leitura e compreensão, ajudando-o a ampliar e se habituar a um vocabulário específico para negócios.

O ideal é você usar o inglês como linguagem principal em todas as suas ferramentas computacionais. Isso significa configurar programas, aplicativos, sistema operacional, caixa de e-mails, ferramentas de revisão, edição, fórmulas de Excel, banco de dados, redes sociais e, até mesmo, na pesquisa no Google.

Mesmo que você sinta um pouco de dificuldade no início, logo se acostumará, pois, as expressões serão recorrentes e em breve você fará as associações corretas com a língua materna.

Você também pode ampliar essa dica, estendendo-a aos seus aparelhos eletrônicos como celular e tablet. É uma mudança que pode ser feita hoje mesmo, sem muito trabalho, e que já pode lhe render novos conhecimentos.

 

Treine seu ouvido

 

Todo mundo sabe o quanto é importante praticar a escuta no inglês. Captar a pronúncia e entender o que está sendo dito é essencial para elaborar uma resposta correta. Por isso seu ouvido precisa ser treinado.

Existem várias maneiras de fazer isso no ambiente de trabalho:

  • Músicas. Você pode colocar playlists no YouTube, no Spotify ou mesmo no player do seu celular para escutar enquanto trabalha. Ouvir músicas em inglês é uma forma de acostumar seu ouvido ao idioma e às pronúncias corretas das palavras – além, é claro, de ser prazeroso e divertido!
  • Podcasts. Eles já se tornaram uma excelente alternativa para quem não tem tempo ou não gosta de ler. Experimente ouvir podcasts em inglês com as pessoas conversando sobre variados assuntos ou alguém ensinando algo relevante para seu trabalho. Além de saber a pronunciação certa da língua, ainda poderá aprender novas palavras e ficar informado sobre o que está acontecendo mundo afora.
  • Programas de rádio. Algumas rádios estrangeiras, como a CBC, do Canadá, disponibilizam em seus sites um player para os programas serem ouvidos ao vivo ou também as suas gravações. É outra forma de ouvir o idioma falado pelos nativos e manter-se informado sobre as notícias do mundo;

 

Conversar com nativos de inglês

 

Se você pretende alcançar a fluência perfeita no inglês será preciso praticar a expressão oral. E nada melhor do que conversar com alguém que seja nativo na língua. Isso porque eles costumam falar mais rápido, ter sotaque e utilizar gírias, o que é de grande utilidade para nosso aprendizado. Inlcusive, para isso, não há necessidade de viajar para outro país.

Graças à popularidade dos programas de intercâmbio universitário e profissional existem dezenas de pessoas de outros países estudando e trabalhando no Brasil. Mesmo que você não conheça ninguém, é bem provável que alguém do seu círculo de amizades ou no próprio ambiente de trabalho conheça uma pessoa estrangeira.

Também existem, atualmente, diversos sites onde é possível conversar com estrangeiros para aperfeiçoar o seu inglês

 

Agende suas tarefas em inglês

 

Todos nós temos que lidar com diversos compromissos e tarefas diárias no ambiente de trabalho. Que tal organizá-las em inglês?!

Você pode separar tudo que precisa fazer durante a semana usando termos em inglês. O ideal é fazer uma lista das suas atividades, por ordem de prioridade, escrevendo, por extenso, o que deverá fazer. Aproveite para detalhar e colocar observações relevantes sobre os compromissos.

Você pode utilizar uma agenda física, a agenda do computador ou um aplicativo no celular. Essa é uma ótima maneira de ampliar o seu vocabulário e conhecer palavras-chave para compromissos do dia.

 

Aproveite os intervalos para praticar inglês

 

A hora do café e do almoço podem ser ótimas oportunidades para estudar inglês no seu ambiente de trabalho. Há muitas maneiras de fazer isso. Por exemplo, você pode utilizar esses intervalos para fazer lições curtas, mas que são relevantes para a evolução do seu aprendizado.

Existem várias opções de aplicativos para estudar inglês que organizam pequenas sessões, envolvendo testes de vocabulário, exercícios de escuta e também de pronúncia. Tudo bem simples e rápido, afinal você não pode perder muito tempo.

Outra opção é encontrar um colega de trabalho que também queira ou precise aprimorar o inglês e combinar de conversarem apenas nesse idioma durante o café ou almoço.

 

Agora é com você! Pronto para aprimorar seu inglês?

 

Melhorar o seu domínio de inglês permitirá que você concorra a cargos de maior responsabilidade em grandes empresas multinacionais no Brasil ou no exterior. Nestas empresas, você terá de falar, ouvir, escrever e ler em inglês diariamente.

E agora que você já conhece diversas formas de aprimorar seu inglês no ambiente de trabalho é só colocar em prática as dicas do post. Elas ajudarão a melhorar o seu inglês no mundo corporativo, contribuindo para que você se destaque como um profissional que domina esse idioma tão importante no mundo dos negócios.

Quer saber mais dicas de como aprender inglês? CLICA AQUI!

Posts Relacionados

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 21/02/2020
Principais universidades estrangeiras que aceitam brasileiros em intercâmbios

Conheça as principais universidades estrangeiras que aceitam estudantes brasileiros em intercâmbios e confira nossas dicas para ingressar nesses cursos!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/02/2020
Como fazer um mestrado sanduíche

Saiba quais ações tomar para concretizar seu sonho de fazer um mestrado sanduíche e como essa experiência pode enriquecer a sua carreira.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 07/02/2020
Universidades estrangeiras que oferecerem cursos gratuitos

Fazer cursos em universidades estrangeiras online e de graça é completamente possível hoje em dia. Veja algumas das melhores oportunidades!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 24/01/2020
30 phrasal verbs mais comuns em inglês e seus significados

Conheça alguns dos phrasal verbs mais comuns e saiba como usá-los corretamente.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 17/01/2020
Dicas para melhorar o inglês no ambiente de trabalho

Conheça várias maneiras de estudar inglês e aprimorar seu dia a dia no ambiente de trabalho. Isso pode mudar seu salário!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 10/01/2020
9 filmes de drama clássicos para o final de semana

Venha descobrir quais são os melhores filmes de drama clássicos que vão fazer do seu final de semana uma aventura emocionante!