Como subir de cargo na empresa com o inglês

Aprenda o que é necessário fazer para subir de cargo na empresa e crescer profissionalmente dentro do mercado de trabalho.

  • 30/08/2019
  • Por: BSL Idiomas

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Assim, profissionais disputam cada vaga e promoção que surgem nas empresas. Nesse cenário, se torna um desafio para o profissional subir de cargo.

No entanto, apesar das dificuldades, as organizações sempre precisam de pessoas bem preparadas. Para isso, elas precisam reunir competências necessárias para contribuir com o crescimento da empresa.

Se você deseja se tornar uma destas pessoas, continue lendo. Neste artigo, nós indicamos o que você precisa fazer para subir de cargo e crescer na carreira.

 

Como subir de cargo na empresa

 

Subir de cargo na empresa, tornando-se um gestor ou líder, requer mais do que capacitação técnica.

Afinal, esses profissionais precisarão entregar resultados. Isso é extremamente importante em um mercado cada vez mais competitivo e sujeito a mudanças constantes. Portanto, aqui estão as dicas que ajudarão você a ser promovido dentro da empresa.

 

Adeque o seu perfil para o cargo

 

Todo cargo demanda um perfil de profissional que possua determinadas competências técnicas. Além disso, são necessárias características comportamentais específicas à realização das atividades propostas.

Portanto, o primeiro passo para subir de cargo é estudar, detalhadamente, como é este perfil. Liste todas as características profissionais necessárias e compare-as com o seu currículo.

O objetivo é identificar quais são as competências que você já possui. Assim, você também visualizará quais precisa desenvolver para se tornar o candidato perfeito para o cargo.

 

Conheça seus pontos fortes e fracos

 

Essa dica é complementar à anterior na sua preparação para subir de cargo na empresa. Todas as pessoas possuem pontos fortes e fracos que afetam seu desempenho e resultados. Daí a importância de se conscientizar deles, para saber qual o impacto sobre o cargo desejado.

Assim, você será capaz de definir se um ponto fraco é essencial, buscando a capacitação necessária. Por outro lado, também poderá buscar maneiras de otimizar seus pontos fortes, lapidando seus talentos naturais. Isso pode aumentar as chances de ser escolhido.

 

Ouça os feedbacks

 

O feedback, quando bem usado, é uma ótima ferramenta de desenvolvimento profissional. No entanto, é necessário que você tenha a humildade necessária para ouvir o que seu gestor e seus colegas falam de você e do resultado do seu trabalho.

Tenha em mente que as outras pessoas possuem uma visão mais isenta das suas atitudes e comportamentos. Assim, a opinião deles pode conter informações valiosas.

Dessa forma, sabendo ouvir por entre as críticas, conseguirá identificar os pontos de melhoria e se esforçar para obter melhores resultados.

 

Identifique-se com os valores da organização

 

Esse é um aspecto que passa despercebido à maioria dos profissionais que almeja subir de cargo. A cultura organizacional abrange a missão, a visão e os valores da empresa, que ditam as regras de comportamento. Isso reflete o que é esperado dos seus colaboradores e normatiza o ambiente de trabalho.

Quando o profissional não consegue concordar ou se adaptar à cultura da empresa, sente-se incomodado. Dessa forma, sua produtividade cai, o que não é um bom sinal para quem deseja ser promovido.

Além disso, uma promoção exige muito preparo, planejamento e dedicação, o que inclui um desejo de permanecer a médio e longo prazo na empresa. Isso só será possível se você gostar de trabalhar nela.

Inclusive, seus sentimentos serão notados pelos seus superiores, influenciando na sua avaliação. Assim, o profissional que trabalha com prazer possui um brilho nos olhos e uma energia contagiante. Por outro lado, os insatisfeitos fazem apenas o necessário, esperando ansiosamente o final de semana ou as férias.

 

Conheça todos os processos da empresa

 

O profissional que busca ser elegível para subir de cargo não deve se limitar a conhecer apenas as tarefas específicas de seu setor.

Pessoas com visão global, que conhecem todos os processos da empresa e os problemas que ela precisa resolver, são muito valorizadas. Portanto, pesquise as atividades dos outros setores e converse com as pessoas que trabalham nos outros departamentos.

Se for possível, peça ao RH para realizar o job rotation. Essa é uma prática em que um profissional passa um tempo trabalhando em outro setor da empresa para conhecer melhor seus processos.

Além do conhecimento adquirido, ainda existe a chance de você chamar a atenção do seu gestor pelo interesse demonstrado.

 

Construa um bom relacionamento

 

Em qualquer empresa, subir de cargo depende tanto do empenho pessoal como das suas relações com os outros colaboradores.

Isso funciona em 360 graus, ou seja, para baixo, para o lado e para cima. A competência de relacionamento interpessoal é fundamental. Com isso, se realiza um bom trabalho em equipe no dia a dia. Além disso, isso faz com que você seja lembrado como possível candidato para uma promoção.

Repare que não se trata em “ser bonzinho” com seus colegas de trabalho e, sim, justo e honesto em relação a suas atitudes e decisões. Na verdade, não existem mistérios quanto a manter um bom relacionamento dentro da empresa.

Basta estar disponível para ajudar quem precisar. Não precisa esperar ser solicitado. Ao notar algo que você pode fazer, adiante-se e faça. O reconhecimento e a gratidão de quem recebe uma ajuda desinteressada são sentimentos poderosos e levarão essa pessoa a ajudá-lo quando precisar.

Assim, você fortalece os vínculos com seus colegas e, caso eles sejam consultados sobre sua promoção, poderão falar, sinceramente, a seu favor.

 

Seja intraempreendedor

 

Você sabe o que é ser intraempreendedor? É desenvolver uma atitude empreendedora, mesmo trabalhando dentro de uma empresa. Os empreendedores desenvolvem um perfil específico. Eles contém habilidades únicas, como proatividade, análise de riscos, coragem, criatividade, inovação, entre outras.

Estas habilidades, quando aplicadas dentro de uma empresa, trazem diversos benefícios. Alguns deles são mais eficiência nos processos, maior produtividade individual, melhores resultados e, consequentemente, mais lucro.

Portanto, trabalhe como se você estivesse na sua própria empresa. O seu engajamento será notado, com certeza. Dessa forma, isso contará pontos quando existir a possibilidade de subir de cargo na empresa.

 

Surpreenda seu chefe

 

Se você seguir à risca a dica de conhecer todos os processos da empresa, poderá ter ideias sobre como melhorá-los. Além disso, saberá como resolver um problema que traz prejuízos para a organização.

Quando isso acontecer, tente implementar a mudança necessária sozinho, levando os resultados para o seu chefe avaliar, posteriormente.

Se isso não for possível, fale com seu chefe sobre sua ideia. Caso ele acate sua solução, você terá ganho pontos e começará a ser visto como um profissional antenado e proativo, interessado em contribuir com a empresa.

 

Trabalhe a sua comunicação

 

A comunicação é uma das poucas habilidades que devem ser desenvolvidas em todas as atividades profissionais. Afinal, para subir de cargo você precisará saber se comunicar bem, destacando os motivos pelos quais deve ser escolhido para a promoção.

A primeira atitude para começar a se comunicar melhor é aprender a ouvir as pessoas. Todos gostam de receber atenção e, ao fazer isso, você também estará melhorando seu relacionamento com a equipe.

Após isso, procure trabalhar sua articulação, para que seus argumentos, durante as discussões, sejam calmos e lógicos. Muitos profissionais que são excelentes tecnicamente perdem ótimas chances de crescer por perderem a calma quando as outras pessoas não concordam com eles.

 

Conheça profundamente o mercado

 

Conhecimento é uma ferramenta valiosa nas mãos certas. E hoje em dia, ele é cada vez mais desafiador. Isso porque suas atualizações, em qualquer área, acontecem em grande velocidade.

Para quem deseja subir de cargo dentro de uma empresa, estar em dia com as novidades de sua área de atuação é essencial.

Existem diversas maneiras de buscar esses conhecimentos. Você pode fazer workshops presenciais ou cursos online e participar de grupos nas redes sociais para trocar opiniões. Além disso, pode frequentar as feiras e congressos da sua área. Se quiser investir mais pesado, pode se inscrever em uma pós graduação ou MBA.

 

Fale inglês fluentemente

 

A importância do inglês na vida profissional é inquestionável. Vivemos em uma época de globalização, em que estamos em contato com pessoas de todos os lugares do mundo. Isso tanto por meio da cultura, da música, da culinária e, é claro, dos negócios.

Mesmo assim, ainda são raros os profissionais fluentes em inglês. Porém, isso pode ser um diferencial, caso sua empresa precise de alguém em algumas das situações abaixo:

  • Apresentação de projetos: Mesmo que você não trabalhe em uma multinacional, pode ser que surja a oportunidade da sua empresa vender produtos e serviços para outro país. Neste caso, você poderá ser escolhido para apresentar o projeto;
  • Videoconferência: Muitas empresas estão sendo absorvidas por grandes empresas globais e, nesse cenário, as videoconferências em inglês são situações comuns no dia a dia. Nesse caso, o inglês permitirá que você acompanhe e interaja normalmente com os demais integrantes;
  • Clientes internacionais: Pense nas inúmeras vantagens que você pode levar à empresa ao conseguir novos clientes ou fornecedores internacionais. Captar novos clientes é uma tarefa que demanda muita estratégia, e, em inglês, o cuidado é redobrado. Mas, pode ser uma ótima oportunidade para se destacar na empresa.

 

Conclusão

 

Agora você já conhece o caminho para se destacar na sua empresa e subir de cargo. Coloque em práticas as dicas que mostramos neste artigo para aumentar suas chances de alcançar a promoção desejada e crescer profissionalmente.

Além da língua inglesa ser um diferencial para que você suba de cargo dentro da empresa, veja AQUI mais dicas de como construir uma carreira de sucesso. Faça o DOWNLOAD GRATUITO do eBook Como Construir uma Carreira Profissional de Sucesso.

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 13/09/2019
Ditados populares em inglês: A storm in a tea cup

Ditados populares e frases pequenas em inglês podem ser uma boa forma de aprimorar o idioma no dia-a-dia.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/09/2019
Por que as pessoas têm dificuldade em aprender inglês?

Você sente alguma dificuldade em aprender inglês? Venha saber quais são as dificuldades mais comuns e como superá-las!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 30/08/2019
Como subir de cargo na empresa com o inglês

Aprenda o que é necessário fazer para subir de cargo na empresa e crescer profissionalmente dentro do mercado de trabalho.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 23/08/2019
O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 16/08/2019
Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/08/2019
Expressões em Inglês: To set Goals para profissionais

Você está familiarizado com as principais expressões em Inglês usadas no mundo corporativo? Conheça uma delas e aprenda como ela é utilizada!