O inglês pode impulsionar a carreira profissional? Saiba como!

Aprender novos idiomas é uma maneira de se destacar no mercado de trabalho e impulsionar a carreira. Saiba porquê.

  • 21/01/2019
  • Por: BSL Idiomas

Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais importante procurar formas de se destacar, a fim de impulsionar a carreira profissional. Uma das formas mais reconhecidas de melhorar o currículo é aprender um novo idioma. Dentre eles, o inglês é apontado como o mais importante.

Uma das línguas mais faladas do mundo, o inglês tem reconhecida importância dentro da comunidade global. Ele é considerado um dos principais idiomas no mundo corporativo. Além disso, também é um dos fatores que consegue impulsionar a carreira de qualquer profissional.

Independente do tamanho da empresa, ela será influenciada por práticas internacionais de mercado. Em vista disso, é cada vez mais comum que empresas busquem profissionais bilíngues para integrar seu quadro de funcionários.

 

 

Possuir profissionais capacitados é importante para empresas que desejam abrir suas fronteiras e se inserir no mercado internacional. Por isso tais empresas tenderão a valorizar a contratação de funcionários que possuem um ou mais idiomas em seu currículo.

Perceba que essa exigência por profissionais qualificados já apresenta uma forma de impulsionar a carreira profissional. Atualmente muitas das entrevistas conduzidas por empresas estão sendo em inglês, mesmo em países em que o idioma não é considerado a língua oficial. Isso se dá pela necessidade de verificar o nível de fluência do candidato para a vaga.

Desde já, se você estiver procurando meios de impulsionar a carreira, continue lendo este post. Você entenderá como se colocar em um lugar de destaque ao aprender inglês!

 

1. O inglês é o idioma internacional da comunicação

Estima-se que mais de 6000 idiomas sejam falados ao redor do mundo. Você já deve ter imaginado que é impossível aprender todos eles, certo? Por isso, para facilitar a comunicação, existem línguas consideradas universais. São aquelas ensinadas nas escolas e que serão a principal opção para estabelecer a comunicação. Uma dessas línguas e, na verdade, a principal delas, é o inglês.

Embora o mandarim e o espanhol tenham um número absoluto maior de falantes nativos, a língua inglesa continua sendo a opção número um. Com a globalização e a consequente internacionalização das empresas, saber inglês tem se tornado um requisito cada vez mais frequente na hora de entrevistar os candidatos e você pode se destacar e impulsionar a carreira através do idioma.

Se você está procurando emprego e deseja se diferenciar dos outros candidatos, ou se você já está empregado, mas deseja uma promoção, o inglês pode ser um importante fator distintivo. Muitas empresas ao redor do mundo e até mesmo empresas brasileiras conduzem reuniões em inglês. Por isso, valorizam profissionais que tenham domínio do idioma.

 

2. Dominar o idioma universal da cultura e tecnologia pode impulsionar a carreira

Não é difícil perceber a influência da língua inglesa no nosso dia-a-dia. Basta ligar o rádio e a televisão ou fazer uma rápida pesquisa na internet para sermos bombardeados de informações produzidas no idioma.

Filmes, músicas, séries e notícias são veiculados diariamente ao redor do mundo e são grandes responsáveis pela aproximação de diferentes culturas e diminuição de fronteiras, sendo que grande parte desse conteúdo é fornecido no chamado idioma universal.

Isso acontece porque os principais veículos de comunicação e entretenimento do mundo foram criados em países cuja principal língua é o inglês. Além disso, alguns dos maiores clássicos da literatura mundial também foram escritos nesse tão importante idioma.

 

 

E, assim como o mundo da comunicação, o universo tecnológico também tem grande parte do seu conteúdo disponível na língua inglesa. Gadgets, softwares e a própria palavra internet são apenas exemplos do extenso vocabulário tecnológico que, inclusive, chega a ser adotado em outras línguas.

Levando em consideração esse enorme acervo de conteúdo elaborado em inglês, dominar o idioma é um importante auxílio na hora de obter conhecimentos específicos sobre os mais variados assuntos para impulsionar a carreira.

Portanto, fica clara a importância da língua inglesa nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

 

3. Aprender inglês pode ajudar a ampliar seus contatos

Sabe-se que fazer contatos é uma importante maneira de se manter ativo, se tornar conhecido e, consequentemente, impulsionar a carreira profissional. Nunca se sabe quem será aquele amigo que poderá te indicar para o novo emprego dos sonhos ou fazer a carta de referência que te ajudará a conseguir aquela tão desejada promoção.

Agora imagine se você tiver a chance de fazer contatos em diversos lugares do mundo. Isso provavelmente significará mais oportunidades para impulsionar a carreira, certo?

Além do mais, com a globalização do mercado de trabalho, cada vez mais empresas buscam funcionários que tenham a habilidade de se comunicar com parceiros e clientes ao redor do mundo.

Entrar em contato com diferentes culturas e pessoas de outros lugares do mundo é importante mesmo que você não tenha interesse em morar fora do país. Por isso, não subestime a importância de se criar uma rede de contatos mundial.

 

4. Ampliar as oportunidades de negócios

Se você é dono de uma empresa ou pretende abrir uma empresa, aprimorar seus conhecimentos de língua inglesa será fundamental. Isso ampliará suas oportunidades de negócios, podendo colocar sua empresa no mercado internacional.

E para aqueles que estão no mercado de trabalho ou buscam se inserir nele, dominar o idioma fornece uma oportunidade extra de conseguir uma chance fora do Brasil. Além de, é claro, impulsionar a carreira profissional no exterior.

Mas o que isso quer dizer?

 

 

A economia brasileira é reconhecidamente forte ao redor do mundo. Por isso muitas empresas buscam fazer negócios com companhias brasileiras. Para isso, eles precisam de pessoas que sejam fluentes no português brasileiro.

Faça uma pesquisa no Google por “brazilian portuguese Jobs” e você se deparará com diversas vagas ao redor do mundo. Encontrará oportunidades para engenheiros, programadores, comunicadores, tradutores, etc.

No entanto, saber o português e ter conhecimento na área específica da vaga não garantirá o emprego. Você também precisará falar inglês para poder se comunicar em sua nova empresa e interagir com colegas e clientes internacionais.

 

5. Acesso às melhores universidades do mundo

Sabe-se que ter um diploma universitário é um importante fator para aprimorar o currículo. Por isso, a busca por cursos de especialização tem se tornado cada vez mais comum.

Ao aprender inglês, você ampliará o leque de universidades nas quais poderá estudar. E não somente em países de língua inglesa, mas também em outros países que oferecem programas de estudos na língua.

Além disso, algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard, MIT, Princeton e Cambridge são em países anglófonos. Muitas dessas universidades oferecem cursos de verão ou programas especiais para alunos estrangeiros. Para ingressar nelas é necessário ter um diploma de proficiência em inglês.

Pessoas que falam mais de um idioma e tem vivência internacional são valorizadas por empresas internacionais e multinacionais. Com certeza essa experiência será uma excelente forma de impulsionar a carreira.

 

6. Chance de aumentar o salário e viajar a trabalho

Uma pesquisa salarial realizada pela Catho revelou que a diferença salarial entre profissionais fluentes na língua inglesa e profissionais que não são fluentes ultrapassa os 60%.

Quanto maiores forem as habilidades apresentadas em seu currículo, maior oportunidade você terá para se candidatar a vagas com remuneração alta ou reivindicar um aumento de salário. Caso surja uma oportunidade de viajar para representar a empresa fora do país, será natural que um funcionário que domine o idioma seja escolhido para tal empreitada, por sua capacidade de comunicação e negociação.

No atual cenário econômico, com a competitividade por postos de trabalho cada vez mais acirrada, ser um profissional com conhecimento de outro idioma além do nativo é essencial para se diferenciar dos concorrentes.

Embora esse seja um fator eliminatório no processo seletivo de diversas companhias, muitos profissionais ainda se recusam a reconhecer a importância de estudar a língua inglesa e, por isso, acabam causando um retrocesso em suas carreiras. Por quê?

Imagine que duas pessoas aplicaram para a mesma vaga. As duas são altamente qualificadas, possuem diploma universitário e experiência na área. No entanto, uma tem inglês fluente e a outra não possui conhecimento no idioma. Qual delas você acha que será contratada pela empresa?

 

Independente de qual seja a sua área de atuação…

Ter domínio do inglês é essencial. Além disso, tem se tornado uma exigência cada vez mais comum de empresas por todo o país. Aprender o idioma te dará a oportunidade de conseguir cargos mais altos e alavancar possíveis oportunidades internacionais.

Alguns especialistas afirmam, inclusive, que o inglês se tornará item obrigatório nos currículos profissionais. Estudar inglês será uma importante forma de trazer benefícios para sua carreira. Te capacitará para conseguir desempenhar atividades de forma mais eficiente. E poderá, também, trazer recompensas como um aumento de salário ou uma promoção.

 

 

Em conclusão, se agora você sabe como impulsionar a carreira, vai precisar do nosso e-book com mais dicas para ter sucesso profissional. Baixe AQUI!
Mas se você pretende fazer um intercâmbio para melhorar o currículo e a fluência no inglês, nós temos um e-book perfeito para o caso: UM MANUAL COMPLETO para fazer um intercâmbio. Baixe agora sem pagar nada!

Posts Relacionados

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/05/2019
Universidades norte-americanas: como estudar nelas?

Quer estudar em universidades norte-americanas? Vem com a gente e descubra tudo o que é preciso para chegar lá!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Diferencial competitivo: por que o inglês é um deles?

Saiba qual o diferencial competitivo que um bom currículo precisa ter e como o inglês pode valorizá-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Como melhorar o currículo profissional com um curso de inglês?

Com o aumento da competitividade no mercado do trabalho, tem se tornado essencial melhorar o currículo. Veja algumas formas de fazê-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/02/2019
Descubra os 6 principais motivos que te deixam inseguro no trabalho!

Conheça os 6 motivos que causam insegurança no trabalho e o que fazer para resolver este problema.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
8 melhores aplicativos e sites para você organizar filmes e séries!

Conheça 8 sites e aplicativos para organizar filmes e séries e nunca mais se perca nos episódios da sua maratona!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
Você viu as oportunidades de emprego no mercado? Vem ver!

Está procurando oportunidades de emprego? Descubra como saber inglês pode ajudá-lo nessa busca!