Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

  • 16/08/2019
  • Por: BSL Idiomas

Imagina que maravilha se pudéssemos aprender uma língua nova no conforto de nossas casas? Seria um sonho, não? Mas isso é possível por meio de diversas alternativas existentes para aprimorar o conhecimento linguístico nas horas de lazer. É possível aprender inglês com jogos, filmes, séries e músicas!

Sabemos que aprender inglês tem se tornado um item primordial na lista de muitas pessoas. No entanto, o pensamento de ficar horas em uma sala de aula e ter que estudar em casa pode ser um pouco desanimador. Embora o período de classe seja importante para adquirir conhecimentos gramaticais, essa não é a única forma de entrar em contato com a língua.

Estudos comprovam que é mais fácil aprendermos e fixarmos conteúdo quando estamos fazendo alguma coisa que gostamos. Com isso, cada vez mais pessoas tem recorrido a métodos alternativos para complementar seus estudos.

Por exemplo, pesquisar a letra daquela música que ouvimos o tempo todo na rádio e repetir junto com o cantor até conseguir canta-la é uma forma. Assistir sua série preferida com legendas em inglês e tentar entender e repetir os diálogos é outra ideia.

Além desses métodos, também é possível aprender inglês com jogos. E não, não estamos falando daqueles joguinhos que os professores de idioma dão durante a aula. Estamos falando dos seus jogos preferidos para videogame e celular. Mas como fazer isso?

 

Aprenda inglês com jogos adequados para seu nível

 

Uma das primeiras coisas que fazemos quando vamos nos matricular em uma escola de inglês é um teste de nível. Ele é responsável por atestar nosso conhecimento a fim de sermos colocados na classe adequada para aprendermos o máximo possível.

Se isso acontece na escola, por que não aplicar o mesmo método na hora de escolher o próximo jogo que você vai comprar? Alguns jogos são mais adequados para quem acabou de começar a aprender inglês. Por outro lado, outros contém diálogos mais complexos e são indicados para quem já possui nível intermediário ou avançado da língua.

Quando comprar um jogo, verifique se ele está disponível em inglês e procure se informar sobre a complexidade dos diálogos. Além disso, pesquise o nível de leitura exigido, porque é por meio deles que você poderá apender inglês com jogos.

 

Não pule os textos de enredo!

 

A maioria dos jogos costuma ter enredos que servem para contextualizar as cenas, como em God of War por exemplo. Sabemos que o instinto inicial é de pular rapidamente todas essas telas e descobrir como o jogo funciona na prática. Mas que tal não seguir o instinto dessa vez?

Isso porque essas explicações iniciais podem ser uma ótima forma de treinar as habilidades de interpretação de texto. Além disso, elas ajudam a ampliar o vocabulário. Em vez de passar rapidamente por esses textos, procure ler atentamente e, quem sabe, até repetir em voz alta. Assim será mais fácil de você aprender inglês com jogos e entender a história.

Com certeza isso irá ajudar não somente a passar daquela fase que parece não fazer sentido nenhum, mas também a compreender e gravar melhor palavras desconhecidas em inglês.

 

Aproveite para escutar com atenção os diálogos dos jogos

 

Além dos textos, os diálogos também são uma ótima maneira de adquirir um vocabulário maior. Isso porque eles costumam conter frases que podem ser usadas no dia a dia e de fácil compreensão. Está percebendo o quão fácil é aprender inglês com jogos? Você pode se comunicar no idioma com os conhecimentos que adquiriu nos games. 

Treine seus ouvidos e ouça atentamente as falas dos personagens. Busque repeti-las e entender os seus significados. Isso pode ser fácil, uma vez que a maioria dos diálogos são baseados no cotidiano. Dessa forma, não contém palavras muito específicas e, mesmo se contiver, você ainda poderá usar o que aprendeu. Ou seja, você pode usar o inglês com outros competidores, caso o game seja online. 

Desse modo, você poderá não apenas reforçar o conteúdo que já conhece e entende, como também aprender palavras novas. Até mesmo, quem sabe, algumas gírias, expressões e termos que provavelmente não aprenderia na sala de aula. Só consulte o significado deles antes de sair repetindo, ok?

 

Jogue online com outros jogadores 

 

Uma das grandes vantagens da tecnologia é facilitar a possibilidade de interação com outras pessoas sem sair de casa. Use isso a seu proveito! Hoje em dia existem jogos multiplayer, que podem ser jogados online. Isso significa mais uma oportunidade de aprender inglês com jogos, desta vez online!

Através desses jogos é possível entrar em contato com pessoas de qualquer lugar do mundo. Essa é uma ótima maneira de treinar tanto a habilidade de escutar quanto a pronúncia. Além disso, quem sabe, até mesmo fazer amigos internacionais.

Aprender inglês com jogos pode trazer muitos benefícios para você. Inclusive, outra vantagem de jogar com outros competidores é ouvir pronúncias diferentes. Vença a timidez e aproveite esses jogos para falar e praticar.

Não sinta vergonha!

Essa é a dica número um para pessoas que estão aprendendo idiomas novos. Sendo assim, com certeza não será diferente para aqueles que pretendem treinar suas habilidades de fala e aprender inglês com jogos online. Não tenha vergonha de falar e perguntar caso não tenha entendido o significado de uma palavra. A maioria dos jogadores está disposto a ajudar, já que todos têm o mesmo objetivo em comum: ganhar o jogo.

 

Dicas de jogos para aprimorar seu inglês

 

Conforme dissemos, quem deseja aprender inglês com jogos dispõe de uma imensa variedade de opções. Mas, às vezes, é difícil saber qual jogo escolher. Por isso, indicaremos alguns jogos que podem ser uma ótima ajuda para aprimorar suas habilidades linguísticas.

 

1. Pokemon Go

A série de caça aos Pokémons lançada para aparelhos Android e Iphone é um dos melhores jogos para aprender inglês. O jogo conta com muitos textos que servem para contextualizar o jogador e, por não serem complexos, são interessantes para quem deseja ampliar o vocabulário.

Além disso, por ser portátil, é possível treinar (tanto o inglês quanto seus Pokémons) em qualquer lugar, o que torna a tarefa mais fácil e divertida.

O jogo é bastante visual e os textos são geralmente apresentados por personagens, através de balões de fala. Ao entrar em uma batalha Pokémon ou capturar um monstrinho novo, por exemplo, você poderá aprender vocabulários ligados a movimentos ou cenários.

 

2. World of Warcraft (WOW)

Considerado um dos melhores e mais populares jogos de aventura, o jogo dá a possibilidade de interagir com pessoas de todos os lugares do mundo. Além disso, apresenta um grande volume de textos e descrições que servem para guiar o jogador enquanto ele cumpre suas missões.

Uma outra vantagem do jogo é a possibilidade de mudar de idioma a qualquer momento, transitando facilmente do português para o inglês e vice-versa. Por isso, aproveite a oportunidade para interagir com jogadores nativos do inglês e treinar suas habilidades de fala.

 

3. The Sims

Um dos jogos de simulação mais famosos do mundo, no The Sims é possível criar personagens e interagir em situações do cotidiano.

Embora a língua falada pelos personagens não seja inglês, é possível configurar os comandos para a língua e, assim, aprender palavras ligadas a ações do dia a dia. Quer forma mais fácil e divertida de aprender palavras novas?

Basta clicar em outro personagem ou em um objeto para que uma lista de opções apareça, indicando as ações passíveis de serem realizadas. Pode ser que no começo você precise traduzir algumas das palavras, mas com o tempo irá se acostumar a associar o termo ao objeto. Isso faz com que o vocabulário se torne mais natural e mais fácil de aprender.

 

4. Grand Theft Auto (GTA)

Seguindo o mesmo princípio de outros jogos com enredo, no GTA é possível ter acesso não somente a textos. Ele proporciona descrições do enredo e das ações a serem realizadas, além de diálogos entre os personagens.

No caso do GTA V, por exemplo, tem-se três personagens principais, cada um de uma etnia e classe social diferente. Isso dá a possibilidade de interagir com três formas de falar distintas entre si, todas baseadas em diálogos do cotidiano.

Tome cuidado para não focar apenas nos palavrões (que são muitos nesse jogo) e preste atenção nas descrições fornecidas em algumas missões. Tudo isso irá enriquecer ainda mais seu vocabulário.

 

5. The Walking Dead

O jogo, assim como a série de TV, baseia-se nas histórias de quadrinhos, dando ênfase ao desenvolvimento das histórias e personagens.

Os diálogos e ações dos protagonistas são influenciados pelas ações tomadas pelo jogador e, por isso, exigem atitudes rápidas. Com isso, você treinará sua capacidade de compreensão e leitura dinâmica, aprendendo por associação.

 

Para encerrar 

 

Aprender inglês pode se tornar uma tarefa mais fácil quando estamos nos divertindo. Por isso, para driblar o tédio de lições cansativas e repetições, considere utilizar seus hobbies como forma de aprendizado.

Além dos jogos citados, também é possível aprender inglês com jogos online desenvolvidos especificamente para esse fim. Interativos e coloridos, eles buscam ampliar o vocabulário e a compreensão dos jogadores através da associação de palavras.

Dessa forma, o tempo que passamos na frente de videogames ou computadores pode ser aproveitado de forma produtiva, eficaz e descontraída. Transforme seus aparelhos eletrônicos em professores seguindo as dicas acima. Boa aula e boa diversão!

Agora que você já sabe os próximos games que vai jogar, aproveite e baixe gratuitamente um eBook com dicas infalíveis para estudar inglês para o vestibular. Baixe AGORA!

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 13/09/2019
Ditados populares em inglês: A storm in a tea cup

Ditados populares e frases pequenas em inglês podem ser uma boa forma de aprimorar o idioma no dia-a-dia.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 06/09/2019
Por que as pessoas têm dificuldade em aprender inglês?

Você sente alguma dificuldade em aprender inglês? Venha saber quais são as dificuldades mais comuns e como superá-las!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 30/08/2019
Como subir de cargo na empresa com o inglês

Aprenda o que é necessário fazer para subir de cargo na empresa e crescer profissionalmente dentro do mercado de trabalho.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 23/08/2019
O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 16/08/2019
Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/08/2019
Expressões em Inglês: To set Goals para profissionais

Você está familiarizado com as principais expressões em Inglês usadas no mundo corporativo? Conheça uma delas e aprenda como ela é utilizada!