Como escolher a melhor escola de inglês em 6 passos simples.

Escolher a melhor escola de inglês não é uma tarefa fácil, dentre tantas opções. Por isso, trazemos esse post para ajudar você nessa hora.

  • 22/01/2019
  • Por: BSL Idiomas

Estudos comprovam que falar mais de um idioma é uma forma garantida de se destacar no mercado de trabalho e conseguir boas vagas de emprego. Por isso, cada vez mais pessoas tem se interessado por estudar uma nova língua, e a grande maioria opta pelo inglês. Mas, dentre tantas opções disponíveis, como escolher a melhor escola de inglês?

Estudos recentes relacionados ao mercado de trabalho comprovam que profissionais que possuem fluência no idioma inglês têm melhores chances de conseguir um bom emprego ou serem promovidos em seu atual trabalho. A falta de conhecimento no idioma tem se tornado uma barreira profissional cada vez maior.

Tendo isso em mente, a procura por métodos de aprender a língua inglesa tem se tornado cada vez maior. Desde aplicativos até aulas online, estudantes e profissionais tem avaliado qual o método mais eficiente de aprofundar os conhecimentos do idioma. A procura por escolas de inglês também tem se tornado cada vez maior.

É preciso deixar claro que aprender um novo idioma requer prática e dedicação do estudante. Nenhuma escola é capaz de fazer milagres se o aluno não estudar. Mas, ao mesmo tempo, escolher a escola certa também será importante para alavancar os estudos e ter maior proximidade com o idioma.

 

 

Escolher a melhor escola de inglês dentre tantas opções disponíveis por ser uma tarefa muito difícil. Por isso, apresentaremos alguns critérios para ajudar você a entender como e o quê procurar em uma escola.

 

Como escolher a melhor escola de inglês?

Para escolher a melhor escola de inglês, alguns critérios devem ser levados em consideração. Lembre-se que nem todo aluno é igual, e cada pessoa aprende em um ritmo diferente e se adapta melhor a métodos diversos. Por isso, escolas que apresentam maior diversidade no método de ensino podem ser uma vantagem maior.

Separamos abaixo uma lista de itens para que você possa avaliar suas opções de escola e escolher aquela que considerar a melhor escola de inglês de acordo com o que deseja atingir.

 

1. Como a escola garante seu aprendizado?

É importante lembrar que estudar em uma escola de idiomas é um investimento tanto de tempo quanto de dinheiro. Então, é preciso avaliar bem cada escola antes de tomar sua decisão.

Desconfie de escolas que apresentam slogans que garantem o aprendizado em tempo recorde. Como dissemos, leva algum tempo para aprender uma língua nova. Se o estabelecimento prometer que em três meses você irá do iniciante ao fluente, talvez essa não seja a melhor escola de inglês para você, porque eles não estão sendo sinceros.

Visite as escolas que você mais gosta e pergunte se pode assistir uma aula gratuita para avaliar os professores. Assim, será possível ver quantos alunos tem por classe, quais os materiais e método de ensino utilizado. Também poderá ver a didática do professor e outros elementos que serão essenciais na hora do seu aprendizado.

 

 

Fuja de escolas que tem muitos alunos na sala de aula, porque o professor com certeza não terá tempo para dedicar atenção a cada um deles. Verifique o currículo profissional dos professores e suas formações acadêmicas. Converse também com outros alunos para ver o que eles acham da escola.

Peça para ver o contrato antes de assiná-lo, e preste bastante atenção em cada um dos termos. Além disso, também pode ser interessante fazer uma pesquisa online para verificar se há reclamações sobre a escola.

Também é necessário verificar o contrato para ler exatamente pelo que você está pagando. Algumas escolas anunciam acordos extremamente baratos e chamativos. Porém, quando vamos verificar as cláusulas, percebemos que itens como material escolar não estão inclusos.

 

2. A escola usa tecnologias?

Vamos ser sinceros: não há nada mais tedioso do que ficar em uma sala de aula com um professor falando sem parar durante duas horas. Vivemos em uma era muito tecnológica. A melhor escola de inglês será aquela que entender que tecnologia e ensino podem ser grandes aliados.

É aí que a aula teste se torna importante novamente. Alguns professores podem ter anos de formação e experiência no exterior, mas absolutamente nenhuma didática. Verificar como o professor é em sala de aula e se ele faz uso de tecnologias será uma boa forma de se decidir entre uma escola ou outra.

A tecnologia é especialmente importante na hora de aprender idiomas. Quando estudamos uma língua nova, precisamos estar em constante contato com ela. E isso deve ser não somente através da leitura, mas também da prática ao ouvir e falar.

 

 

Vídeos, áudios e exercícios interativos são maneiras interessantes de tornar o aprendizado mais dinâmico, divertido e fácil. Já ouviu dizer que aprendemos melhor quando estamos nos divertindo? Essa máxima é especialmente verdadeira quando se tratar de aprender um novo idioma.

Usar diferentes tecnologias significa inovar na hora de ensinar. Uma escola cujos professores usam a tecnologia como apoio tende a ser mais moderna. Isso torna suas aulas mais úteis, agradáveis e produtivas. Além disso, as aulas serão também mais únicas, visto que cada turma tende a responder de um modo diferente aos incentivos tecnológicos. E, com isso, o professor deverá se adaptar ao ritmo de aprendizado de seus alunos.

 

3. Qual a metodologia de ensino?

Tão importante quanto a didática do professor é a metodologia de ensino. Aprender um novo idioma é uma tarefa prática: só aprende de fato quem põe a mão na massa. Podemos assistir filmes e mais filmes, vídeos na internet, entre outros. Se não falarmos, não praticaremos a pronúncia. Se não ouvirmos, não praticaremos a habilidade de compreensão auditiva, e por aí vai.

A melhor escola de inglês será aquela cujo método permite uma maior participação ativa dos alunos. Isso significa que a escola não pode apenas se basear em livros como método de ensino.

Também é importante observar como o inglês é falado dentro da escola, se é natural ou não. Dê preferência para escolas que te permitem praticar tanto dentro quanto fora da sala de aula, através de atividades interativas, como conversações.

Verifique também quais são os mecanismos de avaliação da escola. Existem testes periódicos? Embora muitas pessoas não gostem de fazer testes, eles são a forma que o professor tem de avaliar o progresso do aluno. Por isso, a melhor escola de inglês será aquela que avalia o aprendizado de seus alunos, utilizando os resultados dos testes para verificar possíveis fragilidades e direcionar aulas específicas para consertá-las.

É importante que os testes avaliem todas as capacidades de aprendizado de um idioma, ou seja, a habilidade de falar, ler, entender e escrever. Pergunte como funcionam os testes e qual é a frequência com que eles ocorrem.

Também deve-se levar em consideração que algumas escolas focam em habilidades específicas. Se para você o mais importante é treinar como falar em inglês, procure por escolas cujo método de ensino foque no desenvolvimento dessa habilidade.

A melhor escola de inglês será aquela que vai de encontro com o seu foco, ou seja, que ofereça aquilo que você quer. Nem sempre a escola que seu amigo indicar será aquela que você julgará ser a melhor escola de inglês. Eis aí a importância de avaliar e tomar essa decisão por conta própria.

 

4. Como funciona o material didático?

O material didático é parte importante do aprendizado de um novo idioma. É através dele que o conteúdo será passado para os alunos, e também é através dele que você irá estudar em casa.

Avaliar o material utilizado pela escola é indispensável para escolher a melhor escola de inglês. Solicite ao funcionário que te atender exemplares dos livros usados em sala de aula. E também dos livros de exercícios, para que você possa olhar e pesquisar sobre eles.

Se tiver a oportunidade, pergunte para outros alunos se eles se adaptaram bem ao material, se há um material extra que o professor utiliza e se eles acreditam que ele é suficiente para aprender o idioma.

Algumas escolas organizam material próprio, feito pelos professores e com explicações e exercícios geralmente baseados em aulas anteriores. Nesse caso, verifique como esse material é trabalhado em sala de aula e procure entender sua qualidade. Mesmo que você não fale inglês, é possível perceber se um material é bom ou não ao olhar para ele.

Lembre-se que aprender um novo idioma é praticá-lo; portanto, o livro de exercícios é tão fundamental quanto o teórico. Se a metodologia utilizada nos materiais não for de seu agrado, talvez essa não seja a melhor escola de inglês para você, pois será difícil que você consiga aprender o idioma ao utilizar recursos que não te agradam.

 

 

Não se esqueça de perguntar também quanto tempo, em média, leva para que um livro seja terminado por uma turma. Isso porque os livros didáticos de idiomas costumam ter entre 12 e 16 unidades, repletas de teorias gramaticais, exemplos, áudios para treinar habilidade de escuta e fala, e leva algum tempo até que todo esse material seja trabalhado.

Se o tempo que o professor leva para trabalhar esses materiais for menor do que duas semanas, desconfie, porque ele provavelmente está pulando etapas. Nesse caso, pergunte qual é o processo utilizado para entender porque o material é finalizado tão rapidamente, porque pode ser que a escola esteja apenas tentando te empurrar cada vez mais livros para comprar.

 

5. Quanto tempo até a fluência?

Embora já tenhamos falado sobre esse tópico anteriormente, o consideramos tão importante que resolvemos retomá-lo aqui no final. Acredite, seria a melhor coisa do mundo se pudéssemos adquirir fluência em apenas três meses, mas isso não existe.

A melhor escola de inglês será aquela que não tentará te enganar e dizer que a fluência virá mais rapidamente. Pesquise sobre os diferentes níveis de fluência. Pergunte também abertamente sobre quanto tempo, em média, um aluno leva para mudar de nível na escola.

A escola deverá oferecer um teste de nível antes de você começar suas aulas. Isso serve para que você possa ser colocado na turma adequada. Procure fazer testes em diversas escolas e compare os resultados para ter uma ideia da média do seu nível.

 

6. Como é o professor?

É importante ressaltar que didática e nível de conhecimento são os dois itens essenciais para um professor. Seu professor deve ter fluência comprovada no idioma, e sua maneira de ensinar deve agradar aos alunos.

Muitas escolas fazem propaganda de seus professores dizendo que eles estudaram no exterior ou mesmo que são estrangeiros. E isso é de fato um ponto interessante a se avaliar no currículo deles.

Entretanto, é preciso ter em mente que de nada adiantará um professor nativo do inglês ou fluente no idioma se ele não souber como passar o conteúdo para seus alunos e como interagir com eles dentro da escola. Por isso, não deixe de assistir uma aula no nível pretendido para avaliar a performance do professor.

O inglês ganha importância cada vez maior no mercado de trabalho. Por isso somos diariamente bombardeados com propagandas de escolas de idiomas que buscam conseguir novos alunos. Acredito que você até mesmo saiba os jingles de algumas de cor.

No entanto, por mais famosa que a escola possa ser, o aluno deve avaliar seus métodos de ensino, os profissionais que trabalham lá e o intuito principal da escola para escolher aquela que julgará melhor para aprender o idioma.

 

 

A melhor escola de inglês será aquela que apresenta a resposta para seus problemas em relação ao idioma. Ela deve garantir um ensino dinâmico e satisfatório e sem tentar mentir para seus alunos, prometendo que sua melhora de nível será mais rápida do que realmente será.

Por fim, pesquise, procure informações e converse com outras pessoas que já estudaram nas escolas que você pretende se matricular para saber aquela que será a melhor escola de inglês para você. E então, coloque mãos à obra e comece a aprender esse idioma tão fascinante! We wish you good luck!

 

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/07/2019
Descubra como aprender Inglês de forma rápida e fácil!

Será que você consegue praticar inglês sozinho? Confira aqui algumas dicas para aprender Inglês de modo rápido e fácil e fique fluente no idioma!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 12/07/2019
Descubra as 7 melhores séries do Netflix para praticar Inglês!

Confira quais são as melhores produções para se divertir e afiar sua prática no idioma, além de algumas dicas de estudo na hora de assistir!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/07/2019
7 habilidades que te farão crescer na profissão em 2019

Para crescer na profissão é preciso mais que competência técnica. Confira quais habilidades comportamentais e emocionais podem alavancar sua carreira em 2019!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 01/07/2019
O check-list para a primeira viagem internacional a trabalho

Veja um check-list completo com todas os detalhes que não podem faltar na sua primeira viagem internacional de trabalho. Confira!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 21/06/2019
Conheça 7 práticas sustentáveis para implementar na sua empresa!

Conheça algumas práticas sustentáveis inspiradoras de empresas estrangeiras que podem ser adaptadas para a sua realidade!

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/06/2019
Holanda: um dos melhores países para idosos!

Leia o nosso artigo e entenda porque a Holanda é um dos melhores países para idosos.