Carta de apresentação: o que é e qual a sua importância

Para conseguir um emprego, o currículo é muito importante. Mas uma boa carta de apresentação também é fundamental. Entenda como fazer uma.

  • 09/10/2021
  • Por: MD2B Agência

Além de um currículo, uma boa carta de apresentação faz muita diferença na hora de conseguir um emprego dos sonhos. Porém, a maioria das pessoas não sabe como fazê-la.

Quando utilizávamos currículos impressos, a carta de apresentação era mais comum. Mas, hoje em dia, com o e-mail e as redes sociais, ela foi esquecida. Isso não significa que ela deixou de ser importante.

Deixar de fazer esse documento ou fazer as pressas pode até mesmo prejudicar a candidatura. Dessa forma, o ideal é pensar antes em como montar sua carta de apresentação, entendendo seus objetivos e sua importância.

Que tal praticar?

 

Mas o que é uma carta de apresentação?

 

É na carta de apresentação que recrutadores vão identificar o propósito de um candidato. Isso porque é nela que ele vai inserir suas características e seus objetivos mais completos. Além disso, esse documento deve contar com as motivações do profissional.

Ela não é obrigatória. Mas, uma carta de apresentação pode colocar o candidato à vaga na frente de outros concorrentes.

Cada carta deve ser única, feita de acordo com a vaga desejada. Portanto, o ideal é não fazer um documento para todas as vagas desejadas. Dessa maneira, é necessário focar na empresa específica para poder escrever questões pontuais.

Ela é a primeira impressão. Ou seja: é por meio dela que a empresa e o recrutador vão conhecer melhor o candidato.

 

A importância da carta

 

Enquanto o currículo traz informações mais sucintas, a carta de apresentação mostra o profissional de maneira mais clara. É basicamente um direcionamento para o currículo.

Sendo assim, ela ressalta seu interesse real na vaga, mostrando ao recrutador que você está ali não apenas pela questão financeira. Mas também pelo crescimento profissional.

É na carta de apresentação que o candidato pode expressar seus valores. Com eles, a empresa poderá compreender como eles se adaptam à cultura do ambiente de trabalho. Dessa maneira, a chance de contratação é maior.

 

Como fazer uma carta de apresentação

 

Agora que já entendemos o que é e qual é a importância, vamos ao passo a passo.

Antes de mais nada, é preciso lembrar: esse documento é formal. Ou seja, é necessário prestar atenção na linguagem e na gramática. Nada de gírias ou erros de português.

Além disso, evite frases muito longas. E, claro, evite encher linguiça.

A estrutura da carta deve ser a seguinte:

  • Local e data
  • Vaga desejada
  • Nome da empresa para qual a carta for destinada
  • Saudação inicial (Por exemplo: “Prezado <nome do destinatário>”)
  • Texto da carta – com resumo da formação acadêmica e histórico profissional, apresentação do seu perfil, competências e habilidades e objetivo da carta de apresentação.
  • Despedida cordial
  • Seu nome e sua última formação
  • Contato

 

1. Motivação

Não esqueça que a carta deve ser sucinta. Então, coloque sua motivação de maneira clara. Dessa forma, o recrutador e a empresa entenderão que você quer mesmo estar ali para o seu crescimento profissional.

 

2. Não tenha vergonha e destaque suas competências

No momento de escrever, lembre-se que você deve se apresentar. Então não tenha vergonha de vender o seu peixe. Coloque suas habilidades e facilidades de maneira direta e verdadeira.

Por exemplo: insira suas habilidades pessoais, como proatividade, simpatia, facilidade em aprender e liderar equipes, boa organização, etc. Vale também inserir idiomas falados ou em aprendizagem.

 

3. No final, revise o português da sua carta de apresentação

Não revise apenas gramática. Presente atenção, também, na coerência e na coesão. As empresas valorizam muito essa parte. Isso porque essa questão demonstra profissionalismo, além de tudo.

 

Exemplo de carta de apresentação

[Local e data]

[Vaga desejada]

 

[Nome da empresa]

 

Estimado [Nome e Sobrenome],

Estou muito feliz por encontrar esta vaga de [posição] na [Empresa], empresa que me identifico muito por [inserir valor compartilhado entre você e a empresa].

Como [trabalho atual] por [XX] anos, tenho muita competência em [habilidade relacionada à vaga] e, ao longo dos anos, passei a melhorar em [conquista quantificável relativa à vaga], entre outras conquistas profissionais.

Portanto, eu adoraria utilizar essas habilidades para [como você pode ajudar a empresa se conseguir a vaga] como [nome da vaga desejada] na [nome da empresa].

Além disso, [inserir outras conquistas profissionais e habilidades pessoal menos importantes que as do primeiro parágrafo]. Por isso, gostaria de ter a oportunidade de uma entrevista para poder demonstrar como eu poderia me encaixar na vaga de [XX] dentro da [empresa].

Junto com esta carta de apresentação, segue também meu currículo para maiores informações. Agradeço desde já.

 

Atenciosamente,

[Nome e Sobrenome]

[Última formação]

[Contato – telefone, e-mail, Linkedin]

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 05/11/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
Imersão de inglês: como funciona e quais as vantagens

Você já ouviu falar na técnica de imersão de inglês? Ela pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Vamos entender juntos sobre ela.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 27/10/2021
Ser fluente em inglês: quantas palavras eu preciso saber?

Será que para ser fluente em inglês é necessário saber um número determinado de palavras? Vamos descobrir juntos nesse artigo!

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 20/10/2021
Valentine’s Day: o que é e qual é a história?

Enquanto no Brasil temos o Dia dos Namorados, em muitos outros lugares existe o Valentine’s Day. Você sabe qual a diferença?

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 09/10/2021
Carta de apresentação: o que é e qual a sua importância

Para conseguir um emprego, o currículo é muito importante. Mas uma boa carta de apresentação também é fundamental. Entenda como fazer uma.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 22/09/2021
8 palavras em inglês que talvez você não conheça

Existem algumas palavras em inglês que talvez você não conheça. Isso porque elas não são tão comuns. Eu trouxe algumas aqui.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 15/09/2021
Efeito Underdog: o que é isso?

Efeito Underdog, em português, é conhecido como “Efeito Azarão”. Quer entender mais sobre isso? Nós falamos sobre isso no artigo de hoje.