Dicas de experts: Como ter carreira profissional de sucesso?

Descubra o que os especialistas recomendam para você conquistar uma carreira profissional de sucesso!

  • 22/10/2018
  • Por: BSL Idiomas

Todo profissional deseja conquistar uma Carreira Profissional de Sucesso. Infelizmente, as pesquisas apontam que menos de 30% das pessoas conseguem. O restante se arrasta para um trabalho que só gera estresse e insatisfação.

Será que existe uma fórmula secreta para ser bem-sucedido na sua carreira? Bom, se existe, ninguém conhece. Mas existem algumas estratégias, que, usadas da maneira correta, vão te ajudar a se destacar no seu mercado.

Nesse artigo separamos algumas dicas de experts no assunto para ajudar você a encontrar esse caminho.

Como conquistar uma carreira profissional de sucesso?

Antes de falarmos das dicas, precisamos definir o que é sucesso. Se você procurar no dicionário, a definição será essa:

“Resultado positivo após alguma tentativa ou esforço, seja ele profissional, acadêmico ou pessoal”.

Pela definição você já pode perceber que o conceito de sucesso é algo muito pessoal. Portanto, o primeiro passo para conquistar uma carreira profissional de sucesso é definir o que isso significa para você.

Cuidado para não cair no erro de avaliar o sucesso apenas baseado em critérios externos. Muitas pessoas mensuram o quanto serão bem sucedidas quando conseguirem o cargo X ou o salário Y, ou, até mesmo, quando puderem comprar bens materiais desejados.

Esses pontos são importantes, mas, quando falamos de sucesso a longo prazo, ele deve ser avaliado sob um ponto de vista mais amplo. Você também deve considerar as conquistas emocionais relacionadas com seu trabalho.

Por exemplo, para algumas pessoas, isso significa reconhecimento, liberdade de horários, viagens internacionais.

 

 

Para outras, pode ser equilibrar a vida profissional e pessoal, sentir-se diariamente desafiado, morar perto do trabalho ou até trabalhar menos.

Não existe uma resposta única e você precisa definir o que será necessário conquistar na sua vida profissional para desenvolver uma carreira de sucesso.

Depois que você especificar isso, poderá aplicar com muito mais consciência as dicas que verá a seguir.

 

1. Ame o seu trabalho

Steve Jobs revolucionou o design de produtos e levou a Apple ao topo do mundo dos negócios.

Segundo ele, isso só foi possível porque era apaixonado pelo que fazia. Em várias entrevistas, incluindo o seu famoso discurso de Stanford, ele afirmava que a única maneira de se sentir realmente satisfeito é fazer um excelente trabalho. E que isso só é possível quando se ama o que faz.

Ele tinha razão. Quando você é apaixonado pelo seu trabalho, terá motivação para se empenhar mais e entregar os melhores resultados. Isso não significa que não existirão tarefas chatas ou desagradáveis. Não existe emprego perfeito.

A diferença é que você será menos influenciado por elas. Ao se sentir realizado pelas suas atividades diárias você se sentirá menos estressado ou conseguirá se recuperar mais rápido nos momentos ruins. Portanto, é essencial amar o seu trabalho, caso você queira uma carreira profissional de sucesso.

 

2. Tenha metas claras

Brian Tracy, considerado um dos maiores coaches do mundo, com diversos livros publicados, fala que um dos passos mais importantes para conquistar uma carreira profissional de sucesso é definir o que deseja, especificamente.

É necessário delimitar suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. No seu livro mais recente, “O Ciclo do Sucesso”, ele fala que “Metas claras nos livram da lei do acidente, a tendência de que as coisas aconteçam de uma maneira aleatória e imprevisível. Os objetivos fornecem um claro senso de direção (…). As metas nos proporcionam a sensação de poder, propósito e foco”.

Em outras palavras, você precisa fazer um planejamento de carreira para estruturar e organizar os objetivos que você deseja alcançar.

Essa ferramenta permitirá que você transforme seus sonhos em metas com prazos bem definidos. Assim, você estará criando um caminho a ser percorrido até conquistar uma carreira profissional de sucesso.

 

3. Desenvolva sua Inteligência Emocional

O psicólogo Daniel Goleman revolucionou a forma como enxergamos o que é inteligência. Em seu livro “Inteligência Emocional”, ele mostrou que não basta ser inteligente intelectualmente para alcançar o sucesso na vida.

Ele comprovou que as emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos, influenciando nossos comportamentos tanto pessoais quanto profissionais.

Segundo ele, possuir inteligência emocional é saber compreender e gerenciar suas próprias emoções e também das pessoas a sua volta.

 

 

Ao se conscientizar do que realmente está sentindo, você será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas poderão afetar o seu desempenho. Assim, se tornará um profissional mais equilibrado emocionalmente, conseguindo tomar as melhores decisões, mesmo nos momentos de maior pressão.

Também irá desenvolver a resiliência, gerenciando imprevistos e não se deixando abater nos momentos difíceis.

Um profissional com esse perfil possui mais chances de alcançar uma carreira  profissional de sucesso. Em um mercado cada vez mais competitivo, esse ensinamento se torna essencial.

 

4. Promova sua Marca Pessoal

Muitos profissionais não sabem trabalhar sua marca pessoal. No entanto, ela é um fator importante para o desenvolvimento da sua carreira profissional de sucesso.

Segundo Daniela Viek, especialista em Marca Pessoal, todo profissional deve realizar o gerenciamento da sua marca.

Através dela, você conseguirá demonstrar o seu diferencial e o seu valor para a organização. E isso pode ser a diferença entre ser o escolhido ou não para um cargo que você deseja, mesmo possuindo os pré-requisitos para o mesmo.

A especialista afirma que, ao não cuidar da sua marca pessoal, que é o seu maior ativo, você certamente irá se arrepender quando perceber que o que dizem e pensam sobre você não é o que gostaria. Isso vai impactar no seu posicionamento profissional, fazendo com que muitas oportunidades sejam perdidas.

Muitos profissionais confundem marca pessoal com marketing pessoal. Na verdade, o marketing pessoal são as ações que você realiza para divulgar a sua marca.

Marca pessoal abrange sua personalidade, seus comportamentos, suas principais habilidades e competências e os seus valores. A partir dela, você cria uma imagem na mente das pessoas e elas passam a entender e julgar suas atitudes a partir dessa imagem.

Daí a importância do gerenciamento da sua marca.

Para conquistar sua carreira profissional de sucesso você precisa cultivar a imagem e reputação de um bom profissional.

Como fazer isso?

Um bom começo é a observar o resultado das suas atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho. Você também pode pedir a opinião de amigos e colegas de confiança.

Assim, aos poucos conseguirá desenvolver a marca profissional que deseja.

 

5. Não se acomode

Segundo os autores do livro Mude ou Morra, Renato Mendes e Roni Bueno, ex-executivos da Netshoes e especialistas em aceleração de startups, vivemos um período de transição na economia.

Eles afirmam que as novas tecnologias trouxeram uma velocidade de mudanças no mercado de trabalho nunca vista antes. Daí a necessidade do  profissional conseguir acompanhar essas mudanças, para não ficar para trás.

Muitos empregos não existirão mais daqui a dez anos, enquanto outros serão criados. Por isso, no livro eles afirmam a importância de se acostumar a viver fora da sua zona de conforto. Porque toda evolução acontece fora dela.

Eles também ressaltam a importância de você estar atento ao que está acontecendo no seu mercado, no Brasil e no mundo.

Você precisa estar antenado com as tendências, precisa trabalhar para prever os rumos do seu mercado. Somente assim conseguirá se preparar para crescer profissionalmente em um ambiente tão dinâmico.

 

6. Invista no Inglês

Existe um consenso entre os especialistas que aprender uma segunda língua é essencial para quem busca uma carreira profissional de sucesso.

Em 2017, a Robert Half, empresa internacional de recrutamento, publicou o Guia Salarial. Devido à pesquisa, os números mostraram as características mais valorizadas pelos empregadores de acordo com a área de atuação. E fluência em inglês foi uma unanimidade entre todas.

Em alguns segmentos de mercado, possuir inglês fluente, significava, inclusive, contratações com salários mais altos.

Neste cenário, investir no inglês pode ser a sua melhor aposta para conquistar as melhores oportunidades no seu mercado.

No mercado extremamente competitivo e globalizado que vivemos, as organizações buscam, constantemente, a expansão e conquista de novos nichos de mercados.

 

 

As relações comerciais com empresas estrangeiras nunca foram tão fortes, o que faz crescer a busca por profissionais fluentes no inglês.

Esses dados mostram o quanto o inglês ainda é considerado um diferencial no currrículo.

E para todos os profissionais. Além disso, o idioma é importante também para gestores, executivos e, principalmente, para empresários e empreendedores que desejam ver seus negócios prosperando.

Dominar o inglês, além de ser diferencial para o seu currículo na disputa de vagas nacionais, também pode possibilitar uma carreira internacional. Muitos profissionais que trabalham em multinacionais são exportados para os países de origem da organização.

Portanto, a fluência em inglês facilitará o desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso.

 

Não existe fórmula mágica para o sucesso profissional

Existe um caminho estratégico que você deve seguir se quiser construir uma carreira profissional de sucesso.

As ações listadas no texto, indicadas por especialistas, trarão os resultados que você deseja.

E, o mais importante, permitirão que você trabalhe com o que gosta, com brilho no olhar, motivação e inspiração todos os dias.

Tenha uma carreira de sucesso com o curso de inglês da BSL Idiomas. Veja AQUI

 

 

Posts Relacionados

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/05/2019
Universidades norte-americanas: como estudar nelas?

Quer estudar em universidades norte-americanas? Vem com a gente e descubra tudo o que é preciso para chegar lá!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Diferencial competitivo: por que o inglês é um deles?

Saiba qual o diferencial competitivo que um bom currículo precisa ter e como o inglês pode valorizá-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Como melhorar o currículo profissional com um curso de inglês?

Com o aumento da competitividade no mercado do trabalho, tem se tornado essencial melhorar o currículo. Veja algumas formas de fazê-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/02/2019
Descubra os 6 principais motivos que te deixam inseguro no trabalho!

Conheça os 6 motivos que causam insegurança no trabalho e o que fazer para resolver este problema.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
8 melhores aplicativos e sites para você organizar filmes e séries!

Conheça 8 sites e aplicativos para organizar filmes e séries e nunca mais se perca nos episódios da sua maratona!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
Você viu as oportunidades de emprego no mercado? Vem ver!

Está procurando oportunidades de emprego? Descubra como saber inglês pode ajudá-lo nessa busca!