Fake News: o que significa o termo?

Nós ouvimos o termo “fake news” para lá e para cá. Mas você sabe da onde vem e o que ele significa? Vamos conversar sobre isso hoje.

  • 01/06/2021
  • Por: MD2B Agência

O termo “Fake News” foi muito nos últimos 5 anos. É que, além da expressão, infelizmente a prática também tem sido comum. Dessa maneira, ouvir sobre isso é frequente.

Mas você sabe o que significa e de onde vem? Nesse texto você vai descobrir.

 

O que são as Fake News?

 

Fake News são notícias falsas, que são publicadas e compartilhadas como se fossem reais. Assim, são maneiras muito perigosas de compartilhar informações. Aliás, “fake news” se traduz de forma literal. “Fake”, em inglês significa “falso” e “News” significa “notícia”.

O maior objetivo desse tipo de notícia é divulgar um ponto de vista específico ou prejudicar alguém. Principalmente figuras públicas e, muitas vezes, políticos.

É muito comum que essas notícias viralizem. Dessa maneira, acabam chegando em muitas pessoas e prejudicando demais seu alvo. Sendo assim, é muito difícil reverter os problemas causados.

As notícias falsas apelam, sempre, para o emocional das pessoas. Isso faz com que os compartilhamentos acabam sendo muito mais fervorosos. Dessa forma, é muito difícil discutir e convencer sobre o que é verdade ou não.

Outra característica é que essas notícias falsas atingem populações com menor escolaridade.

 

Como o termo ganhou popularidade?

 

Em 2016, com as eleições dos Estados Unidos, as notícias falsas ganharam muita força. Assim, a candidata Hillary Clinton, concorrente de Donald Trump, foi alvo de diversas “fake news”. Dessa maneira, o termo ganhou forma mundial.

 

O surgimento das Fake News

 

Porém, apesar de o termo ser recente, a prática de utilizar notícias falsas com algum objetivo é muito antiga. Isso acontece desde séculos passados e não há uma data oficial de origem. Antigamente, inclusive, utilizava-se o termo “false news”.

Aliás, antes mesmo de isso ser feito por meio do jornalismo, as “fake news” eram feitas em comunicados e obras. Após isso, no século XX, as notícias falsas eram feitas por meio de propagandas.

Hoje em dia, as notícias falsas constituem um verdadeiro mercado. O Jornal Correio Braziliense realizou um especial sobre o tema, explicando sobre esse assunto.

Isso, normalmente, é feito por equipes de marketing e jornalismo, especializadas nesse tipo de conteúdo viral. Aliás, é comum que alguns produtores dessa notícias se utilizam de e-mails e números de celular de milhões de pessoas para mandar o conteúdo falso.

Além disso, outra prática utilizada é criar perfis falsos para o compartilhamento dessas notícias. Também existem sites apenas com Fake News. Esses também têm estratégia especializadas nesse serviço.

Para que essas notícias cheguem no público desejado, há altos valores investidos. Mas isso tem sido sigiloso ao longo do tempo.

 

A importância de conhecer o termo

 

Conhecer o termo “fake news” é fundamental para evitarmos os problemas que as notícias falsas causam. Dessa maneira, é preciso, sempre, pesquisar antes mesmo de compartilhar qualquer notícia.

Sendo uma expressão em inglês, a BSL te ajuda a entender melhor sobre seu significado e sua história. Quer saber mais sobre essa e outras expressões? Vem conhecer nossa escola. Esperamos vocês!

Imagem que faz propaganda sobre o curso de inglês. Clicando nela, você vai direto para a página de matrícula

Posts Relacionados

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 11/04/2022
Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em aprender um novo idioma?

Se você começou a estudar uma nova língua recentemente e está se perguntando por que é tão difícil aprender um novo idioma, este artigo pode te ajudar!

História
  • Por: MD2B Agência
  • 10/03/2022
Mês das mulheres: entenda o que foi o movimento sufragista da Inglaterra!

Neste texto abordamos a história do movimento sufragista inglês e como a luta de muitas mulheres as ajudaram a conquistar direitos políticos.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 02/02/2022
Existe uma idade ideal para aprender inglês?

Saber inglês é fundamental em diversas idades. Porém, existe uma idade ideal para aprender inglês? É o que vamos conferir neste artigo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 03/12/2021
Qual a relevância do idioma inglês no mercado de trabalho?

Neste artigo vamos esclarecer essa questão e dar dicas de como aprender o idioma para turbinar seu currículo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 05/11/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
Imersão de inglês: como funciona e quais as vantagens

Você já ouviu falar na técnica de imersão de inglês? Ela pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Vamos entender juntos sobre ela.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 27/10/2021
Ser fluente em inglês: quantas palavras eu preciso saber?

Será que para ser fluente em inglês é necessário saber um número determinado de palavras? Vamos descobrir juntos nesse artigo!