9 filmes de drama clássicos para o final de semana

Venha descobrir quais são os melhores filmes de drama clássicos que vão fazer do seu final de semana uma aventura emocionante!

  • 10/01/2020
  • Por: xKey System

Assistir um bom filme dramático é uma ótima maneira de passar seu fim de semana. Você se diverte, se emociona, conhece histórias que o encantam e enchem seu coração com reflexões e esperança. Por isso, fizemos essa lista dos melhores filmes de drama para curtir sua folga!

São filmes que contam histórias de personagens que vão fazê-lo refletir sobre a vida e encará-la de outro ângulo. Confira!

 

1. Um sonho de Liberdade (1994)

 

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) é um dos dramas clássicos que vêm conquistando gerações desde seu lançamento.

O filme é baseado em um conto de Stephen King. Conta a história de Andy, um homem condenado injustamente pela morte de sua esposa e do amante dela. Ele é enviado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, onde conhece Ellis, que o ajuda a sobreviver na cadeia.

Um Sonho de Liberdade concorreu ao Oscar de melhor filme em 1995. Porém, apesar de não ter ganhado, se consagrou como um dos melhores filmes de drama de todos os tempos.

 

2. Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

 

Forrest Gump é o tipo de filme que todo mundo já assistiu e, se não assistiu, já ouviu falar. O filme é conta a história de Forrest Gump, um homem com um QI baixo, mas um grande coração.

Em sua vida, ele passa por momentos emocionantes, engraçados, surpreendentes e assustadores. Porém, nada o impede de sempre reencontrar seu amor de infância, Jenny Curran.

Se você ficou curioso para saber quem ganhou de Um Sonho de Liberdade no Oscar de 1995, agora já sabe. Forrest Gump levou a estatueta para casa, tanto em melhor filme como em diversas outras categorias. Assim, entrou para a lista de melhores filmes de drama já feitos.

 

3. O Poderoso Chefão (1972)

 

O Poderoso Chefão (The Godfather) é um filme que atravessou gerações e, sem dúvida, está entre os melhores filmes de drama de todos os tempos.

Na trama, o mafioso Don Vito Corleone procura em sua família criminosa alguém para quem possa passar seu legado. Porém, diversas facções da máfia entram em conflito e uma onda de corrupção, assassinatos e vingança começa a afetar a todos.

Dessa forma, o filme foi o vencedor do Oscar de melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado em 1973.

 

4. Um Estranho no Ninho (1975)

 

Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest) é um filme baseado no livro de mesmo nome de Ken Kesey. Ele conta a história de Randle Patrick McMurphy, um homem que finge insanidade para ser mandado para uma clínica psiquiátrica em vez de ir para a cadeia.

Na clínica, porém, ele começa a armar uma revolta entre os pacientes, que estão fartos das regras impostas pelos enfermeiros. O filme, que também ganhou diversas estatuetas no Oscar, tem suas partes engraçadas, mas é emocionante acima de tudo e traz reflexões muito interessantes.

 

5. À Espera de um Milagre (1999)

 

À Espera de um Milagre (The Green Mile) é mais um filme baseado em um livro de Stephen King. Misturando drama, fantasia e crime, ele se passa em uma prisão em Louisiana, no corredor da morte.

Assim, nesse ambiente mórbido e cheio de criminosos, o chefe de guarda Paul Edgecomb vive um relacionamento incomum com John Coffey, condenado pelo assassinato de duas meninas.

Paul é fascinado por John, que é um homem grande e forte, mas também humilde, ingênuo e cheio de medos. Além disso, Paul descobre que John tem dons sobrenaturais impossíveis de explicar. Portanto, é melhor preparar sua caixa de lenços antes de dar play nesse filme!

 

6. A Lista de Schindler (1993)

 

A Lista de Schindler (Schindler’s List) não poderia ficar de fora dessa compilação de melhores filmes de drama. Baseado em acontecimentos reais, o filme conta a história de Oskar Schindler, um homem ambicioso que muda suas perspectivas ao compreender os horrores do nazismo.

Mesmo que tenha se aproveitado da mão de obra judia no começo do regime nazista, ele muda sua visão. Dessa forma, deixa a ganância de lado para salvar a vida dos judeus mandados para os campos de concentração.

O filme tem mais de 3 horas de duração, mas o espectador se prende à história, passando por sentimentos de tristeza e esperança. Inclusive, o longa levou diversas estatuetas no Oscar de 1994, inclusive a de melhor filme.

 

7. Uma Mente Brilhante (2001)

 

Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind) é mais um na lista de melhores filmes de drama que também é uma biografia. O gênio da matemática John Nash tem 21 anos e já é aclamado em sua área de atuação. Porém, aos poucos, ele começa a manifestar sintomas de esquizofreniaCom a ajuda de sua esposa, ele começa a lutar para se recuperar da doença e retornar à sua vida normal.

Assim, o filme é baseado na vida do vencedor do prêmio Nobel John Forbes Nash Jr. Aliás, esse é mais um filme nessa lista a ganhar o Oscar de melhor filme.

 

8. A Vida é Bela (1997)

 

O filme italiano A Vida é Bela (La vita è bella) é ambientado na Segunda Guerra Mundial e mostra a vida de uma família judia, composta pelo pai Guido e pelo filho Giosué.

Ambos são levados para um campo de concentração nazista. Dessa forma, para não deixar seu filho perceber os horrores que estão vivendo, Guido precisa usar a imaginação e fingir que todos ali estão participando de uma brincadeira.

O amor do pai pelo filho e o esforço que ele faz para proteger o pequeno da triste realidade que estão enfrentando, sem dúvida, vai emocioná-lo. Prepare o coração e uma caixa de lenços para assistir esse filme!

 

9. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

 

O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan) está entre os filmes de guerra favoritos de todos que amam o gênero. Além disso, é um dos melhores filmes de drama já produzidos.

O filme se passa em 1944, em uma missão do Segundo Batalhão, comandado pelo Capitão Miller, para resgatar o soldado James Ryan na Normandia. James Ryan é o caçula de uma família de quatro irmãos e, como os três mais velhos morreram em combate, o capitão faz questão de levar o mais novo são e salvo para casa.

Esse é um filme que não sofreu os efeitos do tempo: pessoas de qualquer idade podem apreciar a história e reconhecer os diversos atores que começaram sua carreira nesse longa.

 

 

Essa foi uma lista de melhores filmes de drama para você assistir sempre que quiser ver uma história emocionante, envolvente, que nunca perde seu brilho e sua graça. Esses filmes vêm encantando diversas gerações e você sempre pode reassistir aqueles que já conhece para se emocionar mais uma vez.

Quer mais recomendações de filmes e séries para curtir no fim de semana? Confira no blog da BSL Idiomas!

Posts Relacionados

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 11/04/2022
Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em aprender um novo idioma?

Se você começou a estudar uma nova língua recentemente e está se perguntando por que é tão difícil aprender um novo idioma, este artigo pode te ajudar!

História
  • Por: MD2B Agência
  • 10/03/2022
Mês das mulheres: entenda o que foi o movimento sufragista da Inglaterra!

Neste texto abordamos a história do movimento sufragista inglês e como a luta de muitas mulheres as ajudaram a conquistar direitos políticos.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 02/02/2022
Existe uma idade ideal para aprender inglês?

Saber inglês é fundamental em diversas idades. Porém, existe uma idade ideal para aprender inglês? É o que vamos conferir neste artigo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 03/12/2021
Qual a relevância do idioma inglês no mercado de trabalho?

Neste artigo vamos esclarecer essa questão e dar dicas de como aprender o idioma para turbinar seu currículo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 05/11/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
Imersão de inglês: como funciona e quais as vantagens

Você já ouviu falar na técnica de imersão de inglês? Ela pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Vamos entender juntos sobre ela.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 27/10/2021
Ser fluente em inglês: quantas palavras eu preciso saber?

Será que para ser fluente em inglês é necessário saber um número determinado de palavras? Vamos descobrir juntos nesse artigo!