7 erros comuns nos roteiros de viagem de trabalho

Vai viajar pela empresa? Então confira agora as sete dicas mais importantes para evitar erros comuns nos roteiros de viagem de trabalho.

  • 22/11/2019
  • Por: xKey System

Fazer uma viagem a trabalho, seja para onde for, é uma ótima chance de crescimento profissional e pessoal. Porém é fácil cometer alguns erros comuns, especialmente se essa é a sua primeira oportunidade do tipo. Principalmente se o compromisso for fora no Brasil, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Alguns deles são comuns a todos os tipos de roteiros de viagem, mas outros são bem específicos das situações profissionais.

Lembre-se: nas viagens internacionais, a empresa está investindo dinheiro para que você a represente no exterior. Sobretudo em tempos de crise econômica, isso é prova de reconhecimento, mas também uma grande responsabilidade. Saiba quais são os erros comuns nos roteiros de viagem a trabalho e veja algumas dicas para evitá-los.

 

1. Misturar trabalho e lazer nos roteiros de viagem

 

Se você vai para um lugar onde nunca esteve antes, é natural que você queira dar uma escapadinha para conhecer a cidade. Isso acontece, principalmente, se essa é a sua primeira viagem internacional. É claro que você pode aproveitar o tempo livre que tiver para fazer um passeio, mas sempre com moderação. Logo, isso precisa estar nos roteiros de viagem.

Se você vai ficar tempo suficiente por lá, pode aproveitar para passear aos finais de semana. Se não, é possível curtir um pouco da vida noturna da cidade, depois do expediente. As possibilidades dos roteiros de viagem para curtir a noite são inúmeras. Vale, por exemplo, ir a um restaurante para saborear a gastronomia típica ou assistir o pôr-do-sol em algum ponto específico. Visitar um ponto turístico mais próximo também é uma opção.

Porém, lembre-se que você está lá a serviço da empresa, então deve estar sempre disponível. Mesmo que tenha conseguido um tempo livre para dar uma escapadinha, mantenha o celular ligado e o notebook por perto. Nada de reclamar de e-mail ou telefonema do chefe fora do horário comercial. Além disso, avise a ele se você for ficar algum tempo sem poder responder.

 

2. Não combinar detalhes com o chefe

 

Nunca é demais lembrar da máxima: “o combinado não sai caro”. Combinar com seu chefe quando você terá que mandar relatórios ou dar algum outro tipo de feedback, bem como deixar claro como será o seu dia a dia, é fundamental para não atrapalhar a sua rotina e garantir um bom andamento do trabalho. Além disso, assim você fica mais tranquilo para aproveitar o tempo que tiver livre.

 

3. Fazer networking demais (ou de menos)

 

Conhecer colegas, clientes ou parceiros em outros países é uma oportunidade única de networking. É claro que você deve aproveitar essa chance e considerar essa chance nos roteiros de viagem, mas sem excessos. Não deixe de se relacionar com seus pares, superiores ou pessoas de outras empresas, pois essas ligações podem ser importantes no futuro. Porém, um erro comum é ir tão a fundo nesse networking a ponto de procurar outras oportunidades de emprego. Lembre-se de que você está lá a serviço de uma empresa, portanto, tentar conseguir um outro trabalho nesse momento pode ser visto como uma atitude desleal.

 

4. Cometer excessos nos eventos sociais

 

Um erro comum é o colaborador achar que, como está fora do seu ambiente de trabalho, ele pode agir como se não estivesse vestindo a camisa da empresa. Você pode – e deve – ir ao happy hour com os colegas de trabalho do escritório local ou do cliente, dependendo do motivo da viagem. Afinal, esses eventos são quase obrigatórios nos roteiros de viagem de trabalho. Mas não perca de vista o fato de que você está lá pela empresa e deve sempre zelar por uma boa imagem profissional. Jamais exagere na bebida alcoólica e mantenha uma boa postura sempre. Falar mal dos colegas ou do chefe é inaceitável em qualquer situação.

 

5. Não conhecer a cultura local

 

É sempre indicado estudar os hábitos e a cultura do local para onde você vai. Isso mostra respeito e causa uma boa impressão às pessoas que vão receber você, além de evitar gafes. Saber a maneira correta de cumprimentar as pessoas e quais são as comidas típicas são algumas informações importantes para você buscar. Conhecer a cultura local também ajuda você a se integrar mais facilmente com os colegas e parceiros de trabalho e torna sua experiência ainda mais rica. Na sua pesquisa vale também conversar com colegas no Brasil que já tenham ido para esse mesmo destino.

 

6. Vestir-se de maneira inadequada

 

A pesquisa sobre a cultura local passa também pelo vestuário. Saber a maneira socialmente aceita de se vestir em situações formais e informais é importante para você não fazer feio nem nas reuniões e eventos de trabalho, nem no happy hour. De maneira geral, vale apostar em peças curinga, como uma calça jeans, e em cores neutras. Também é importante pensar no número de peças de roupa necessárias de acordo com o tempo que você ficará em viagem e fazer a mala com antecedência, para não correr o risco de descobrir em cima da hora que a sua camisa preferida está no cesto de roupa suja.

Lembre-se também de olhar a previsão do tempo antes de fazer a mala. Pode ser que você precise comprar alguma peça essencial que não tenha, como um casaco mais quente se a viagem for para um lugar muito frio.

 

7. Subestimar o jat lag

 

Dependendo da diferença de fuso horário, você pode, sim, se sentir desorientado quando chegar ao seu destino. Além disso, de acordo com o país para onde você vai e a estação do ano, o sol pode brilhar às 10h da noite. Por isso é importante pesquisar sobre essas peculiaridades e tentar se antecipar para que você não sofra demais com a adaptação. Se o fuso horário for muito diferente, converse com seu chefe e veja se é possível programar a chegada para pelo menos um dia antes, para que o seu corpo tenha tempo de se adaptar e você não corra o risco de chegar atrasado para os compromissos da manhã nem se sinta cansado demais no fim do dia.

Depois de conhecer um pouco mais sobre roteiros de viagem, BAIXE AQUI um ebook com os 3 DOCUMENTOS ESSENCIAIS PARA VIAJAR PELO MUNDO!

Posts Relacionados

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 11/04/2022
Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em aprender um novo idioma?

Se você começou a estudar uma nova língua recentemente e está se perguntando por que é tão difícil aprender um novo idioma, este artigo pode te ajudar!

História
  • Por: MD2B Agência
  • 10/03/2022
Mês das mulheres: entenda o que foi o movimento sufragista da Inglaterra!

Neste texto abordamos a história do movimento sufragista inglês e como a luta de muitas mulheres as ajudaram a conquistar direitos políticos.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 02/02/2022
Existe uma idade ideal para aprender inglês?

Saber inglês é fundamental em diversas idades. Porém, existe uma idade ideal para aprender inglês? É o que vamos conferir neste artigo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 03/12/2021
Qual a relevância do idioma inglês no mercado de trabalho?

Neste artigo vamos esclarecer essa questão e dar dicas de como aprender o idioma para turbinar seu currículo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 05/11/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
Imersão de inglês: como funciona e quais as vantagens

Você já ouviu falar na técnica de imersão de inglês? Ela pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Vamos entender juntos sobre ela.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 27/10/2021
Ser fluente em inglês: quantas palavras eu preciso saber?

Será que para ser fluente em inglês é necessário saber um número determinado de palavras? Vamos descobrir juntos nesse artigo!