7 profissões onde ser fluente em inglês é fundamental.

A habilidade de falar um outro idioma é um auxílio para quem deseja se destacar. Mas quais são as profissões em que o profissional deve ser fluente em inglês?

  • 22/01/2019
  • Por: BSL Idiomas

Não é surpresa para ninguém que saber mais de um idioma é uma importante forma de abrir portas e melhorar o currículo profissional. Ser fluente em inglês pode alavancar sua carreira e fazer com que seu salário seja maior.

Ter domínio do idioma passou a ser fundamental para aqueles que desejam se destacar e conseguir melhores chances de emprego e de estabilidade financeira. Muitas vezes, o que separa um profissional capacitado de uma promoção é a falta de conhecimento da língua inglesa: entre dois profissionais igualmente habilitados, a empresa dará prioridade para aquele que seja fluente em inglês.

 

Profissões em que ser fluente em inglês é fundamental

No entanto, existem algumas profissões em que a fluência na língua inglesa é imprescindível para aqueles que desejam se inserir no mercado de trabalho. Nesses casos, dificilmente um profissional que não seja fluente em inglês conseguirá emprego ou terá seu currículo levado em consideração.

 

 

Confira algumas profissões que exigem profissionais com fluência no idioma anglo-saxão.

 

1. Tecnologia da informação

Não é segredo para ninguém que a área de tecnologia e a língua inglesa estão profundamente ligadas. Isso porque o inglês é a língua padrão para o desenvolvimento de softwares. Grande parte dos livros de TI são escritos em inglês, bem como a linguagem de programação utilizada pelos profissionais de TI.

A área de tecnologia da informação se encontra em constante transformação. Por conta disso, exige um alto nível de atualização de seus experts. Mesmo que você seja um profissional de TI dentro do Brasil, é importante ser fluente em inglês. Isso porque as tendências da área sempre surgem fora do país e na língua inglesa.

Imagine que você seja um profissional altamente capacitado, mas sem nenhum conhecimento de inglês. Embora seja possível se familiarizar com as palavra através do método de associação, levará mais tempo para se atualizar das novidades se você não tiver a habilidade de ler e entender notícias e livros constantemente produzidos.

Muito provavelmente seria necessário esperar pela tradução, o que pode levar meses; e, em alguns casos, quando o livro finalmente for traduzido, pode estar já desatualizado.

Por isso, ser fluente em inglês é uma valiosa ferramenta para o expert em tecnologia da informação que deseja (e necessita) se atualizar constantemente das novidades da área.

 

2. Comércio exterior

Acreditamos que não seja necessário explicar a importância de ser fluente em inglês em uma profissão que tem a palavra “exterior” em sua denominação. Na verdade, em alguns casos, pode ser exigida até mesmo a fluência em uma terceira língua.

A função de um profissional que atua na área de comércio exterior é interagir com mercados de diversos países ao redor do mundo. Para tal, é necessária a habilidade de comunicar-se em outras línguas. E aí entra o inglês. Como negociar com uma pessoa de outra cultura sem que haja uma língua em comum entre ambas?

 

 

O Brasil tem uma forte presença na área de comércio exterior por ser um grande exportador de produtos agrícolas e também por importar diversos produtos de fornecedores internacionais.

Um profissional que lida com importações e exportações no seu cotidiano necessita de clareza e fluência do idioma para poder negociar e impulsionar acordos que sejam benéficos para a empresa que representa.

 

3. Relações internacionais

Temos mais uma profissão em que o próprio nome já indica o motivo pelo qual o profissional deve ser fluente em inglês. O trabalhador da área de RI está em contato diário com pessoas de diferentes países. E claro, o inglês é o idioma considerado padrão para estabelecer a comunicação.

Um profissional de relações internacionais deve ter a aptidão para lidar com pessoas ao redor do mundo a todo momento. Deve garantir a eficiência da comunicação, essencial para que negócios possam ser fechados e o trabalho ocorra sem problemas.

Por isso, ser fluente em inglês é fundamental para que a mensagem de uma empresa ou instituição seja transmitida com eficiência. Não causando, assim, incidentes que podem decorrer da falta de entendimento entre ambas as partes.

Para preparar tal profissional, muitas das disciplinas da graduação são ministradas já na língua inglesa. E, em alguns casos, com professores de diferentes partes do mundo.

 

4. Turismo

Imagine que um turista estrangeiro decida passar alguns dias no Brasil e, para isso, ligue para duas agências de turismo brasileiras diferentes. No entanto, ele não fala nenhuma palavra em português.

Em uma das agências, não há nenhum profissional habilitado para estabelecer a comunicação e explicar sobre os pacotes oferecidos. Na segunda agência, há um profissional fluente em inglês que é capaz de esclarecer possíveis dúvidas e explicar detalhadamente como a viagem e os pacotes turísticos funcionam. Qual agência você acha que o turista irá escolher?

Não é difícil entender a necessidade de profissionais com fluência em inglês ao se lidar com a área turística. Eles são responsáveis por toda a organização, planejamento e divulgação dos serviços oferecidos em agências ou órgãos públicos que buscam promover a cultura local.

Em alguns casos específicos pode-se exigir a fluência em mais de um idioma; por exemplo, nas cidades em que o turismo de pessoas provenientes da Alemanha é muito forte, um profissional fluente em tal idioma terá maiores chances de conseguir um emprego. Entretanto, o inglês, enquanto língua universal, torna-se obrigatório para todos àqueles ligados à área.

 

5. Tradução e interpretação

As legendas daquele novo filme tão comentado que a Netflix lançou foram traduzidas por tradutores. Sabe aquela voz que fala por cima da voz original de atores ou jogadores de futebol? É a voz de um intérprete.

A tradução e interpretação são duas áreas por muitas vezes negligenciadas. Porém, elas são de suma importância para a diminuição de fronteiras e auxílio na comunicação entre duas culturas diferentes. Harry Potter (tanto o livro quanto o filme) só é esse sucesso mundial porque tradutores ao redor do mundo fizeram seu trabalho e adaptaram o texto, original do inglês, para a língua desejada.

 

 

Muitas pessoas acreditam que o trabalho do tradutor seja fácil e não exija fluência no idioma. Mas, na verdade, tanto o tradutor quanto o intérprete estão presentes no nosso dia-a-dia e necessitam de profundo conhecimento tanto da língua de origem quanto da língua de destino a fim de realizarem seu trabalho.

Livros, filmes, músicas, expressões idiomáticas, gírias, séries… tudo passa pela mão desses profissionais. E ser fluente em inglês é fundamental para quem deseja se inserir nessa área. Grande parte do conteúdo produzido ao redor do mundo tem o inglês como origem ou destino final.

 

6. Engenharias

Engana-se quem pensa que a formação técnica do engenheiro se limita aos números e contas e trabalho em campo. O profissional dessa área tem uma atuação abrangente nos diversos setores da indústria.

Tal abrangência faz com que diversas multinacionais da área se desloquem para o Brasil. O que também leva empresas brasileiras para o exterior, seja para se estabelecer no mercado internacional ou para buscar reconhecimento e novas parcerias através de acordos e viagens de negócios.

Além disso, assim como no caso da tecnologia de informação, grande parte do conteúdo ligado aos diversos setores da engenharia é produzido em inglês. O profissional que deseja se manter atualizado sobre o mercado necessitará conhecer a língua para ter acesso a esse material.

Isso faz com que não somente os cargos de gerência, mas também diversas outras instâncias exijam o domínio do inglês. Ou seja, ele se torna um diferencial para a contratação e promoção de um profissional.

Por isso, aqueles que almejam carreiras de sucesso devem possuir fluência no idioma inglês. A habilidade de se comunicar com diferentes empresas ao redor do mundo se tornará fundamental.

 

7. Marketing

O setor de marketing tem apresentado grande crescimento nos últimos anos. Isso tem levado cada vez mais pessoas a se inserir na área. Entretanto, aqueles que desejam se destacar como profissionais de marketing devem possuir fluência em inglês.

O profissional desse setor deve estar sempre atualizado nas tendências da área, que estão em constante mudança e evolução. Uma rápida pesquisa no seu mecanismo de busca preferido irá demonstrar a quantidade de material de marketing produzido em inglês; para poder ler, entender e se manter sempre antenado, o profissional deve ter conhecimento da língua.

 

 

Cursos, notícias, livros e informações são gerados diariamente. Bem conhecidos são os cursos online oferecidos pela plataforma Hubspot, todos disponibilizados em inglês e sem legenda em outros idiomas.

O profissional que tiver domínio da língua terá maior chance de enriquecer sua formação. Consequentemente, será mais valorizado na hora da contratação e promoção. E aquele que não possuir fluência infelizmente perderá oportunidades.

Embora não seja segredo que ter conhecimento de mais idiomas além do nativo é uma importante forma de destacar o currículo no mercado de trabalho e alavancar a carreira, muitas pessoas continuam oferecendo certa resistência ao aprendizado de inglês.

 

A língua inglesa é internacional…

E uma ferramenta necessária para estabelecer uma comunicação efetiva entre pessoas de diferentes países. Grande parte das interações que ocorrem nessa língua no mundo atual não são feitas entre falantes nativos. Isso demonstra a importância de se dedicar ao aprendizado do idioma.

As carreiras elencadas acima são apenas algumas das diversas áreas em que ser fluente em inglês não é apenas importante, mas sim fundamental. Ao menos para aqueles que desejam se tornar profissionais bem sucedidos.

Receba AQUI o e-book Como Construir uma Carreira Profissional de Sucesso, e tenha em suas mãos dicas fundamentais para a sua profissão.

Posts Relacionados

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/05/2019
Universidades norte-americanas: como estudar nelas?

Quer estudar em universidades norte-americanas? Vem com a gente e descubra tudo o que é preciso para chegar lá!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Diferencial competitivo: por que o inglês é um deles?

Saiba qual o diferencial competitivo que um bom currículo precisa ter e como o inglês pode valorizá-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Como melhorar o currículo profissional com um curso de inglês?

Com o aumento da competitividade no mercado do trabalho, tem se tornado essencial melhorar o currículo. Veja algumas formas de fazê-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/02/2019
Descubra os 6 principais motivos que te deixam inseguro no trabalho!

Conheça os 6 motivos que causam insegurança no trabalho e o que fazer para resolver este problema.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
8 melhores aplicativos e sites para você organizar filmes e séries!

Conheça 8 sites e aplicativos para organizar filmes e séries e nunca mais se perca nos episódios da sua maratona!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
Você viu as oportunidades de emprego no mercado? Vem ver!

Está procurando oportunidades de emprego? Descubra como saber inglês pode ajudá-lo nessa busca!