7 dicas para conciliar os estudos e vida social

Sente que está difícil atingir o equilíbrio entre estudos e vida social? Siga nossas dicas e você verá que essa tarefa é mais fácil do que parece.

  • 20/12/2019
  • Por: BSL Idiomas

Acordar cedo. Ir para a faculdade. Estudar. Trabalhar. Passar horas no trânsito. Dentre tantas atividades do nosso dia-a-dia, tem se tornado cada vez mais difícil achar um tempinho para curtimos com aqueles que amamos. Será que é possível conciliar estudos e vida social?

Se você está fazendo algum curso ou estudando para entrar na faculdade, provavelmente já cansou de ouvir sobre a importância de se dedicar aos estudos.

É possível que tenha ouvido de pessoas mais velhas que somente estudando durante horas será possível passar nos exames. Mas a verdade é que conciliar estudos e vida social não é uma tarefa tão impossível quanto parece.

 

Como conciliar estudos e vida social?

 

A chave para muitos dos problemas que enfrentamos durante a faculdade está em duas palavras: responsabilidade e organização. Falaremos sobre isso depois, mas para adaptar estudos e vida social, é preciso buscar o equilíbrio. Estudar é importante, mas passar horas a fio estudando não é eficiente nem saudável.

Manter um bom balanço entre estudos e vida social é essencial para ultrapassarmos o difícil período da faculdade. Por isso, apresentaremos algumas dicas para buscar tal estabilidade.

 

1. Monte um cronograma de estudos

 

A chave para atravessar o período de estudos sem arrancar os cabelos é organização. Durante suas aulas, os professores provavelmente passarão uma quantidade enorme de textos e trabalhos.

É normal entrarmos em desespero e acharmos que tudo tem que se feito para ontem. É aí que o cronograma de estudos entra. Seus professores passarão datas finais para os trabalhos e textos. Assim, é importante anotá-las para saber o que exigirá mais dedicação e quando você deverá se concentrar mais nos estudos.

No entanto, não é necessário nem saudável tentar ler todos os textos e fazer todos os trabalhos já no primeiro instante. Tendo essa consciência, será fácil decidir, semanalmente, quanto estudar e qual matéria se dedicar com mais afinco. Dessa forma, é possível equilibrar estudos e vida social com mais facilidade.

 

2. Aproveite o momento

 

Defina uma quantidade de horas por dia que você deseja se dedicar aos estudos e cumpra esses horários. Assim, quando estiver estudando, foque no que estiver fazendo e, quando estiver com os amigos e família, não pense em assuntos relacionados aos estudos.

Muitas pessoas tentam ter balanço entre estudos e vida social. Porém, quando sentam para estudar, passam metade do tempo falando com os amigos em redes sociais e, quando saem com os amigos, se preocupam com os estudos.

A chave para resolver esse problema é focar na tarefa feita naquele momento e valorizá-la. Quando estiver na biblioteca estudando, desligue o celular ou coloque-o no mudo. Quando estiver com os amigos, não fique consultando seu cronograma de estudos e se preocupando com o que você ainda terá que fazer naquela semana.

Esse tipo de atitude é uma dos principais responsáveis pelo aumento de casos de ansiedade, principalmente entre os universitários. Dedique-se aos momento nos estudos e vida social. Mais vale duas horas estudando focado do que oito horas mal estudadas.

 

3. Estabeleça prioridades

 

Provavelmente, após seu primeiro semestre, você perceberá que seus professores passarão uma carga de estudos e tarefas muito maior do que o que será de fato exigido para a prova ou trabalho final.

É normal que isso aconteça. Isso porque os professores necessitam abranger uma enorme variedade de assuntos durante o semestre. Entretanto, cabe ao aluno filtrar o que será ou não prioridade de acordo com sua intenção.

Faça uma lista de prioridades focada nas suas intenções com seu curso e dê maior atenção àquilo que será importante para que você atinja seus objetivos. Desse modo, você conseguirá ganhar mais tempo e equilibrar estudos e vida social de forma mais eficiente, sem se preocupar em tentar abraçar o mundo com as duas mãos.

 

4. Tenha um hobby criativo

 

Estudar é importante, mas relaxar é tão importante quanto. Dedicar-se a algo que te faz bem é necessário para a saúde mental. Quando fazemos algo que gostamos, relaxamos nossa mente e nos tornamos menos estressados. E não é preciso reforçar o quanto o equilíbrio entre estudos e vida social depende do nosso nível de estresse, certo?

Tocar um instrumento, aprender uma língua nova, escrever ou ler um livro são exemplos de atividades que nos ajudarão a relaxar e, ao mesmo tempo, manter ativa a parte do cérebro relacionada à criatividade.

Por exemplo, se você não sabe inglês, que tal começar um curso? Não somente será um auxílio na sua graduação (considerando que muitos dos conteúdos acadêmicos existentes são produzidos em inglês) como será interessante para se divertir.

Sabemos que essa ideia pode parecer um pouco estranha, porque afinal, se o foco é conciliar estudos e vida social, por que sugeriríamos estudar mais?

Entretanto, o aprendizado de um instrumento novo ou uma língua nova pode ser mais dinâmico e interessante como forma de entretenimento do que parece. Isso porque se tratar de uma forma ativa de aprendizado. Além disso, será possível se comunicar com pessoas novas e fazer novos amigos.

 

5. Incorpore tecnologia nos estudos

 

Ler é importante, e isso é um fato. No entanto, não podemos desprezar a importância da tecnologia no aprendizado. Uma rápida busca em sites como Youtube ou Netflix poderá resultar em um rico material para estudos.

Busque formas diferentes e inovadoras de absorver o conteúdo e combine dias da semana para fazer um grupo de estudos com seus colegas de classe. Sabe o ditado que diz que duas cabeças pensam melhor do que uma? Juntos, vocês poderão se auxiliar e conversar sobre a matéria, incorporando estudos e vida social em uma coisa só e tornando a aprendizagem menos solitária.

 

6. Faça do lazer uma forma de estudo

 

Essa dica é complementar a dica acima. Podemos aprender muito ao assistir filmes, indo ao teatro ou visitando museus. Esse tipo de aprendizagem ativa é uma forma interessante de fixar o conteúdo relacionado à matéria.

Combine saídas com seus amigos para conhecer lugares que tratem da matéria que é necessária estudar. Veja como estudos e vida social podem estar integrados de uma forma divertida e interessante!

Temos a mania de pensar que lazer e estudo tem que ser excludentes, mas isso não necessariamente deve ser verdadeiro.

 

7. Mantenha a mente positiva

 

Já reforçamos a importância de manter o nível de estresse baixo. Mas esse é um item tão essencial para quem deseja atingir o equilíbrio entre estudos e vida social que achamos necessário colocá-lo em forma de tópico.

Dedique um tempo para você e para aqueles que ama. Não negligencie a importância da saúde mental e cuide de sua alimentação. Sempre que sentir que está faltando balanço entre estudos e vida social, tire um tempo de seu dia para se reorganizar. Dessa forma, verifique como será possível alcançar novamente esse equilíbrio.

 

Concluindo: dá para equilibrar!

 

Com frequência achamos que estudos e vida social são duas palavras que se repelem. Porém, na verdade, é possível ir bem na faculdade sem ter que se despedir da família, dos amigos e de toda a diversão.

A chave para conseguir esse equilíbrio está em organizar-se e dedicar-se ao momento, procurando eliminar as preocupações e evitar pensar demais, para não correr o risco de ficar ansioso.

Todos temos 24 horas no nosso dia. A forma como nos organizamos e dividimos nosso tempo durante essas 24 horas será determinante para obtermos sucesso naquilo que desejamos. Lembre-se sempre que o tempo é o mesmo para todos, o que muda é a forma como o utilizamos. Utilize seu tempo com sabedoria.

Evite distrações quando estiver estudando e você não sentirá a necessidade de recompensar estudando ainda mais. Aproveite o tempo que você passa com seus amigos e família e você não sentirá que tudo o que faz na vida é estudar.

É importante também contar com o apoio daqueles que amamos. Informe seus familiares e amigos de seus planos e peça a colaboração deles para não te atrapalharem nos momentos em que estiver estudando.

Obedeça seu cronograma de estudos e dedique-se aos seus objetivos e você verá como o equilíbrio entre estudos e vida social será muito mais fácil de ser atingido. Bons estudos e boa diversão!

Quer saber outras dicas de estudo? CLICA AQUI!

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 24/01/2020
30 phrasal verbs mais comuns em inglês e seus significados

Conheça alguns dos phrasal verbs mais comuns e saiba como usá-los corretamente.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 17/01/2020
Dicas para melhorar o inglês no ambiente de trabalho

Conheça várias maneiras de estudar inglês e aprimorar seu dia a dia no ambiente de trabalho. Isso pode mudar seu salário!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 10/01/2020
9 filmes de drama clássicos para o final de semana

Venha descobrir quais são os melhores filmes de drama clássicos que vão fazer do seu final de semana uma aventura emocionante!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 03/01/2020
Diferença entre whole e hole para nunca mais errar

Você sabe a diferença entre as palavras whole e hole? Vive confundindo as duas? Tire suas dúvidas e nunca mais erre no uso!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 27/12/2019
13 aplicativos para você organizar a rotina de estudos

A tecnologia pode te ajudar! Conheça alguns aplicativos que podem ajudar das mais diversas formas na sua rotina de estudos e organização.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/12/2019
7 dicas para conciliar os estudos e vida social

Sente que está difícil atingir o equilíbrio entre estudos e vida social? Siga nossas dicas e você verá que essa tarefa é mais fácil do que parece.