5 atitudes que revelam um professor de sucesso

Ser um professor de sucesso envolve mais aspectos do que simplesmente ter conhecimento. Mas é possível desenvolver boas práticas de docência. Confira!

  • 10/06/2019
  • Por: BSL Idiomas

Se você chegou até aqui, você está no caminho certo em busca de informação e conhecimento para se tornar um professor de sucesso. Provavelmente você acredita no poder da educação e sabe a diferença que um professor pode desempenhar na vida de um estudante. Entretanto, ainda tem dúvidas de como investir em sua carreira e quais ferramentas utilizar para alcançar resultados com seus alunos.

 

Um professor de sucesso é inovador – Yes, you can!

Antes de tudo, a primeira atitude de um professor de sucesso é agir com inovação. Assim, professores criativos podem transmitir conhecimento de maneira interessante e eficaz. Ensinar promovendo a inovação proporciona o desenvolvimento da auto-expressão criativa dos alunos.

Um professor que interage durante as aulas cria um vínculo e ajuda os alunos a desenvolverem suas habilidades de comunicação. Nesse sentido, existem várias atividades que podem ser propostas com o objetivo de promover a interação como debates, simulações, apresentações e seminários. O importante é envolver os alunos no processo de criação das atividades.

Veja abaixo como desenvolver habilidades e se destacar na docência e se tornar um professor de sucesso:

 

1. Pensamento independente

Mais um vez, as atitudes de um professor de sucesso devem incentivar o pensamento independente de seus alunos. A forma como um professor transmite conhecimento é muito importante. Entretanto, o sucesso escolar está diretamente ligado com a capacidade dos alunos de construírem o pensamento de forma independente, é claro que esse desenvolvimento dever ser embasado por conhecimentos que envolvem os contexto históricos, econômicos, sociais e entre outro dos assuntos apresentados.

Os professores podem ajudar seus alunos a desenvolver o pensamento autônomo incentivando-os a refletir em torno dos próprios produtos culturais utilizados como material nas aulas. Isso porque é muito mais fácil envolver os alunos em assuntos que façam parte do dia a dia deles. Para engajar seus alunos proponha tarefas de aprendizado que envolvam música, filmes, séries e notícias que faça parte da rotina dos seus alunos.

Certamente desenvolver a interdependência é essencial para um professor que deseja construir uma carreira de sucesso. Então guiar os alunos do estágio dependente para o estágio independente e depois para o estágio interdependente é muito importante. O homem é um animal social e o relacionamento interpessoal é a chave para o sucesso no mundo. Para começar, preste atenção na sua linguagem e adote uma positiva e clara que incentive os seus alunos a fazer o mesmo.

 

2. Seja simples e relevante

Uma grande parte do trabalho de um professor é proporcionar aos alunos a oportunidade de se sentirem mais à vontade usando o inglês. Então, em vez de sobrecarregar seus alunos com listas de vocabulário e temas complexos, tente manter o foco da sua aula o mais simples possível. Que tal falar sobre coisas que acontecem na rotina dos seus alunos? Que tal usar exemplos cotidianos para encorajar seus alunos a aprenderem novos vocabulários? A linguagem inventiva é geralmente mais natural do que aprender estruturas de sentenças rígidas.

Sem dúvida, é certo que esse é um equilíbrio difícil de ser atingido. Não deve ser uma surpresa para você que seus alunos adoram falar sobre seus filmes, atores e músicos favoritos. E você pode e deve usar isso a favor da sua aula.  Portanto, é importante capacitá-los com um inglês que seja relevante para os interesses deles.

Por exemplo, você pode mostrar notícias sobre o Brasil no exterior. E, sem seguida, iniciar um debate sobre a influência que o país tem e recebe ao tratar das agendas internacionais.

Também é possível pedir que seus alunos apresentem sobre sua própria cidade dentro do contexto da aula. É possível falar das influências históricas, culturais, geográficas, econômicas e sociais. Assim, se você quer explorar o ensino de uma língua estrangeira, porque não pedir que seus alunos apresentem alguns desses fatores em inglês, por exemplo? Você verá como seus alunos se sentirão motivados para falar de assuntos que estão relacionados com o dia a dia deles.

 

3. Conceitos gramaticais ensinados de forma criativa

Gramática não pode ser ensinada como uma atividade autônoma. Aliás, os alunos começam a entender conceitos gramaticais e começam a aplicar em sua própria escrita, quando começam a ler com a mente de um escritor. Regras e técnicas de pontuação podem ser extraídas de textos. Em particular, o ideal é que primeiro se trabalhe a imersão no conteúdo e depois que os alunos já tenham uma boa compreensão sobre o assunto a gramática seja inserida. Explore e integre as regras gramaticais de forma criativa a aprendizagem de seus alunos. E, lembre-se que compreensão sempre deve vir antes de produção.

 

O mais importante para ser um professor de sucesso…

É ter respeito por seus alunos e suas crenças, valores e culturas. Portanto, a comunicação é muito mais do que dominar os conhecimentos sobre uma determinada área de estudo.

Ou seja, se você deseja ser um professor de sucesso,  a promoção da cultura e uma comunicação eficiente devem andar de mãos dadas. Além disso, conhecer e respeitar seus alunos é tão importante quanto seguir o plano de estudos.

Todo professor pode tornar-se um grande educador. Portanto, ter em mente as diferentes necessidades e saber como lidar com as emoções de nossos alunos ajuda muito na criação de uma sala de aula em que os alunos não apenas aprendem, mas são transformados.

Quer aprender na prática a ser um professor de sucesso? A BSL tem uma proposta para você! Clique AQUI para saber mais.

Posts Relacionados

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 23/08/2019
O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 16/08/2019
Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/08/2019
Expressões em Inglês: To set Goals para profissionais

Você está familiarizado com as principais expressões em Inglês usadas no mundo corporativo? Conheça uma delas e aprenda como ela é utilizada!

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 02/08/2019
Os 7 erros mais comuns em viagens internacionais de trabalho

Veja quais os erros mais cometidos por brasileiros nas viagens internacionais de trabalho e saiba como evitá-los.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 26/07/2019
11 profissões em alta no ano de 2019

Saiba quais são as profissões em alta e como elas podem garantir seu sucesso profissional.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/07/2019
Descubra como aprender Inglês de forma rápida e fácil!

Será que você consegue praticar inglês sozinho? Confira aqui algumas dicas para aprender Inglês de modo rápido e fácil e fique fluente no idioma!