13 aplicativos para você organizar a rotina de estudos

A tecnologia pode te ajudar! Conheça alguns aplicativos que podem ajudar das mais diversas formas na sua rotina de estudos e organização.

  • 27/12/2019
  • Por: BSL Idiomas

Manter uma rotina de estudos organizada e produtiva é uma tarefa que exige muita motivação, comprometimento e disciplina. Seja você um estudante, com certeza achará bem-vinda qualquer ferramenta que ajude nessa empreitada. Porém, felizmente, em tempos de conectividade e inovação, a tecnologia está a seu favor.

Hoje existem os mais diversos tipos de aplicativos para auxiliar nessa organização. Dessa forma, eles podem ajudar você a controlar suas sessões de estudo, sistematizar calendário, disponibilizar conteúdo, facilitar trabalhos em grupo e muito mais. Conheça alguns aplicativos que podem contribuir para a sua rotina de estudos.

 

1. Productivity Challenge Times

 

Nos anos 1980, o italiano Francesco Cirillo criou uma técnica de gestão de tempo e a batizou como referência ao cronômetro de cozinha em forma de tomate que ele usava. Assim, a técnica pomodoro (que significa tomate em italiano) consiste em dividir o tempo em blocos de trabalho ininterrupto intercalados por breves intervalos.

O aplicativo Productivity Challenge Timer tem como base essa técnica. Ele nada mais é do que um temporizador para ajudar você a ter mais foco, produzir mais e perder menos tempo – seja no trabalho ou nos estudos. No app você pode definir a duração das seções de trabalho e das pausas, notificações e outros detalhes para gerenciar seu tempo da melhor forma. Além disso, ele permite que você acompanhe seus hábitos para saber, por exemplo, em que dia da semana ou horário do dia você produz melhor.

Porém, o app está disponível somente em inglês, o que pode ser mais um ponto positivo se você precisa de um empurrãozinho para aprender a se virar na língua do tio Sam.

 

2. My study life

 

My study life é um planner virtual para alunos e professores, ideal para organizar sua rotina de estudos. Por meio do app é possível montar um calendário com as suas aulas, trabalhos e provas, configurar notificações, entre outras tarefas. Inclusive, as informações ficam disponíveis na nuvem, para que você possa acessar seus dados de qualquer dispositivo. Porém, é mais um aplicativo disponível só em inglês, para incentivar você a ficar craque na língua!

 

3. Aprovado

 

Este aplicativo pode ajudar quem está se preparando para o Enem, vestibular, concurso público, prova da OAB, certificações e muitos outros. No Aprovado você registra seus estudos de forma automática, com a ajuda do cronômetro, ou manual, lançando depois de terminar. Também é possível configurar alarmes, consultar seu histórico de estudos, gerar gráficos e relatórios para saber quais conteúdos você precisa estudar mais e até mesmo compartilhar seu desempenho nas redes sociais.

O aplicativo pode ser usado no celular, tablet ou no computador, pela versão web. Inclusive, você não precisa estar sempre online para estudar. É possível usar o app offline e depois sincronizar as informações para acessar sua conta de qualquer dispositivo.

 

4. Semper

 

E se, toda vez que você fosse desbloquear seu celular, precisasse responder uma questão? É isso que o Semper faz. Ele configura seu telefone para fazer uma pergunta sobre matemática, uma língua estrangeira ou conhecimentos gerais. Isso porque o aplicativo utiliza a técnica de microaprendizagem, na qual o aprendizado se dá por meio de pequenas unidades ao longo do dia. Assim, essa é uma maneira diferente de inserir exercícios na sua rotina de estudos, fazendo com que você fixe o conteúdo sem nem perceber.

 

5. Evernote

 

O Evernote talvez seja o mais conhecido aplicativo de organização, usado para estudos, trabalho e dia a dia. Ele permite escrever suas anotações, acompanhar tarefas e salvar qualquer coisa que você encontre online. Inclusive, dentro da sua rotina de estudos, você pode colocar lá, por exemplo, as datas de provas, anotações sobre o conteúdo, anexar documentos e salvar links de referência para trabalhos. Assim, dá até para digitalizar as anotações do caderno do colega sobre aquela aula que você perdeu.

O aplicativo, que também tem versão web para computador, sincroniza todos os seus dispositivos e permite compartilhar informações. Portanto, isso pode ser uma mão na roda para fazer trabalhos em grupo.

 

6. Passei direto

 

O Passei direto disponibiliza resumos, apresentações, mapas mentais, vídeos, anotações e exercícios resolvidos para quem estudando. Pode ser usado no celular, tablet ou no computador, pela versão para web. É possível criar listas e salvar arquivos para usar offline. Ótimo para quem quer aproveitar aquele tempinho no ônibus, na fila do banco ou na sala de espera do médico para estudar um pouco. Você também pode compartilhar seus arquivos para ajudar outros estudantes.

 

7. TED

 

Na maior parte das situações, hoje em dia, estudar deve ir além de saber o que está nos livros. Assim, também é essencial entender sobre temas atuais, saber das novidades do mundo acadêmico, empresarial e muito mais. Por isso, que tal incluir vídeos na sua rotina de estudos? O aplicativo TED, com mais de 2 mil palestras, é uma ótima maneira de você se manter por dentro das discussões mais inovadoras e expandir seus horizontes. No aplicativo, é possível escolher as palestras por assunto, baixar o vídeo ou áudio para ouvir offline, salvar palestras para assistir mais tarde, entre outras funcionalidades.

 

8. Brain Focus Productivity Times

 

Este é outro aplicativo que pode ajudar você a manter a disciplina na sua rotina de estudos usando o método Pomodoro. Além de permitir que você defina o tempo das sessões de trabalho e das pausas, ele desabilita o wi-fi e os sons do celular quando você deve estar produzindo ou estudando. Assim, evita distrações com redes sociais e outras notificações do celular durante esse período. Isso promete diminuir as interferências externas e, assim, fazer com que você mantenha o foco e aumente a produtividade. Aliás, diferentemente do Productivity Challenge Timer, o Brain Focus Productivity Timer tem versão em português.

 

9. Trello

 

O Trello é um aplicativo de gestão de projetos, que funciona como um grande mural no qual você vai colando post-its com tarefas e movimentando eles conforme o trabalho vai avançando. Além de criar cartões com check-lists e tarefas com datas e objetivos, você pode compartilhar o quadro correspondente a determinados projetos e atribuir tarefas a outra pessoa. Assim você cria um espaço colaborativo, ideal para trabalhos em grupo e grupos de estudo. Dessa forma, o Trello permite, ainda, que você anexe arquivos do Google Drive e do Dropbox. O app também pode ser usado na versão web, no seu computador.

 

10. Partiu revisar

 

Uma importante parte da rotina de estudos, que nem sempre é devidamente valorizada, é a revisão. Por isso, o aplicativo Partiu Revisar se propõe a ajudar a sistematizar essa tarefa. Nele você pode agendar revisões na frequência que quiser para reforçar seu aprendizado nos estudos. O aplicativo foi desenvolvido com base na teoria da “curva do esquecimento”, criada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Essa teoria diz que, depois de longos períodos de aprendizado, nossa capacidade de assimilar novos conteúdos diminui exponencialmente. Por isso, revisões periódicas ajudam a fixar cada vez mais as informações.

 

11. Mendeley

 

O Mendeley é uma ferramenta ideal para gerenciar referências, otimizando a rotina de estudantes, pesquisadores e acadêmicos. Isso porque o aplicativo permite fazer anotações e destaques em PDFs, buscar conteúdos específicos na sua biblioteca e baixar ou remover arquivos. O app também salva o progresso de leitura, para que você não se perca entre tantas referências estudadas. Além disso, os arquivos são salvos na nuvem, portanto podem ser usados em qualquer dispositivo, inclusive no seu computador. Para começar a usar, basta criar uma conta no site do app.

 

12. Alarmy

 

Quem nunca perdeu a hora para uma aula ou deixou de estudar para dormir um pouquinho mais pela manhã? O Alarmy é um despertador que não vai deixar isso acontecer para não atrasar a programação da sua rotina de estudos. O aplicativo tem algumas opções de configuração inusitadas que não vão permitir que você durma nem aqueles cinco minutinhos a mais, como: o alarme só desligar quando você tirar uma foto de um cômodo específico da casa e depois de chacoalhar bastante o celular ou resolver um problema de matemática.

Agora é com você: organize sua rotina de estudos!

Gostou das nossas sugestões de aplicativos para ajudar a otimizar a sua rotina de estudos? Então experimente alguns deles e turbine os seus resultados!

Posts Relacionados

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 24/01/2020
30 phrasal verbs mais comuns em inglês e seus significados

Conheça alguns dos phrasal verbs mais comuns e saiba como usá-los corretamente.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 17/01/2020
Dicas para melhorar o inglês no ambiente de trabalho

Conheça várias maneiras de estudar inglês e aprimorar seu dia a dia no ambiente de trabalho. Isso pode mudar seu salário!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 10/01/2020
9 filmes de drama clássicos para o final de semana

Venha descobrir quais são os melhores filmes de drama clássicos que vão fazer do seu final de semana uma aventura emocionante!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 03/01/2020
Diferença entre whole e hole para nunca mais errar

Você sabe a diferença entre as palavras whole e hole? Vive confundindo as duas? Tire suas dúvidas e nunca mais erre no uso!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 27/12/2019
13 aplicativos para você organizar a rotina de estudos

A tecnologia pode te ajudar! Conheça alguns aplicativos que podem ajudar das mais diversas formas na sua rotina de estudos e organização.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/12/2019
7 dicas para conciliar os estudos e vida social

Sente que está difícil atingir o equilíbrio entre estudos e vida social? Siga nossas dicas e você verá que essa tarefa é mais fácil do que parece.