11 profissões em alta no ano de 2019

Saiba quais são as profissões em alta e como elas podem garantir seu sucesso profissional.

  • 26/07/2019
  • Por: BSL Idiomas

O mercado de trabalho está sofrendo profundas modificações por conta do avanço das novas tecnologias. Elas criam, então, empregos enquanto outros desaparecem. Nesse contexto, é essencial que você saiba quais são as profissões em alta e quais continuarão sendo valorizadas no futuro.

Essa informação é preciosa. Ela te ajuda a não fazer investimento em uma área em que a oferta de empregos não seja atraente.

Neste artigo você encontrará as profissões em alta em 2019 que podem ser promissoras para o seu futuro profissional. Confira!

 

11 Profissões em alta

Quando você for escolher uma das profissões em alta no mercado, deve avaliar dois aspectos:

Em primeiro lugar: refletir se aquela profissão está alinhada com sua personalidade. Você gostará de exercer as atividades relacionadas à área de atuação?

Em segundo lugar: avaliar as chances de obter um emprego e o retorno financeiro que você obterá com aquela formação. Escolhendo uma das profissões que estarão valorizadas nos próximos anos, você aumenta suas chances de ser um profissional bem-sucedido.

Veja quais são elas.

 

Tecnologia da Informação

 

A área de TI costuma ser uma das menos afetadas pelas crises econômicas ao passo que é considerada estratégica. Além disso, influencia na eficiência e produtividade das empresas.

Imagem de uma mulher trabalhando em frente à um computador

Dessa forma, essa tendência vem sendo reforçada pelo aumento do uso da tecnologia pelas empresas em diversas áreas, como realidade virtual, análise de dados, inteligência artificial, entre outros.

Com isso, cresce a busca por profissionais cada vez mais especializados. Vamos citar alguns exemplos:

  • Analista de segurança da informação: A segurança dos dados é uma preocupação frequente das empresas. Dessa forma, estão adotando data centers e soluções em nuvem para armazenar grandes volumes de informação. Daí a necessidade de profissionais que monitorem e controlem esses processos;
  • Programador Mobile: O avanço da tecnologia para celulares criou uma demanda cada vez maior por esse profissional. Sendo assim, ele deve ser especializado em linguagens mobile para as principais plataformas do mercado (iOS e Android);
  • Cientista de dados: Uma das maiores consequências do avanço da tecnologia foi o amplo acesso e compartilhamento de informações. Por isso, as empresas precisam processar um volume e uma variedade de informações jamais vistos. Isso faz com que as empresas busquem profissionais que tenham visão de negócios combinada ao conhecimento estatístico e que dominem ferramentas de Big Data.

 

Relações Internacionais

 

A globalização e internacionalização dos mercados ocorridas nos últimos anos levaram a uma intensificação do comércio internacional. Por conseguinte, veio a valorização da carreira de Relações Internacionais (RI).

Imagem de um homem em uma reunião de trabalho

O profissional formado em RI visa otimizar as relações entre empresas, órgãos governamentais e entidades internacionais em diferentes países e culturas.

Dessa forma, empresas que buscam ampliar seu mercado externo contratam esses profissionais a fim de auxiliar em questões comerciais, culturais e diplomáticas.

É essencial que o profissional tenha fluência, no mínimo, em inglês, devido ao contato constante com diferentes países. Inclusive, em algumas instituições, as aulas do curso de formação são ministradas na língua inglesa, sendo necessário que o aluno já comece o curso tendo domínio do idioma.

 

Comércio exterior

 

O profissional em Comércio Exterior é contratado para viabilizar transações comerciais entre empresas ou órgãos governamentais com outros países.

Imagem de dois homens apertando as mãos, como se estivessem acaba de fechar negócio

Desse modo, sua atuação abrange estudar os mercados, avaliar custos e analisar contratos. Além disso, promove o marketing dos produtos e negocia o transporte das mercadorias.

Algumas vezes este profissional pode ser confundido com o de RI. Porém, enquanto este atua mais na parte estratégica e de planejamento, o profissional de Comércio Exterior cuida dos trâmites operacionais.

Uma semelhança com a área de RI é a necessidade de fluência em outros idiomas, principalmente o inglês.

 

Marketing

 

Apesar do marketing ser uma carreira antiga, a transformação digital vêm tornando os profissionais dessa área cada vez mais necessários para as empresas.

Imagem de um escritório com vários trabalhadores felizes

O profissional de marketing atua no planejamento dos produtos, seu preço, distribuição no mercado, logística e divulgação. É responsável por ações que fortaleçam a marca da organização e façam com que a experiência do consumidor seja mais satisfatória.

A popularização da internet contribuiu para a sua valorização, já que sistemas de e-commerce e vendas online estão crescendo velozmente. Por isso, o profissional pode se especializar em marketing digital, por exemplo, valorizando ainda mais seu passe.

Veja dois exemplos de profissões em alta dentro desta área:

  • Analista de Mídias Digitais: Profissional que domina as plataformas das principais redes sociais e suas ferramentas para realizar a gestão da marca e comunicação da empresa. Também é responsável pela atração, engajamento e relacionamento com os clientes nas redes sociais. Este profissional vem sendo cada vez mais procurado devido ao aumento das compras de produtos e serviços pelas mídias digitais;
  • Gerente de Transformação Digital: Lidera todas as iniciativas de transformação digital e inovação das empresas. Sendo assim, é responsável pela implementação de processos de mudanças digitais nas empresas. Além disso, traz novas ferramentas e agrega conhecimento para a modernização do setor nas organizações;

O inglês fluente é extremamente importante para estes profissionais estarem antenados às tendências da área no exterior. Isso porque, grande parte do que surge, principalmente nos Estados Unidos, acaba sendo implementado no nosso mercado.

 

Logística

 

O profissional de logística é considerado altamente estratégico dentro das empresas. Afinal, ele responde pela inteligência operacional e processual da organização. Além disso, cuida de itens como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos.

Imagem de uma mulher estudando em frente à um computador e fazendo anotações.

Algumas profissões em alta nesta área:

  • Comprador: Profissional que entende e domina toda a rotina de compras dentro da empresa. Por isso, precisa possuir um perfil negociador e capacidade de comunicação, a fim de para trazer bom relacionamento com fornecedores e clientes internos. É uma profissão que vem ganhando importância estratégica para o resultado das empresas, especialmente em períodos de crise. Dessa forma, companhias buscam profissionais para prover a implementação de novas ferramentas e mudança de processos, além da criação de novos indicadores de desempenho.
  • Diretor de Supply Chain: Profissional responsável pelo planejamento do setor logístico da empresa. Ele abrange transporte, aquisição e armazenagem de matérias-primas, máquinas, materiais e serviços em geral. O diretor de supply chain precisa, entre ouras coisas, aprimorar a gestão de estoques, reduzindo custos associados à área. Além disso, é necessário, além da graduação em Logística, cursar MBAs e outras especializações. Dominar línguas estrangeiras, como espanhol e inglês, também é importante.

 

Secretária executiva bilíngue

 

Profissional que atende as demandas operacionais e estratégicas de executivos de média e alta gerência, garantindo o fluxo de trabalho de toda a diretoria.

Imagem de uma mulher com uma agenda na mão, pensando em alguma coisa.

Também coordena o time de serviços da empresa, abrangendo profissionais de recepção, copa, limpeza e facilities.

É uma profissional com maior refinamento comportamental e técnico. Além disso, tem capacidade para lidar com pressão por conta das responsabilidades dos executivos.

 

Recursos Humanos

 

A área de RH é outra das profissões em alta. Por isso, passa por diversos desafios devido à crescente pressão por aumento de produtividade em contraste com a redução e custos.

Imagem de duas pessoas sentadas conversando sobre trabalho

Neste contexto, as empresas buscam cada vez mais profissionais capazes de administrar as necessidades dos colaboradores e recrutar e reter talentos. As profissões em alta no mercado de trabalho são:

  • Analista de Desenvolvimento Humano Organizacional: Estrutura a avaliação de desempenho por competências. Além disso, faz o mapeamento de profissionais de alta performance e de posições-chave para crescimento da companhia;
  • Business Partner: Profissional responsável por desenvolver as melhores estratégias de recursos humanos para agregar valor ao negócio. Ele também define os padrões de cultura e valores organizacionais. Deve possuir muita experiência na posição, visão de negócio, foco em resultado e liderança de equipe;
  • Gerente de Remuneração e Benefícios: O profissional de remuneração e benefícios vem ganhando destaque, pois as empresas precisam potencializar recursos e manter o foco no controle de gastos. Para isso, este profissional precisa possuir perfil analítico e voltado para resultados, contribuindo para manutenção da satisfação e motivação dos colaboradores. Também realiza estudos internos e pesquisas de tendências de mercado, recomendando ações e procedimentos na área de remuneração e benefícios, observando as políticas e diretrizes da empresa nessa área.

 

Conclusão

 

As profissões em alta, listadas neste artigo serão cada vez mais valorizadas nos próximos anos e trarão ótimas perspectivas para o seu futuro profissional.

Independente da sua área de atuação, as empresas estão buscando profissionais com visão estratégica e capacidade de execução para voltar a crescer e expandir suas atividades.

Para se destacar em uma das profissões em alta no mercado você deve ser capaz de apresentar resultados além dos esperados, assim como ideias que façam a diferença para a organização.

Com tantas profissões crescendo, você vai querer crescer também. Baixe o eBook 9 passos para uma carreira profissional de sucesso. É GRATUITO! Veja dicas que vão te ajudar a ter sucesso na sua carreira!

Posts Relacionados

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 23/08/2019
O que fazer para ter a profissão dos sonhos

Descubra o que você precisa fazer para encontrar a profissão dos sonhos e construir uma carreira cheia de realização e propósito.

Aula Show
  • Por: BSL Idiomas
  • 16/08/2019
Como melhorar o inglês com jogos

Engana-se quem pensa que aprender um idioma novo é chato. É possível estudar e aprimorar seu conhecimento de inglês com jogos!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 09/08/2019
Expressões em Inglês: To set Goals para profissionais

Você está familiarizado com as principais expressões em Inglês usadas no mundo corporativo? Conheça uma delas e aprenda como ela é utilizada!

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 02/08/2019
Os 7 erros mais comuns em viagens internacionais de trabalho

Veja quais os erros mais cometidos por brasileiros nas viagens internacionais de trabalho e saiba como evitá-los.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 26/07/2019
11 profissões em alta no ano de 2019

Saiba quais são as profissões em alta e como elas podem garantir seu sucesso profissional.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/07/2019
Descubra como aprender Inglês de forma rápida e fácil!

Será que você consegue praticar inglês sozinho? Confira aqui algumas dicas para aprender Inglês de modo rápido e fácil e fique fluente no idioma!