11 dicas de como aumentar o salário e ser valorizado no trabalho!

Descubra agora o que você pode fazer para aumentar o seu salário e se tornar mais valorizado pela empresa!

  • 21/01/2019
  • Por: BSL Idiomas

Mesmo aquelas pessoas que já ganham bem, sempre estão buscando alguma oportunidade para conseguir aumentar o salário. No entanto, conseguir esse objetivo pode ser bem desafiador, principalmente em um mercado sujeito às frequentes crises econômicas como o brasileiro.

Mesmo assim, existem algumas ações práticas que podem facilitar esse processo, fazendo com que a empresa valorize seu trabalho e dando condições para que você possa conseguir aumentar o salário.

Confia abaixo tudo o que você precisa fazer para conquistar esse objetivo!

 

11 dicas para aumentar o salário e ser valorizado na empresa

Simplesmente chegar para o seu chefe ou para o RH e pedir para aumentar o salário pode não ser muito efetivo.

Um caminho muito mais seguro é preparar o terreno, por meio de ações que mostrem a qualidade do seu trabalho e o seu valor para a empresa.

Veja o que é necessário fazer nesse sentido.

 

1 – Conheça o seu diferencial

A primeira dica para aumentar o salário é se conscientizar do seu diferencial. Todas as pessoas possuem pontos fortes e fracos que afetam seu desempenho e resultados. Você precisa entender quais são suas principais habilidades e como pode utilizá-las para aumentar os resultados que entrega.

O seu diferencial será um conjunto de características técnicas e comportamentais que permitem que o seu desempenho seja acima da média em determinadas atividades.

 

 

Tendo isto em mente, aqui vão alguns questionamentos importantes para ajudá-lo a identificar quais são essas características:

  • Quais são meus talentos naturais – planejamento, organização, networking, etc?
  • Por quais características ou atividades eu costumo ser elogiado, frequentemente?
  • Para que atividades as pessoas costumam pedir minha ajuda?

Ao responder essas perguntas você terá uma lista de características que chamam a atenção para você. Agora precisa usá-las para potencializar sua performance.

 

2 – Ame o seu trabalho

Você não conseguirá aumentar o salário se não amar o seu trabalho. Simplesmente porque se você não realizar suas atividades com paixão e brilho nos olhos, dificilmente conseguirá se destacar a ponto de merecer um aumento.

Além disso, sentir prazer no trabalho significa não ceder a fadiga, ao cansaço e ao estresse do dia a dia. Não significa que eles não aconteçam, apenas que eles não irão tirar a motivação para conquistar suas metas.

 

3 – Aprenda a fazer Marketing Pessoal

Se você é um profissional comprometido e competente, que entrega tudo no prazo e tem certeza que merece aumentar o salário, precisa saber mostrar isso para a empresa.

E o melhor caminho é fazer seu marketing pessoal.

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que você utiliza para realçar suas características profissionais e pessoais.

 

 

Essas estratégias levam a atitudes e comportamentos que criarão sua imagem pessoal e profissional, dando mais visibilidade às suas conquistas e resultados.

Muitas pessoas costumam confundir ações de marketing pessoal com arrogância. Você não deve confundir humildade com anonimato.

Saber como fazer marketing pessoal não significa inventar nada, mas sim deixar em evidência os aspectos mais relevantes sobre sua personalidade e o trabalho que desenvolve, independentemente de sua área de atuação.

 

4 – Gerencie suas emoções

Você gosta de trabalhar ao lado daquela pessoa que só reclama da vida, do chefe, da empresa? Ou gosta de conversar com aquele colega que, ao menor sinal de discordância, se irrita e começa a querer argumentar ‘no grito’?

Pois é, ninguém gosta. Pessoas que não conseguem gerenciar suas emoções dificilmente crescem dentro da empresa. Por isso, que a inteligência emocional vem sendo uma das competências mais valorizadas pelas empresas.

Afinal, é muito mais fácil capacitar tecnicamente um profissional do que mudar um mau comportamento arraigado.

A inteligência emocional é sua capacidade de identificar e gerenciar suas emoções de maneira produtiva, facilitando a comunicação, não se deixando levar pelo estresse e resolvendo os conflitos.

Essa competência contribui para criar um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e produtivo em resultados e ideias. Saber agir emocionalmente com inteligência fará com que você seja mais bem visto no ambiente de trabalho, facilitando sua ascensão profissional.

 

5 – Entregue sempre mais do que esperam

Essa é outra dica fundamental para conseguir aumentar o salário. Quando você é contratado, a empresa espera que você entregue determinados resultados.

Atualmente, a imensa maioria dos profissionais se contenta em fazer o que está determinado no seu contrato de trabalho. No entanto, as empresas valorizam aqueles que, diante de uma situação difícil, assumem a responsabilidade, agem pró-ativamente e fazem o que for preciso para resolver os problemas.

Quando você se esforça para entregar sempre mais do que esperam, começará a ser visto com outros olhos.

 

A confiança no seu trabalho aumentará e existem grandes chances de lhe darem novas responsabilidades. Sinal que estará no caminho certo para conquistar um aumento de salário.

Portanto, considere um problema ou um imprevisto como uma grande oportunidade de mostrar quem você é e o quanto está preparado para ajudar a organização.

 

6 – Leve a sério os feedbacks

Frequentemente, os motivos que levam a empresa a não aumentar o salário do profissional são mostrados nas reuniões de feedback.

No entanto, é necessário que você tenha a humildade necessária para ouvir o que seu gestor e, até mesmo, seus colegas, falam de você e do resultado do seu trabalho.

Sabendo ouvir por entre as críticas, conseguirá identificar os pontos de melhoria e se esforçar para obter melhores resultados.

 

7 – Seja um profissional comprometido com os valores da empresa

A maioria dos profissionais não considera este aspecto quando deseja aumentar o salário. No entanto, quando o profissional não consegue concordar ou se adaptar à cultura da empresa, sente-se incomodado. Logo, sua produtividade cai, prejudicando sua imagem dentro da empresa.

Ou seja, para que você se destaque, você precisa gostar de trabalhar na empresa.

Inclusive, seus sentimentos serão notados pelos seus superiores, influenciando na sua avaliação. O profissional que trabalha com prazer, possui um brilho nos olhos e uma energia contagiante. Por outro lado, os insatisfeitos fazem apenas o necessário, esperando ansiosamente o final de semana ou as férias.

 

8 – Invista no relacionamento interpessoal

Em qualquer empresa, aumentar o salário depende tanto do empenho pessoal como das suas relações com seus colegas de trabalho.

Desenvolver sua competência de relacionamento interpessoal é fundamental, não só para realizar um bom trabalho em equipe no dia a dia, mas também para ser lembrado como possível candidato a um aumento de salário.

 

 

Portanto, esteja disponível para ajudar quem precisar. E não espere ser solicitado. Ao notar algo que você pode fazer, adiante-se e faça. O reconhecimento e a gratidão de quem recebe uma ajuda desinteressada são sentimentos poderosos e levarão essa pessoa a ajudá-lo quando precisar.

Assim, você fortalece os vínculos com seus colegas e com seus superiores.

 

9 – Especialize-se

Cada vez mais as empresas buscam diminuir seus custos para se manterem competitivas no mercado. E isso faz com que busquem por profissionais já preparados e qualificados, para não precisar investir no seu treinamento.

Ao se preparar, antecipadamente, você se torna o melhor candidato possível a arcar com mais responsabilidades dentro da empresa. Isso abrirá caminho para um potencial aumento de salário.

Há diversas formas de se qualificar. Você pode investir em cursos presenciais, online, um MBA ou uma pós graduação.

 

10 – Fale inglês

Uma das maiores mudanças vividas pelo mercado é a globalização. Atualmente, os negócios feitos com empresas de outros países tornam-se cada vez mais comuns.

As organizações estão cada vez mais conectadas. Portanto, a necessidade de expansão e conquista de novos segmentos de mercados aumenta a cada dia.

Dessa forma, as empresas brasileiras procuram estabelecer relações com empresas estrangeiras. Isso faz aumentar a busca por profissionais que dominem o idioma.

Mesmo assim, ainda são raros os profissionais fluentes em inglês, o que pode ser uma oportunidade para você se destacar.

 

 

Mesmo que hoje sua empresa ainda não faça negócios com o exterior, caso essa oportunidade surja, os profissionais que dominam o inglês terão um diferencial estratégico.

Ao dominar o inglês você poderá interpretar textos, receber informações dos mercados internacionais, trocar experiências com profissionais de outros países… Além de outras coisas que impactarão diretamente no seu desempenho profissional e na valorizarão seu trabalho.

 

11 – Prepare-se para negociar com seu chefe

A empresa só vai consentir em aumentar o salário de um colaborador com base no que este funcionário representa em termos de resultados concretos.

Por isso, faça uma lista dos projetos que você participa e participou, identificando como contribuiu para melhorar o desempenho da empresa.

Você pode listar, por exemplo: percentual de aumento de vendas, lançamento de produtos, melhoria de processos, conquista de novos clientes, entre outras coisas.

Depois, faça uma pesquisa no mercado para saber o valor que estão pagando para profissionais com a mesma qualificação, que atuem em empresas de porte semelhante à sua.

Assim, quando for conversar com seu chefe, conseguirá ser objetivo quanto ao valor que espera de aumento, baseando-se no salário praticado no mercado.

E ainda poderá argumentar, mostrando os resultados que já alcançou dentro da empresa, mostrando, com dados concretos, o seu valor para a organização.

 

Agora, é só colocar em prática

Definitivamente, agora você já conhece o caminho para se destacar, levando a empresa a aumentar o salário que ganha. Colocando em prática as dicas que mostramos neste artigo, você conseguirá se valorizar e crescer profissionalmente.

 

Posts Relacionados

Intercâmbios e Viagens
  • Por: BSL Idiomas
  • 14/05/2019
Universidades norte-americanas: como estudar nelas?

Quer estudar em universidades norte-americanas? Vem com a gente e descubra tudo o que é preciso para chegar lá!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Diferencial competitivo: por que o inglês é um deles?

Saiba qual o diferencial competitivo que um bom currículo precisa ter e como o inglês pode valorizá-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Como melhorar o currículo profissional com um curso de inglês?

Com o aumento da competitividade no mercado do trabalho, tem se tornado essencial melhorar o currículo. Veja algumas formas de fazê-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/02/2019
Descubra os 6 principais motivos que te deixam inseguro no trabalho!

Conheça os 6 motivos que causam insegurança no trabalho e o que fazer para resolver este problema.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
8 melhores aplicativos e sites para você organizar filmes e séries!

Conheça 8 sites e aplicativos para organizar filmes e séries e nunca mais se perca nos episódios da sua maratona!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
Você viu as oportunidades de emprego no mercado? Vem ver!

Está procurando oportunidades de emprego? Descubra como saber inglês pode ajudá-lo nessa busca!